Intifada na Ilha

Pernambucano-2009: Sport 2 x 1 Santa Cruz

Neste domingo, fui até a Ilha do Retiro para cobrir o clássico para o Diario, juntamente com o repórter Márcio Cruz. Ficamos na cabine reservada para a imprensa escrita, em um daqueles novos módulos, construídos por causa da Libertadores. Apesar da distância do gramado, era possível ver o circo de horrores que se transformou a arquibancada do estádio, na divisa entre as 2 torcidas.

A turma do Santa ficou na curva entre a arquibancada frontal e a geral do placar. A confusão, porém, foi na divisão com o tobogã do placar eletrônico.

Entramos na Ilha às 14h50. Fora dela, pedra pra todo lado, na chegada da organizada Inferno Coral, após o túnel Chico Science, em uma batalha contra a Torcida Jovem. E com a Polícia no meio. Pânico.

Pernambucano-2009: Sport 2 x 1 Santa CruzÀs 15h20 ocorreu a primeira detenção dentro do estádio. De um integrante da “T.O.I.C.” (vulgo Inferno).

Por sinal, naquele setor do estádio, apenas 3 (TRÊS) policias do BPChoque faziam a segurança. Surreal. Insegurança absoluta. O que resultou em muita provocação, objetos arremessados…

15h30. Torcedores da Jovem, que sempre ocupam a geral do lado esquerdo das cabines, começaram a entrar pela geral do placar. Com o único objetivo de tumultuar, arrumar confusão, gerar confusão… Conseguiram.

15h37. Finalmente chega o reforço policial para a divisa das torcidas. E a polícia já chegou batendo forte, gerando mais correria. Acalmar os ânimos?! Pra quê?! 😯

Acompanhando aquilo tudo, uma comitiva da Inglaterra… Um comitiva de segurança nos estádios. Parece piada, né? Não é, infelizmente.

16h15. Briga generalizada entre PMs e torcedores da Inferno. Paralelamente, briga generalizada entre PMs e torcedores da Jovem… E um policial ainda teve a ‘brilhante’ ideia de retirar um integrante da Jovem passando pela torcida do Santa. Dá pra acreditar? 😯

Nas cadeiras, mais confusão. No pequeno setor destinado aos tricolores não havia policiamento. Isso mesmo. Nenhum. Ninguém. Nada. Os primeiros PMs só chegaram às 16h27, depois de muita discussão e ameaças de rubro-negros, irados com a comemoração dos 50 corais após o gol de Marcelo Ramos. Ah! Um policial ainda foi questionar os tricolores: “Esse setor é mesmo o de vocês?” (sim, foi exatamente isso, na minha frente).

O dirigente coral Fred Arruda precisou ir falar com o policial para explicar que SIM, aquele setor era dos tricolores. A situação só acalmou no final do primeiro tempo (16h50), com uma reorganização da torcida do Santa na curva.

No final (18h), a decisão: a torcida do Sport sairia antes. Será mesmo que não seria mais seguro evacuar logo 3 mil pessoas ao invés de 23 mil? A PM achou que não. E assim, a Intifada “Jovem x Inferno” continuou nas ruas da cidade, como ocorre há anos. Admito que escrevi esse post desanimado, pois não muda nunca…

Fotos:: Helder Tavares/DP

15 Replies to “Intifada na Ilha”

  1. cala a boca jovem para de falar. vcs ñ valem frojado o que o gato enterra, bonde sinistro porraaa reina no nordestão, bonde dos cães caraiiiiiii é T.O.I.C.

  2. perderam o bandeirão bando de  cusão apanharam  no  seu  proprio  estado a jovem gay so tem  viado

  3. o a jovem ae porra! quem comanda pernambuco é agente
     
    vai tomar bando de tricolores arrombados, nós somos a maior

  4. Ha muito tempo a Inferno reina akew em Pernambuco , Todo ano pode ser na ilha ou no arruda a jovi apanha , tem pra ngm n’ao
     
    INferno Coque aewww , muribeca [e o poder

  5. Como ? a maior com certeza é a Jovem mané quem manda em Pernambuco é torcida do Sport quem é a maior ? TJS quem tem mais titulos Sport Club do Recife ,quem está na série D Santa heheheh que tem o estádio mais sujo do planeta o Santa kkkkkkk ,quem é a meno é a Inferno quem é a maior Torcida Jovem do Sport ! se liga liga mané quem manda é Sport !
     
    Pelo Sport tudo…

  6. Série D  Ei a maior e a que mais crescer em todo o nordeste é atorcida do Sport
    com mais de 4 milhôes  de torcedores apaixonado ,e outra a torcida do Sport é maior organizada do Nordeste ,o tiem que tem mais titulos e ainda vem o hexa kkkkkkkkkkk cadê o Santa kkkkkk deve tá debaixo da terra como é de praste a minhoca fica debaixo da terra no inferno e passando mal kkkkkkkkkkk ,só mais a maior do norte e nordeste torcida jovem do Sport !
    Pelo Sport tudo…

  7. maior tas loko é ?
    + considerada é foda ! rsrsrsrsrsrs

    a minha torcida é a maior é melhor do norte-nordeste,
    e a + apaixonada; o time pode naum tar nas melhores fases + a torcida representa pow<~~
    ToiC é nós sempre pow <~~

    >>>hu Inferno awe<<< tudo nosso !

  8. somos nós porra toic até a morte !
    karai de jovem gay, esses puto apanha até em ksa bando de arrombadO ….

    TOIC awe meu pirraia Itapissuma representa.


    tudo nosso !

    Bruno BDB toiC **

  9. eu sou arthur de souza sou torcedor no santa eu tenho minha namorada luciana rangel torcedora no Santa por que tanto violência nos estádios de futebol de pernambucano não acreditei Duais torcida organizada da inferno coral briga como a violência só tem ladrão torcida jovem sport a vida entre nos acaba com Isso mesmo esse sonho por que sou santa cruz sou tricolor de coração uh!! inferno aew e nos e nos na fita mano somos tricolores de coração aí inté !!!

  10. inferno aew mermão ! é pra se arrombar,bota  pra lascar nesses jovem gay otario kkkk’s

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*