O Maracanã foi aqui

Série A-2009: Náutico 0 x 2 Flamengo

Foram mais de 4 mil flamenguistas nos Aflitos. De todos os cantos do Nordeste.

Fla-Bahia… Fla-Natal… Fla-Jampa… Fla-Recife!

É a maior torcida do país, com cerca de 32 milhões de rubro-negros.

Se muitos deles são resultado de uma massificação da mídia, isso é outra discussão.

O fato é que são flamenguistas. Apaixonados.

Neste domingo, eles se juntaram em caravanas. Dezenas delas. Tomaram as ruas no entorno dos Aflitos.

Principalmente na Rua Manoel de Carvalho. Parecia uma embaixada da Gávea.

“Vamos Flamengo… Vamos ser campeões, vamos Flamengo…”

Durante o jogo contra o Timbu, a mesma presença na curva da esquerda das cabines, como no Maracanã. As mesmas músicas. A mesma empolgação. As mesmas cores.

Vitória categórica. De arrancada mesmo.

No fim do jogo, esperaram a saída dos alvirrubros durante 15 minutos para receber a autorização da PM. De lá, pegaram a estrada. Horas de viagem.

BR-101, BR-232, estradas estaduais, de barro etc. Das grandes capitais do Nordeste para as menores cidades do interior. Voltam a acompanhar o Flamengo pela TV.

Não importa. Neste domingo, no Recife, eles viram um time com cara de campeão.

Valeu a pena a espera. A única chance de sentir a paixão de um Maracanã lotado. 😎

Foto: Ricardo Fernandes/DP

16 Replies to “O Maracanã foi aqui”

  1. Fernando, como tu bem disseste Pernambuco já foi mais importante no cenário nacional ! Acho que as pessoas de Pernambuco deveriam  questionar o porquê dessa decadência e não ficarem com esse discurso de que são vítimas do resto do país. Concordo quando disseste que o Sport representa esse discurso. Basta vc ouvir a imprensa Pernambucana em véspera de jogo, especialmente do Sport!
    Eles desdenham dos outros clubes e quando perdem ficam com esse chororô!Falam da imprensa do Sudeste mas ignoram os clubes do interior de Pernambuco!
    Mostra como a mentalidade Pernambucana ( de boa parte,lógico) é de 1800! Acham que Pernambuco é um feudo em pleno século 21. Talvez isso explique a razão de outros estados do nordeste estarem se desenvolvendo de forma mais rápida que Pernambuco, que só cresce na propaganda do governo do Estado!

  2. Po, eu sou daqui e tenho me sentido muito mal por essa movimentação q insiste em dizer q todo mundo tá contra pernambuco. galerinha, esse estado já foi bem maior e mais importante do que é hj. em vez de ficar com bocão pra ser grande e importante no grito, vamo trabalhar pra melhorar o estado, né? as chances tão aí.
    e quanto ao pessoal dos estados nordestinos que torce pelos times do sudeste, vcs queriam q eles torcessem por quem? cada um torce pra quem quer. sinceramente, eu acho mais decente um paraibano torcer pro flamengo do que uma pessoa torcer pro sport. um clube pequeno e arrogante que representa muito esse pensamento de que todos estão contra o fabuloso estado de pernambuco.
    e quanto ao post, o blogueiro no fim de tudo só relatou o q aconteceu.
    e vamo parar tb de se vangloriar q a caxangá é a maior avenida em linha reta da américa latina, né? isso me envergonha!

  3. Rubens, então não ande mais de veículo motorizado, afinal, não foram inventados no Nordeste! Não coma em fast foods, nem faça compra em supermercados, afinal, são empresas de fora do nordeste! Se desloque andando ou de jegue!
    Só compre nas feiras livres! Se adoecer não use medicamento algum, afinal, não foram inventados no nordeste!  Achou esses argumentos idiotas ? Pois é, eu também acho! Esses argumentos são tão idiotas como o teu no tópico 11!
    Pernambucano acha que amar a terra é dizer que tudo em PE é perfeito quando sabemos que não é! Acham que´para ser pernambucano é preciso pular frevo como um pavão ou torcer para os pebas dos times de  PE. Mas dão título de cidadão pernambucano p banda calipso! KKKKKKKKK Reclamam serem discriminados pela globo e choram que deveriam valorizar o que “da terra”! KKKKKKKKk Querem que o nordeste veja o quê ? Cardinot ? Ronda geral ? Interativo ? KKKKKKKKKKK Meu chapa, qualquer pessoa tem o direito de torcer para o time que quiser!! Pernambucano acha que amar o nordeste é obrigar os outros a torcerem para os times que os pernambucanos querem! Ao mesmo tempo, basta andar um pouco em Recife que vemos como o pernambucano “Ama a terra”, jogando garrafas pet no chão, urinando em toda esquina, som alto para todo lado, atendem, tanto em repartição publica como privada como se tivessem fazendo um favor! Sem sentido esse chororô contra o post do Cássio! Querem o quê ? Que ele faça textos bajulando o Sport de Recife ? Paciência! Mostra que o nordeste é atrasado pela mentalidade colonial de vcs! Repetem como papagaios os mesmos argumentos dos coroneizinhos nordestinos! E ainda acham que “ser guerreiro” é chorar contra a globo! Nada mais patético!

  4. Ridiculos esses nordestinos que renegam sua região para torcer pelos lixos do Rio, se rendem a lavagem cerebral da mídia sulista.

    Nordestinos torcem para os times do Rio e SP, paulistas e cariocas torcem para times nordestinos?

    Pelo contrário. paulistas e cariocas tem nojo desses mesmos nordestinos que torcem para os times do Rio e SP, é muita falta de personalidade de renegar sua própria terra, são os nordestinos sebosos!

  5. Embora eu discorde do Cássio em algumas coisas ( 87, por exemplo), venho me solidarizar com o cara! E daí se o cara é de Macapá ? E daí se ele torce pro Flamengo ? Só porque o blog é do DP ele deve ser bajulador do Sport Recife, como o resto da imprensa de PE ? O fato é que o Flamengo tem a maior torcida do Nordeste! O fato é que Flamengo rebaixou o Náutico! E não sou flamenguista! (Antes que os oligofrênicos venham falar alguma coisa)
    O ódio de comentáristas como Caio, Gustavo, Claudio e Gilson, mostra como os pernambucanos , que gostam de posar de coitadinhos discriminados, são preconceituosos ! Pernambuco é o único estado que conheço em que a população faz questão de ficar se comparando com A ou B! Gostam de ficar citando que são melhores nisso ou naquilo!  Quando veem uma opinão diferente, agem como talibãs da UNIBAN !   

  6. Enfim uma opinião lúcida sobre o jogo, estive sim nos aflitos viajei para torcer para o Flamengo e quero acreditar que o orgulho de ser pernambuco não esta no fato de atacar e coagir pessoas livres a torcerem por seus times. A maior torcida da itália é a da Juventus, e Turim não é sua maior cidade. Uma sociedade que não sabe lidar com opiniões diferentes não deve se impor como “líder do nordeste” que é o que acham ser.
    Creditar seus fracassos a arbitragens, bairrismos é mesmo que achar que Carlinhos Bala é melhor que Adriano! Paciência

  7. É até engraçado. Tem gente que acha que ser imparcial é falar bem do time dele. Ser parcial aqui seria ignorar a presença do torcedor flamenguista.

  8. Que preconceito é esse? Parece a turma da Uniban (ou Taliban)… O cara foi imparcial, escreve a verdade e essa turma atacando desse jeito… Liga não Cássio, continue seu excelente e reconhecido trabalho!!

  9. Coitado do Cassio.  O cara é apaixonado pelo Sport, e a turma que entrou aqui sai atirando de tudo que é jeito como se ele fosse do RJ, ou torcesse para um dos times do RJ.  Culpa dele de ter sido imparcial num jornal de caráter regional em que a grande maioria de seus leitores que quer que se diga somente o que interessa a esses torcedores.  Qual foi a mentira que ele disse? Acho que queriam dizer que eram somente 300 flamenguistas que ficaram quietos durante o jogo e saíram cabisbaixos após o jogo.

  10. Macapá tem futebol?
    Vai falar de floresta e da linha do equador, donzelo!

    Qd tu souber o que eh torcer pra um time do teu estado, tu vem discutir futebol com os pernambucanos!

  11. Cara,

    Já estava desconfiado e com os últimos posts tive a confirmação:

    VOCÊ É MAIS UM FLAMENGUISTA DA MÍDIA, e, isso não é uma outra questão.
    Faz uma coisa, larga o blog de PE e se muda para RJ, çá serás mais feliz e poderás falar bem do Flamengo todo dia…

  12. Cássio, você só esqueceu de dizer que tinham torcedores do Rio também. E torcedores cariocas que moram em Recife, como eu. Muitos, muitissimos, com a mesma vibração e paixão. Se houvessem mais ingressos, haveriam mais torcedores no estádio. Linda a festa.

  13. Esse blog pertence a algum jornal do rio??? hahaha depois dessa noticia ai mas nunca irei entrar nesse blog, nesse site, nesse jornal.

    Ahhh, o blogueiro é do macapá, nao tem time lá, deve torcer pro “mengao” e ta vibrando com a vitoria do seu time e vibrando com o rebaixamento do Náutico, parabens pela parcialidade, digno de palmas.

    to com vergonha dessa noticia do jogo, é serio mesmo.

  14. Meu amigo, isso aqui é blog do diario de pernambuco ou diario do rj?
    é um encomodo muito grande pra mim ve a noticia falando do flamengo e nao do nautico.Isso é ridiculo!
    Tenho certeza que todos pernambucanos de verdade concordam comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*