Os grandes clubes pernambucanos contam com dois perfis oficiais no facebook. Um do próprio time de fato e outro destinado às lojas licenciadas.
Os estabelecimentos oficiais de Santa, Sport e Náutico, localizadas no Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos, já contavam com sites exclusivos. Na maior rede social da web, no entanto, o produto oficial ganhou uma nova forma divulgação, através da interação contínua e de promoções diferenciadas.
Porém, a participação dos torcedores nesses perfis ainda é mínima. A página mais popular, a do tricolor, não tem nem 15% dos curtidores da página principal – os rivais não chegam a 4%. Ao todo, são 44.311 curtidores nas lojas, o que corresponde a apenas 6,6% dos 667.588 torcedores nas páginas dos times.
Nos três casos, o baixo índice se deve ao próprio trabalho dos clubes envolvidos, sem tanto engajamento nos perfis principais para as respectivas lojas, que formam um canal importante para a venda dos produtos licenciados.
Santa Cruz Store
24.931 curtidores
Participação da página do clube: 14,80% de 168.354
É a página mais atualizada, com uma cobertura diária até do desempenho do clube. Porém, essa cobertura é maior que a lista de postagens com produtos.
Espaço Sport
15.643 curtidores
Participação da página do clube: 3,95% de 395.254
É a mais desatualizada das três páginas. A impressão fica clara já na capa, com uma foto da equipe de 2010. É a única sem a opção de “avaliação” na página.
Timbushop
3.737 curtidores
Participação da página do clube: 3,59% de 103.980
Além da vitrine virtual, o perfil timbu costuma postar bastante produtos com descontos, abrindo espaço também para informar os resultados do time.
Muito boa a matéria. Parabéns!
Concordo com o comentário do “tricampeão”, o time de maior torcida do Norte,Nordeste e centro-oeste tinha que estar em primeiro lugar no facebook.
395.254 > 168.354
O time de maior torcida do Norte/Nordeste tinha que estar em primeiro lugar, também, no Facebook.