Flamengo x Vasco, em Caruaru

Torcedores acompanham ao clássico Vasco 2 x 0 Flamengo, no restaurante Asa Branca, em Caruaru

Após o fim da bela vitória do Central sobre o Náutico, no Lacerdão, segui direto para o restaurante Asa Branca, ao lado do estádio, para finalizar a matéria e enviar o texto para a redação do Diario de Pernambuco. Ao chegar no local, percebi uma quantidade grande de torcedores. Jantando, curtindo, falando de futebol.

Torcedores da Patativa comemorando a vitória? Nada disso… Uma massa de flamenguistas, e alguns vascaínos também (crédito da foto: Inês Campelo/DP). Todos eles acompanhando pela TV ao Clássico dos Milhões do Rio de Janeiro, que começou às 18h, exatamente quando terminou a partida em Caruaru.

Carioca-2009: Vasco 2 x 0 FlamengoApesar da maioria rubro-negra (carioca, diga-se), a minoria vascaína fez a festa, com a vitória do time da Cruz-de-Malta por 2 x 0, diante de 73 mil pessoas no Maracanã (leia mais AQUI).

Duas torcidas apaixonadas. Mas que reflete também a velha influência da antena parabólica no interior não só de Pernambuco, como de todo o Nordeste.

Em fevereiro do ano passado, a FPF divulgou uma pesquisa sobre torcidas no estado (veja AQUI). No agreste, nada menos que 23,2% dos interessados por futebol torcem por times de fora.

Foto do clássico carioca deste domingo: site oficial do Vasco

39 Replies to “Flamengo x Vasco, em Caruaru”

  1. Caros colegas, eu penso que a questão maior não seja o processo de aculturação e sim o de ser alienado. A rede Globo beneficia o C.R.F e secundariamente os outros times do Rio, temos indícios disso em Cartolas e advogados de Corinthians, Palmeiras e Santos foram no início deste mês para o Rio de Janeiro, onde participaram de um encontro com representantes da Rede Globo. Os paulistas têm alguns interesses semelhantes na relação com a emissora, no qual foi apurado que eles possuem o desejo de convencer a Globo a transmitir mais jogos de seus times para as cidades nordestinas.( folha.com). Partindo dessa análise podemos concluir que os paulistas já sabem desse processo de alienação e querem se beneficiar também. O importante deste ponto aqui explicitado (o ideal) é não convencer os nordestinos em geral a torcer por times locais e sim conscientizar os mesmos de sua condição de alienado, o bom é que os nordestinos torçam  até por  Flamengo, Vasco, Santos ou para quem quiserem ,contanto que saibam se foram ou não influenciados pela Globo. O negócio é torcer consciente. Só para constar… enquanto o Nordeste engrossa as torcidas dos times do eixo Sul/ Sudeste os times Nordestinos definham como doentes em estado terminal, se debatendo numa agonia de dar dó. A briga não é pela cultura , nosso país adota o capitalismo selvagem, a briga é pelo dinheiro, times de futebol são produtos, produtos  que nós já produzimos, mesmo assim importamos, será que realmente há essa necessidade de consumir esses produtos? O que confere valor a esses produtos que  não enxergamos no nosso?

  2. Bando de idiota vcs não tem time para torcer não, porra de flamengo e times do sul torção para os time de suas regiões bando de tabacudos.

  3. A MAIOR TORCIDA DO MUNDO E O  MEU VASCÃO NÃO TEM MELHOR NÃO GENTE….
    Flamengo e ruim mas tam bem não e o pior neh…

  4. A MAIOR TORCIDA DO BRASIL DE VERDADE MESMO, HISTÓRICO,É O VASCÃO DA GAMA, E PRONTO!!!VASCOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  5. Caro Rodrigo Peixe, então se um Pernambucano casar com uma Carioca será produto da mídia ? 

  6. Caro Rodrigo Peixe, então se um Pernambucano casar com uma Carioca será produto da mídia ? 

  7. Me responde uma coisa… o que faria um torcedor PERNAMBUCANO torcer para um time CARIOCA?

    Entenda… não to negando o fato de que a torcida do Vasco exista e sim estou falando que o responsável por essa torcida existir é a Mídia.

  8. de maneira alguma amigo rodrigo, a torcida do vascão é realmente diferente da torcida do flamerda, porquê eles são manipulados pela rede globo infinitamente mais que o vascão!os donos da globo são flamerdistas!está esclarecido!

  9. Moro em Caruaru, sou torcedor do Fluminense e aqui sem sombra de dúvidas a maior torcida é do Vasco da Gama, depois flamengo, corinthians, palmeiras..

  10. ESTE TAL DE BAR ASA BRANCA EM CARUARÚ, DEVE SE SITUAR NUMA ZONA FLAMERDISTA EM CARUARÚ!O VASCÃO É A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA DE CARUARÚ E DE TODO O INTERIOR PERNAMBUCANO, O FLAMERDA É MÍDIA FALSA DA REDE GLOBO!EM CAMPINA GRANDE A TORCIDA DO VASCÃO TAMBÉM É IMENSA!VAMOS INVADIR TOTALMENTE O LACERDÃO!SÓ VAI DAR 3000. A 4000 CENTRALINOS!NO MÁXIMO!VAI DAR UMA SUPER MASSA VASCAÍNA DE MAIS DE 15.000 VASCAÍNOS APAIXONADOS! E BORA APAIXONADOS NISSO!UM TIME QUE NÃO TÊM A TORCIDA DA REDE GLOBO DE TV!E NÃO TÊM A PETROBRÁS COMO PATROCINADOR E TER A TORCIDA DO TAMANHO QUE TÊM, NO RIO, NO BRASIL E EM TODO O PLANETA!É REALMENTE INCRÍVEL MESMO!O VASCÃO, NA VERDADE, HISTORICAMENTE E ESTATISTICAMENTE É A VERDADEIRA MAIOR TORCIDA, DO RIO, DE CARUARÚ E DE TODO O BRASIL E O PLANETA TERRA!O RESTO É INVENÇÃO DE UMA MÍDIA MANIPULADORA E SEBOSA!DA-LHE VASCÃO MESMO TENDO PERDIDO FEIO PARA O FOGUINHO NO ÚLTIMO SÁBADO!EM CAMPINA GRANDE, RESSALVA-SE,A MAIOR TORCIDA É LOCAL, É DO TREZE!

  11. Nunca falei que não podia torcer pra outro clube… torça, ué? Mas só acho um absurdo a mídia tratar o futebol como Marketing, ‘patrocinando’ certos clubes de Rio de Janeiro e São Paulo e usando sua influência para, poderemos por assim dizer, colocar idéias na cabeça do telespectador.

    Inclusive a mídia, infelizmente, não faz isso apenas com futebol não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*