Carta branca das torcidas para estudo sobre unificação dos títulos nordestinos

Dossiê para a unificação dos títulos brasileiros, por Odir Cunha

Oficialmente, o futebol pernambucano tem três títulos regionais, todos conquistados pelo Sport, em 1968 (Torneio Norte-Nordeste), 1994 e 2000 (ambos pela Copa do Nordeste). Se depender da opinião das três principais torcidas do estado, a CBF pode encomendar um estudo para ratificar outros torneios regionais desde 1946, repetindo a atitude tomada em relação ao Campeonato Brasileiro, com a unificação dos títulos da Taça Brasil e Robertão de 1959 e 1970. O estudo produzido por Odir Cunha foi chancelado em 2010.

No âmbito nordestino, em vez de três títulos em doze torneios (25%), a representação pernambucana subiria para dez em trinta competições (33%).

O Leão da Ilha do Retiro somaria mais uma conquista na sua galeria, com a Copa Norte, a fase regional da Taça Brasil, de 1962. O Santa Cruz, por sua vez, poderia sacramentar o Torneio Hexagonal Norte-Nordeste de 1967 como o seu primeiro título oficial fora de Pernambuco.

Já o Náutico daria um salto incrível na lista de campeões, com cinco títulos, em 1952, 1965, 1966 (dois no mesmo ano) e 1967. Confira o levantamento do blog com os trinta regionais, entre oficiais e não oficiais, clicando aqui.

Você acha que a CBF deveria realizar um estudo para unificar os títulos regionais no Nordeste a partir de 1946?

SportSport – 808 votos
Sim – 63,98%, 517 votos
Não – 36,01%, 291 votos

NáuticoNáutico – 441 votos
Sim – 87,75%, 387 votos
Não – 12,24%, 54 votos

Santa CruzSanta Cruz – 368 votos
Sim – 81,79%, 301 votos
Não – 18,20%, 67 votos

14 Replies to “Carta branca das torcidas para estudo sobre unificação dos títulos nordestinos”

  1. Sport tem três? Como assim? Oficial só tem dois, então o Vitória tem cinco mesmo, você fala quatro, no caso o Náutico tem quatro.

  2. Na luta pela TETRA LANTERNA! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    CHUUUUUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!
    CAMPINENSES?!?!? QUE POHA DE TIME É ESSE?????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  3. Se essa notícia aumentasse o número de títulos do Sport mais que dos outros dois clubes da capital, viriam neste espaço um monte de idiotas dizer que a imprensa do estado é marrom e rubro-negra, como favorece os outros dois clubes, fica todo mundo calado. Parabéns pela matéria para mostrar aos que sofrem da “síndrome de vítima” que a imprensa cobre tudo! PST

  4. se for assim santa cruz tricampeão pq ainda tem a disputa de pernambuco em bahia e pernambuco e paraiba que foi torneio conquistado pelo santa ent deveria contar tbm já que estão contando as classificações q o naútico teve para disputar a taça brasil como campeonato ent devem levar em consideração isso tbm;

  5. É BONECAS DA ILHA DO MANGUE, SE UNIFICAR OS TITULOS O NÁUTICO VAI SER O QUE MAIS GANHOU EM PERNAMBUCO E O 2º DO NORDESTE SÓ ATRÁS DO BAHIA, E O SANTA CRUZ EM ?? COMO SEMPRE A TERCEIRA FORÇA DE PE.

  6. Esta enquete serve para mostrar as bonecas da ilha do mangue que o CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE tem mais títulos do Norte/Nordeste… e agora vão falar o que? saudações ALVIRRUBRAS… Na época de ouro do futebol Brasileiro o NÁUTICO representou muito bem o Estado de Pernambuco…

  7. Que babado fortérrimooooo!!! Esse meu Timba é um luxo mesmo, quero agora o sexto título. Aguardem o HEXA do Nordeste e morrammm de inveja do time mais luxuoso da região.

  8. Resumindo para os que não entenderam: o Náutico é o que tem mais taças (cinco) e títulos nordestinos !!! Por essa e outras e por ser da elite do futebol nacional é que sempre serei NÁUTICO !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*