Gás na prorrogação

De acordo com a agência EFE, a International Board, órgão que regulamenta as regras do futebol, irá discutir a possibilidade de autorizar novas substituições durante a prorrogação na próxima reunião, angendada para o dia 28, em Newcastle, na Inglaterra. Também será discutida a possibilidade de aumentar o tempo dos intervalos, assim como o aumento de assistentes. Outra ideia que promete polêmica é a chamada expulsão parcial, com jogadores afastados de campo por alguns minutos, como no handebol e hóquei sobre o gelo.

Futebol no século XIXA International Board, fundada em 1886, é formada pelas federações de futebol de Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e a Fifa. Nessa época, o futebol era semelhante à imagem ao lado.

Cada associação britânica tem direito a um voto, enquanto a Fifa, que representa as 204 associações restantes, conta com quatro. Para aprovar uma proposta é necessário obter 75% dos votos.

Veja a lista com as 17 regras da Fifa clicando AQUI.

Abaixo, o avanço das regras do futebol, de acordo com o site Museu dos Esportes.

1870 – Tem que haver três adversários entre o atacante e a meta para não estar em impedimento.
1871 – Surge a figura do árbitro de futebol. Mas, ele fica fora do campo.
1873 – É inventado o escanteio. Antes, bola pela linha de fundo era falta.
1878 – O árbitro começa a usar o apito.
Futebol nas primeiras décadas do século passado1891 – Um barbante é usado como “travessão”. Aparece o pênalti. Como ainda não existia a marca de cal, o cobrador pode bater a infração em qualquer ponto distante 11 metros da meta. O árbitro passa a trabalhar entre os jogadores e surgem os bandeirinhas.
1907 – Jogador em seu próprio campo não está impedido.
1913 – Os goleiros ficam proibidos de pegar a bola com a mão fora da área. Acaba o impedimento na cobrança do pênalti.
1938 – A Internacional Board atualiza a redação das leis do futebol. Elas passam a ter dezessete regras.
1968 – A FIFA oficializou as substituições. Duas por equipe.
1970 – São usados pela primeira vez, na Copa do México, os cartões vermelhos e amarelos. A FIFA propõe o fim do sorteio nas partidas empatadas e a definição do vencedor sai nos pênaltis.
Itália vence a última Copa do Mundo, em 20061990 – Não há mais impedimento se o jogador estiver na mesma linha que o penúltimo adversário.
1993 – Criada a área técnica para os treinadores. A morte súbita estreia no Mundial de Juniores da Austrália (foi usada na Copa de 98).
1995 – A circunferência máxima da bola é reduzida de setenta e dois centímetros para 70 centímetros. No Mundial Feminino, na Suécia, e no Mundial Masculino Sub 17, no Equador, é testado o tempo técnico durante as partidas.

Post com a colaboração de Carlos Lopes, editor-assistente do Diario

One Reply to “Gás na prorrogação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*