Um futebol jogado basicamente com as mãos.
Semelhante a uma guerra.
Atletas ou gladiadores?
Um esporte concentrado em um único país.
Uma audiência gigantesca.
Um jogo que pára a superpotência.
Um show de intervalo com as belas cheerleaders.
Esse é o Football dos Estados Unidos. Lá, o nosso “football” é, na verdade, o “soccer”, uma abreviação de “football association”, o nome oficial do esporte bretão.
A final do futebol americano, conhecida como Superbowl, é realizada em jogo único e disputada desde 1967, quando o Green Bay Packers venceu o Kansas City Chiefs por 35 x 10, em Los Angeles. Não existe nada que se compare a esse fenômeno de audiência televisiva nos EUA.
A 42ª final da história, disputada em 3 de fevereiro deste ano, foi vista no país por 97,5 milhões de telespectadores (1/3 da população). O tradicional New York Giants foi o campeão, ao derrotar o New England Patrios por 17 x 14, acabando com um jejum de 17 anos.
A temporada regular da temporada 2008/2009 (espécie de “turno”) está apenas na 4ª semana. No final do ano começam os playoffs (mata-mata).
O Superbowl XLIII acontecerá em 1º de fevereiro de 2009, na Flórida, no estádio do Tampa Bay Buccaneers. O show do intervalo desta partida costuma atrair os maiores astros da música internacional.
Para a próxima decisão já foi confirmada a presença Bruce Springsteen. Já estiveram na festa Rolling Stones, U2, Aerosmith, Paul McCartney, Michael Jackson…
Um dos maiores nomes da NFL ainda é o veterano quarterback (espécie de “meia”) Brett Favre, de 38 anos, que no último domingo lançou 6 vezes para o touchdown (o “gol” do esporte, que vale 6 pontos na partida). Ele ajudou o seu time, o New York Jets, a vencer o Arizona Cardinals por 56 x 35.
Esta foi a 257ª partida regular de Favre (foto ao lado), que brilhou no Green Bay Packers, onde foi campeão em 1997. Pode parecer pouco para um recordista, se comparado ao futebol, mas é porque lá não existem outras competições. E na liga nacional, o time campeão joga apenas 19 vezes.
Os maiores campeões da National Football League (NFL) são o San Francisco 49ers, o Pittsburgh Steelers e o Dallas Cowboys, com 5 troféus cada. Veja a lista completa das finais AQUI.
Você pode conferir os estádios da NFL clicando AQUI. Quase sempre com lotação esgotada.
Por um comercial de 30 segundos durante o Superbowl, empresas chegam a pagar R$ 5,2 milhões. Veja os comerciais exibidos na edição deste ano AQUI.
Fotos: site oficial da NFL