Após longo hiato, corais voltam à Série B já dispostos a repetir 1992, 1999 e 2005

Acessos do Santa Cruz na Série B em 2005 (Santa Cruz 2x1 Portuguesa, em 1999 (Goiás 0x0 Santa Cruz) e 1992 (Santa Cruz 0x0 Remo). Fotos: Diario de Pernambuco/DP/D.A Press e Youtube/reprodução

Após seis temporadas, o Santa Cruz enfim retorna à Série B.

Em 2014, no seu centenário, o tricampeão estadual participará da segundona pela 16ª vez desde a implantação do sistema de acesso e descenso.

O Tricolor já esteve no segundo degrau do futebol nacional em 1989, 1990, 1991, 1992, 1994, 1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2007. Na antiga Taça de Prata, também jogou em 1982 e 1983.

Considerando, então, a mudança para as participações com critério técnico, em 1988, o clube coral tentará o acesso à elite pela quarta vez.

A pioneira classificação veio em 1992, quando foi semifinalista, perdendo os dois jogos contra o Paraná. Contudo, a vaga já estava assegurada desde a segunda fase, quando empatou em gols com o Remo, pois naquele ano nada menos que doze times subiram – mudança articulada para beneficiar o rebaixado Grêmio.

O esforço foi bem maior em 1999, com Tinho e os meninos de Nereu Pinheiro, e 2005, com a dupla Carlinhos Bala e Rosembrick. Foram dois quadrangulares duríssimos na etapa final. Contra Goiás, 0 x 0 no Serra Dourada, e Portuguesa, 2 x 1 no Arruda, os corais garantiram o vice-campeonato. Apenas dois ascendiam.

Relembrar o passado é um bom começo para a nova missão tricolor…

10 Replies to “Após longo hiato, corais voltam à Série B já dispostos a repetir 1992, 1999 e 2005”

  1. Pingback: As trilhas de Santa Cruz e Náutico na SegundonaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Cássio me tira uma dúvida. É verdade que sempre que o santinha jogou a primeira divisão, e que este campeonato previa o rebaixamento, o santinha sempre foi rebaixado??

  3. Isso, tricolores, o santa é muito grande mesmo. Vocês não fazem questão do título da C não, que nem fizeram na D né? Com 50 mil pessoas, para ver um vice da série D. O santa tá de parabéns pelo acesso, depois de hexa anos fora da B. Mas grandes vocês não são, até o náutico é maior.

  4. O santinha deveria estar nesse rol de campeões de torneios importantes. Vocês esquecem que ele é campeão do torneio internacional importantíssimo, tornando-se “fita azul”. Eu trocaria todos os títulos nacionais e regionais do Sport, em prol de ser fita azul.Que inveja.

  5. Eu,torcedor do Tupi,sofri também em certos momentos da partida,quando o Betim estava levando muito perigo aos Corais. Mas,com aquele gol do Caça-Rato, Ufa Ufa. Valeu!Parabéns ao Santa Cruz e seus torcedores. E,se Deus quiser,rumo à série A.
    Abraços a todos.Ozanan/Juiz de Fora-MG

  6. quero so ver,quando e que esses 2times pequenos,vao por uma estrela nacional no peito,pois o SPORT ja soma 03 estrelas,na sua couraça blindada.esse sim e time grande,e honra sua historia e pernambuco. o unico com 03 titulos nacionais,o legitimo representante do norte\nordeste do brasil,reconhecido honrosamente pela FIFA e CBF.

  7. Serie B 2014, onde os fracos nao terão vez!
    Nautico e Santa se revezando nos sabados da globo nordeste, podem fechar um contrato bem melhor que a maior parte dos times.
    Essa serie B vai pegar fogo, aguardo ancioso.

  8. Vica, coloca um time misto contra o Luverdense, por exemplo, os reservas e os garotos da base. Quem coloca estrela de Brasileirão que não seja da Série A na camisa é time pequeno. Vide o Sport. De resto, vai à praia, e a diretoria coloca metade do elenco de férias. A diretoria tem que fazer um planejamento de, no mínimo, 20 anos para o Santa Cruz, inclusive colocando em seu estatuto, para que nenhum aventureiro coloque o Santa Cruz de novo nesta situação. Abraço a maior torcida do Nordeste, a imensa nação tricolor!

  9. Para um time grande, ir para a B é uma vergonha; para um pequeno,é uma festa. E assim segue a vida…

  10. Seis anos de ostracismo
    Seis anos de sofrimento
    Sem o reconhecimento
    Sofrendo naquele abismo
    Diante do ineditismo
    Do que nos aconteceu
    Mas ninguém esmoreceu
    Mesmo estando lá no fundo
    Nós mostramos para o mundo
    Que o Santa não morreu.

    Nenhuma torcida faz
    O que a do Santa fez
    Torcendo com altivez
    E de modo contumaz
    A gente foi perspicaz
    Para jamais desistir
    E de tanto insistir
    O bônus veio pra gente
    E não há melhor presente
    Que ver o Santa subir.

    Em prol desse Tricolor
    Queremos no Centenário
    Dar-lhe nesse aniversário
    Mais ainda o nosso amor
    E lutar com destemor
    Pra que a Cobra Coral
    Tenha um ano triunfal
    Pra novamente subirmos
    Pra junto com ela irmos
    À elite nacional.

    Ivan Patriota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*