Superclássico argentino em Sergipe

Sociedade Boca Júnior Futebol Clube, de CristinápolisSociedade Esportiva River Plate, de CarmópolisAs cidades sergipanas de Cristinápolis e Carmópolis têm uma rivalidade fortíssima no futebol. Os dois times que representam os municípios disputam jogos com o mesmo peso do superclássico argentino entre Boca Juniors e River Plate.

Literalmente! Apesar de serem bem genéricos… 😯

O Sociedade Boca Júnior de Futebol Clube está sediado em Cristinápolis, de apenas 16 mil habitantes, no sul do estado, já na divisa com a Bahia.

O nome é assim mesmo: “Boca Júnior”, ao invés do tradicional Boca Juniors, atual campeão argentino. O time sergipano abriu mão do popular azul e amarelo, trocando o amarelo pelo branco. As maiores conquista do clube – fundado em 1993 – são os 2 títulos estaduais da 2ª divisão (2004 e 2007). No ano passado, o Boca foi rebaixado como lanterna e poderá voltar a fazer o clássico contra o River.

River Plate x Boca Juniors, o maior clássico da ArgentinaIsso se o rival disputar a Segundona. Na última edição, o Sociedade Esportiva River Plate desistiu da competição. Em 2007, a equipe quase subiu, mas foi eliminada na semifinal pelo São Domingos, nos pênaltis.

Curiosamente, o artilheiro do Boca naquele ano foi Rivanílton, com 6 gols.

O River fica em Carmópolis, uma cidade ainda menos populosa que Cristinápolis (12 mil moradores), mas a apenas 30 quilômetros da capital Aracaju.

Ao contrário do “arqui-rival”, o River Plate não nega a sua origem, e já no escudo isso fica claro. Tudo no clube é inspirado no gigante de Buenos Aires. E olhe que o time foi fundado em 18 de agosto de 1967…

Obs. Boca Juniors e River Plate (os originais) já disputaram 320 clássicos desde o primeiro duelo, em 1913. O Boca ganhou 116 jogos, contra 104 vitórias do rival. Leia mais AQUI.

One Reply to “Superclássico argentino em Sergipe”

  1. Pingback: Argentinos? Eram nordestinos | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*