O grande voo

Azulão, mascote da CabensePatativa, mascote do CentralA Cabense está no G-4 do Pernambucano desde a primeira rodada. Desde 13 de janeiro…

O Central oscilou durante toda a competição. Chegou a entrar no grupo de classificados à semifinal. O clube também chegou a rondar a zona de rebaixamento.

Após 21 jogos, ambos com 31 pontos. A Cabense tem uma leve vantagem, no número de vitórias (10 x 9). Leve, mas essencial!

O campeonato esquentou após a vitória alvinegra sobre o Ypiranga, na noite de segunda-feira, diante de 6.010 fiéis no Lacerdão.

O Trio de Ferro do Recife já está lá no topo. Assim, resta uma vaga para a fase decisiva do Estadual. O voo da 22ª rodada vale muito. Vale o ano. Vale um orçamento extra. Vale a sobrevivência… Azulão ou Patativa?

Os pássaros que representam dois focos de grande crescimento econômico no estado (coincidência?). O primeiro está sediado no Cabo de Santo Agostinho, turbinado pelo complexo de Suape. O segundo, o tradicional clube da maior cidade do interior do estado (de 300 mil habitantes), que movimenta a economia de todo o Agreste.

Na última rodada, a Cabense terá a enorme vantagem de jogar em casa. Certamente, o estádio Gileno de Carli estará superlotado. Enfrentará um Vera Cruz revigorado. O Araripina perdeu mesmo os 3 pontos pela escalação irregular de um atleta e deixou o time de Vitória com chance de ficar na elite. Vai pegar fogo.

E ohe que o presidente centralino, João Tavares, confirmou uma mala branca para o time de Vitória… Comenta-se que o valor chegue a R$ 20.000. 😈

Em Garanhuns, o Central enfrentará o já rebaixado Sete de Setembro. O Gigante do Agreste deverá ser invadido por torcedores alvinegros. O clube já anunciou que vai ceder ônibus de graça. Em campo, o pior pesadelo do Central: fraquejar na hora H.

Esse voo vale a garantia de uma ótima renda no mata-mata contra o Sport.

E mais… Vale a participação na Série D do Brasileiro. Somente isso!

Ranking dos pênaltis e dos cartões vermelhos (21)

Uma curiosidade na 21ª rodada do Perambucano. Um pênalti para o Náutico, o time com mais pênaltis a favor na competição, logo contra o Porto, o clube que mais cometeu infrações dentro. Assim, não é tão surpreendente assim… 😯 Veja abaixo a penúltima atualização do ranking dos pênaltis. Timbu a um passo do bicampeonato.

Pênaltis a favor
10 pênaltis
– Náutico
8 pênaltis – Central e Ypiranga
7 pênaltis – Sport
6 pênaltis – Santa Cruz e Salgueiro
5 pênaltis – Cabense e Sete de Setembro
4 pênaltis – Porto e Vera Cruz
3 pênaltis – Vitória
1 pênalti – Araripina

Pênaltis cometidos
12 pênaltis – Porto
7 pênaltis – Cabense e Vitória
6 pênaltis – Salgueiro, Ypiranga e Sete de Setembro
5 pênaltis – Náutico e Araripina
4 pênaltis
– Central
3 pênaltis
– Santa Cruz, Vera Cruz e Sport

Observações:
Central perdeu 2 penalidades e defendeu 1.
Sport perdeu 1 penalidade e defendeu uma cobrança.
Porto defendeu 4 cobranças.
Ypiranga perdeu 4 penalidades e defendeu 1.
Cabense perdeu 3 penalidades e defendeu 1.
Salgueiro defendeu uma cobrança.
Vera Cruz perdeu uma cobrança.
Náutico defendeu 2 cobranças.
Araripina defendeu 2 cobranças.
Santa Cruz perdeu uma cobrança.
Sete de Setembro perdeu 2 cobranças.
Vitória defendeu uma cobrança.

  • Cartões vermelhos

1º) Santa Cruz – 11 adversários expulsos (7 jogadores corais receberam o vermelho)
2º) Náutico – 10 adversários expulsos (6 jogadores do Timbu receberam o vemelho)
3º) Sport – 5 adversários expulsos (2 jogadores do Sport receberam o vermelho)

Pernambucano em 2 linhas – 21ª/2010

Pernambucano-2010: 21a rodada

A primeira semifinal já está marcada: Náutico x Santa Cruz. Falta apenas definir a ordem dos dois Clássicos das Emoções. Para completar o G-4, e enfrentar o Sport, a briga está restrita a Cabense e Central, ambos com 31 pontos. A Patativa fechou a 21ª rodada na noite desta segunda-feira ao vencer a Máquina de Costura e seguir vivo no Estadual. Porém, o time do Cabo de Santo Agostinho tem a vantagem no número de vitórias (10 x 9). Ficou para a última rodada… 😎

Sport 1 x 0 Sete de Setembro – Na Ilha, duelo entre líder e lanterna. Goleada? Não. Jogo chato, com um gol e ponto final. O Sport já pensava na Copa do Brasil.

Araripina 2 x 2 Santa Cruz – O Bode do Sertão quase se garantiu na elite por antecipação. Já o Tricolor conseguiu manter o sonho de decidir a vaga no Arruda.

Porto 0 x 3 Náutico – O Timbu matou o Gavião em 25 minutos. Geilson marcou 2 gols e saiu chateado… Queria ter feito mais um pra pedir a música no Fantástico!

Salgueiro 3 x 0 Cabense – O Azulão perdeu a primeira chance de se classificar no G-4. Perdeu feio, inclusive. No Gileno de Carli, a última chance da Cabense.

Vera Cruz 4 x 1 Vitória – No clássico Vi-Ver, um show do atacante Gilberto, que marcou nada menos que 4 gols! Logo ele, que teve aquele gol mandrake, hein Nielson?

Central 2 x 1 Ypiranga – Os 6.010 torcedores que foram ao Lacerdão nesta segunda sofreram muito. Como sempre, né Patativa? O Alvinegro quer a semifinal…

Veja a classificação do Estadual AQUI.

Fotos: Araripina, Diario de Pernambuco e Vitória

De menino a professor

Kuki

No próxima dia 30 de abril, Kuki completará 39 anos. A sua vontade era de continuar jogando futebol. Ele lutou muito para isso. Tanto que negou em janeiro o convite do Timbu para trabalhar no clube fora das 4 linhas.

Mas o desempenho físico bem abaixo do seu histórico o convenceu a parar.

Algo difícil para viveu uma década como ídolo em Rosa e Silva.

Kuki, o jogador que mais vestiu a camisa do Náutico em todos os seus 109 anos. Foram 389 partidas, com direito a 3 títulos estaduais e 3 artilharias do Pernambucanos. Kuki foi sinônimo de gol nos Aflitos.

Ao todo, marcou  179 tentos. É o 4º maior goleador do clube. Na frente dele, só mitos de Rosa e Silva, como Bita, Fernando Carvalheira e Baiano.

Kuki esfriou a cabeça, lá na praia de Boa Viagem, após as partidas de futevôlei. Conversou com amigos. Desabafou… E sentiu saudade do clube que passou a amar.

Mesmo sem nunca ter passado por uma categoria de base (vale lembrar que o “menino Kuki” chegou aos Aflitos com 29 anos, em 2001), Silvio Luiz Borba da Silva assumiu a coordenação da categoria amadora do Alvirrubro (foto: Náutico/Divulgação).

O atacante Kuki virou o “professor”. Um jogador com história e identificação com o Náutico. Chega para ajudar. E também para ser ajudado nesta nova missão.

E o agora ex-jogador ainda tem a garantia de uma partida de despedida no fim da temporada. Aflitos lotado. Alguém duvida? Kukê, Kukê, Kukê!

Vídeo produzido pelo repórter Rodolfo Bourbon, do Diario

Categoria de base da F-1 em Caruaru

Fórmula 3Pela primeira vez na história, Pernambuco vai sediar uma corrida da Fórmula 3 Sul-americana, categoria criada em 1987.

Nos dias 29 e 30 de maio, o agora mais do que nunca Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Caruaru, receberá a 3ª etapa do circuito da F-3, uma das “categoria de base” da Fórmula 1.

Ao todo, serão 9 GPs, sendo que 7 deles serão realizados no Brasil. Os outros serão realizados no Uruguai e na Argentina. Em todos eles, veículos com modelos semelhantes aos da maior categoria do automobilismo, mas com uma velocidade menor.

Na categoria F-3 os carros chegam a 270 km/h. Nada mal… Mas na Fórmula 1 chegam a 368 km/h! Ao campeão sul-americanao, porém, um prêmio daqueles: a “superlicença” para guiar um F-1! Os pegas estãos garantidos no Agreste!  😀

Serão duas provas em Caruaru, num sábado e no domingo. Como alguns circuitos vão ter até três provas, o total de corridas chega a 24.

O sistema de pontuação segue o critério da Fórmula 1, com bonificação para os 10 primeiros colocados. Veja o site oficial da F-3 sul-americana AQUI.

Foto: F-3/Divulgação

Caíram todos

Pernambucano-2010: Sport 1 x 0 Sete de Setembro

19 de abril de 2008.

No Gigante do Agreste, o combalido Sete de Setembro venceu o Petrolina por 1 x 0. Só não caiu para a 2ª divisão do Pernambucano porque o Vera Cruz não saiu de um empate com o Porto, também jogando em casa. No fim, mesmo número de pontos (20). O representante de Garanhuns suou frio… Mas ficou, em 10º lugar.

19 de abril de 2009.

No ano passado, um empate com o Central, fora de casa, salvou o Sete de Setembro mais uma vez. De novo na última rodada do Estadual. O seu rival direto na briga contra o rebaixamento, o Serrano, venceu o Petrolina por 1 x 0, em Serra Talhada. Esse pontinho em Caruaru valeu o ano para o Lobo Guará. A colocação? 10º, é claro.

11 de abril de 2010.

Depois de “tentar” bastante, o Sete caiu, por antecipação. Perdeu do Sport por 1 x 0, na Ilha, e levou junto o município do Agreste Merdidional. Como a AGA não se inscreveu na Série A2 desta temporada, Garanhuns está fora da elite em 2011.

Lacuna grande, pois a cidade é uma das mais ricas do interior pernambucano. Mas, na prática, não havia muito o que fazer. O Sete não vem recebendo apoio da cidade.

Nos 65 jogos disputados nas últimas três edições, foram apenas 11 vitórias, 24 empates e 30 derrotas. Um aproveitamento de 29%. Foram 66 GP e 98 GC (SG -32). Números suficientes para tirar do mapa da bola os 120 mil habitantes de Garanhuns.

Uma hora o time ia desabar. Estive lá no começo do ano vi de perto que a estrutura e o time já deixavam a desejar (veja AQUI). Infelizmente, a expectativa se concretizou.

Perderam todos, o Sete, Garanhuns e o Pernambucano. Todos foram rebaixados.

Foto: Juliana Leitão/DP

“Pala” do Pai Aqui

Pai Aqui

O “homi” chegou na web.

Sucesso no jornal Aqui PE, do mesmo grupo do Diario, o babalorixá Pai Aqui agora também ataca no mais novo blog do portal diariodepernambuco.com.br (veja AQUI).

Um blog cheio de chutes sobre qualquer coisa. De futebol a política, passando pelo Big Brother… Pai Aqui, com o seu jeito peculiar, certamente trará uma nova visão sobre as coisas boas da vida (e as ruins também).

Pai-de-santo de conversa fácil… Em Olinda (na geração Original Olinda Style), essa conversa mole é conhecida como “pala”. Em outros cantos, é “caô” mesmo!

Vou ficar ligado nos posts sobre futebol dessa figura. Dizem que ela seca muito o Sport (em qualquer competição)… Principalmente em sua coluna no jornal Aqui PE. 😎