Don Carleone

Carlos Alberto Oliveira, presidente da FPF desde 1995

Ele foi empossado presidente aos 52 anos, no já distante ano de 1995.

Só deverá deixar a cadeira em dezembro de 2014, aos 72 anos.

Ao todo, 20 anos de mandato. De cinco mandatos, diga-se.

Do campeonato estadual com estádios cada vez mais vazios nos anos 90 ao Pernambucano ultradependente de subsídios do governo do estado.

História feita de regulamentos feitos sob medida para tentar nivelar velhos rivais nos campeonatos (apesar de abismos entre eles), passando por cima de critérios técnicos.

De inchaços em competições que asfixiaram o calendário futebolístico de Pernambuco.

De torneios transmitidos apenas pelo rádio, sem receita alguma, à era da TV ao vivo, já com boa parte das cotas antecipadas até 2014.

Dos 14 anos sem jogos da Seleção Brasileira no Recife por causa de discussões de ego.

Da gangorra dos grandes na Série A… até a gangorra dos grandes na Série A!

Carlos Alberto Oliveira, presidente da Federação Pernambucana de Futebol.

Já reeleito. Mais uma vez.

A eleição está marcada para 16 de setembro e o prazo de inscrição vai até o dia 6.

Mero jogo de cena.

A reforma no estatuto da FPF, aprovada em 13 de março de 2009, é bem clara:

Para inscrever uma chapa é necessário o apoio de pelo menos 10 membros filiados.

O apoio é oficial, registrado e único (veja AQUI).

São nada menos que 93 filiados, entre clubes e ligas municipais. A eleição começa aí.

Pois a chapa de Carlos Alberto foi inscrita com 92 assinaturas. Exceto a do Sport.

Fine della storia.

20 Replies to “Don Carleone”

  1. Coronel, prepotente, truculento, grosso que só papel de enrolar prego.
    Esse senhor ja devia ter sido expulso da fpf. Ta se perpetuando no poder, num jogo de interesses, e prejudicando o futebol Pernambucano.
    Esse senhor é mais torcedor da coisa que um dirigente serio.
    Falta um movimento serio para da um fim a essa safadeza no futebol de Pernambuco.

  2. Sr. Felipe Gomez, me desculpe, mas é culpa da FPF a infra-estrutura deficitária e a maneira como gerencia o campeonato PE, os clubes do interior não consiguiram crescer, na verdade, foram os grandes que caíram de rendimento, entendo que os dirigentes dos clubes foram incompetentes, não tiro a responsabilidades deles, mas a falta de competitividade no cenário nacional tem a ver com os desmandos da FPF. A mesma não consegue sequer manter por um ano a mesma fórmula de disputa, vive mudando para tentar equilibrar de forma artificial e acaba nivelando por baixo. Não preciso falar da arrecadação e lucro para os clubes, são ridícula as cotas de patrocínio e direitos de transmissão, a Federação peca em não querer entrar no século 21, não observa novas mídias, não consegue atrair a iniciatia privada, além de não ter trabalho de marketing nenhum, tudo depende da iniciativa capenga dos clubes ou da rede de TV oficial para promover o campeonato e os clubes, ou seja, não tem a agregar para o desenvolvimento dos clubes.

  3. Ponderei bastante antes de decidir postar esse novo comentário. Mas, não consegui deixar pra lá. Felipe Gomes, me ajude a lembrar como se deu o último retorno do Centro Limoeirense à Série A1 do Pernambucano. Outra coisa, como foi mesmo que você passou de opositor a diretor de marketing da gestão de Carlos Alberto?

  4. Ao Valdner,
    Muitos culpam a FPF pelos descensos do Sport, Náutico e Santa Cruz.

    Me respondam:

    – A FPF contrata jogador?

    – A  FPF contrata treinador?
    Quando o Santa subiu em 2005, Sport e Náutico em 2006, foram méritos da FPF?
    Quando o Sport foi campeão da Copa do Brasil e fez uma bela campanha na Libertadores, foi mérito da FPF?
    Como é isso?
    Quando perde, culpa é da FPF.. quando vence, competência dos clubes ?
    Não estão transferindo responsabilidades não?

  5. Ao EASN,
    Desculpe descordar do senhor, mas o mantado de Carlos Alberto é quase que concomitante ao ingresso do Sport no Clube dos 13.
    Nas últimas décadas, o domínio do Sport está vinculado ao grande número de recursos financeiros oriundos do Clubes dos 13 e não do mandato de Carlos Alberto.
    Nos últimos anos, a torcida do Sport acusa Carlos Alberto de favorecer o Santa Cruz… Já a torcida do Náutico e Santa Cruz acusam Carlos Alberto de ser rubro-negro e de querer que o Sport seja Hexa…
    A torcida de PE tem que entrar num consenso!
    Carlos Alberto é tão integro à frente da FPF, que o seu clube do coração, Centro Limoeirense, há anos luta para voltar à elite do futebol pernambucano… Disso ninguém fala!

  6. Caro Valdner, são os números que mostram isso :
    Até 95, o Sport tinha 35% dos títulos, Náutico 22,5% e Santa Cruz 28,75%.
    Na era do coronerzinho : Sport 73,33%, Náutico 20% e Santa Cruz 6%
    Ninguém “lembra”, por exemplo, que já teve campeonato que tinha time do interior formado por jogadores do Sport.
    Todos “esqueceram” que coincidentemente o tal do Waldomiro Matias sempre era “sorteado” para jogos decisivos do Sport.
    Ninguém “lembra” que já houve clássico em que roubaram o Náutico nos Aflitos para manter uma invencibilidade do Sport. Acho que foi 3 x 3 esse jogo, só não lembro o ano.
    Essa atitude de querer tudo para o fla Junior foi o que realmente lascou o futebol pernambucano. Um campeonato ridículo feito esse torna impossível manter um elenco caro. Ele não pensou nisso antes e agora quer dar uma de salvador da pátria com gambiarras em fórmulas de campeonato, quando na realidade ele lascou o futebol pernambucano quando fez de tudo por seu clube. 

  7. Eu acho escroto aqueles que vem aqui dizer que a FPF ajuda o Sport, mas foi o único clube que não apoiou a candidatura desta figura nefasta dentre os 93 clubes, os outros times baixaram a cabeça pra ele e ainda continuam com este mesmo mantra – “a FPF ajuda a Coisa”. O regulamento foi mudado de todo o jeito como o próprio post diz para equilibrar de forma artificial o campeonato, mesmo atropelando sem dó o estatuto do torcedor, o resultado está aí, todos os times fazendo papel de coadjuvantes nas competições nacionais, isso quando não estão passando vergonha nos últimos lugares e todo mundo fica com essa idéia boba de que a culpa é do Sport, até parece que os outros times só adoçaram a candidatura deste senhor para reeleição apenas porque o Sport não apoiou o “reizinho”. Cadê a coerência?

  8. Caro Junior Vilela, e não é só no futebol que parece que tudo é perfeito em Pernambuco. É interessante como a imprensa local se omite diante da falta de saneamento, na mediocridade que é o SUS por aqui, na mediocridade do ensino ,que mesmo em Universidades só limitam-se a decorar baboseiras, da violência que toma conta de toda cidade , e da tremenda desigualdade social que existe por aqui. Sugiro que a imprensa daqui vá nas comunidades (nome hipócrita criado por governos safados para iludir quem mora em favela) e veja o verdadeiro Pernambuco e não o Pernambuco que aparece nas propagandas.

  9. Pois é, e o pior é ver esse fariseu chegar nas rádios pernambucanas para chorar contra o poderio do Ricardo Teixeira. Ele faz por aqui uma versão simplificada do que o RT faz na CBF. Fora o fato dele ter os times do interior nas mãos o que explica o fato de times ficarem andando quando joga com o queridinho dele, o fla júnior. Quem vê futebol e não só os jogos do seu time vê claramente como os times do interior se portam diferente contra o fla junior. Vejam o próximo pernambucano todo e não só os jogos de seus times  e concluam. Aí deixarão de perder tempo com esse circo montado pelo coronerzinho!  A diferença da FPF pra FERJ é que a FPF é mais escrota (perdão pelo termo, Cássio) visto que lá eles sacaram que seria ruim beneficiar o flamengo mais um ano, já por aqui…………..

  10. Cassio e Celso,
     
    parabéns pela coragem. Vocês mostraram que ainda existe um pouco de jornalismo sério nesse estado. Todo mundo estava cansado de bajulação e covardia. Este cidadão é um déspota e, logicamente, adora o poder. Espero que outros jornalistas, inclusive, de outros veículos sigam o exemplo e decidam enfrentar as instituições arcaicas de nosso futebol. Porque parece que tudo em Pernambuco é perfeito.
    Grande Abraço

  11. Muito bom o texto Cassio. Agora todos choram e esperneiam contra este mandatário, mas o Sport foi o único a não assinar?! E olhe que dizem que o Sport é sempre beneficiado pela FPF-PE. De que o Náutico e Santa cruz tem medo? De perder o todos com a nota?! So pode ser….

  12. Parabéns Cássio, por ser menos um omisso nesta mídia pernambucana. Como tricolor, vejo o estrago que ele causou ao futebol pernambucano como um todo, com falsas ajudas financeiras aos cluber no intuito de mantê-los dependentes, assim como a Globo faz com o futebol brasileiro. No início do seu mandato, ao lutar pela inclusão somente do sport ao clube dos 13, criou um abismo entre os clubes que ajudou a minar a estrutura toda, é lamentável a omissão de todos imprensa, dirigentes dos clubes, governantes, empresários, na perpetuação deste senhor no poder do futebol pernambucano.

  13. E a Copa de Pernambuco continuará sendo a “copinha” por mais 4 anos…. Que perda de tempo! Mas se 99% dos filiados concordam, cabe aos fãs do bom futebol apenas  lamentar  pela inércia e conformismo em Pernambuco.

  14. Para mim, os estaduais já deveriam ter acabado a muito tempo, os tempos mudaram e esses campeonatos viraram “encheção de linguíça”, não preparam os times para as competições nacionais e não tem retorno satisfatório.
    Seria bem melhor que o Campeonato do Nordeste tomasse o lugar de competição principal no primeiro semestre com divisões, a 1ª a cargo da Liga do Nordeste realizado com a forma de disputa como é hoje, com a adição do Sport e os estados do Maranhão e do Piauí. A partir da 2ª, o campeonato ficaria a cargo das federações locais, provavelmente com seletivas estaduais para diminuir custos, até a uma última fase final regional para decidir os que sobem para a 1ª divisão. Seria bem mais interessante para os torcedores, impressa, clubes da capital e do interior que poderiam ter uma forma de crescer sem aumentar demais os custos, fora que traria mais empolgação do torcedor do interior com a chance de ver um time de sua cidade jogando um campeonato mais importante.
    Traria mais patrocinadores e as cotas de TV que poderiam ser negociadas com maiores valores já que englobaria as TVs locais de outros estados também, fora as nacionais com a TV Esporte Interativo, pay-per-view, internet, celular, etc. Se tiver vaga para uma competição sul-americana, seria melhor ainda. Fortaleceria os clubes do nordeste, das capitais e do interior e ainda diminuiria a quantidade de torcedores que torcem para os times do sul-sudeste, fora que acabaria com esses “senhores feudais” nas federações.

  15. Será que só o SPORT CLUB DO RECIFE é capaz de enxergar o quão esse cidadão é maléfico ao futebol pernambucano?
    Com a palavra os torcedores dos outros “grandes clubes”.

  16. Isso é uma vergonha!
     
    Um cara que é TORCEDOR DECLARADO do Sport!!!
     
    Bastou chegar na federação que o Sport disparou na frente dos demais.
     
    1996 é um exemplo disso: deram o campeonato ao Sport.

  17. O coronelismo do futebol pernambucano. Por isso que os clubes daqui e sobretudo os do interior vivem na penúria que estão. E ainda apoiam este tipo de coisa.
     
    Enfim, o futebol pernambucano (não seus torcedores) merecem o presidente de federação que tem.

  18. Vergonhosa essa ditadura na FPF….. o Estado indo pro buraco ano após ano… e esse cara ai… reinando na federação feito um ditador.

  19. Serão 20 anos de Albertão. Antes dele, outros 10 anos do outro Oliveira, o Fred. Muita influência sobre agremiações que dependem do auxílio da Federação. Ele só sai quando quiser…

  20. Pingback: Tweets that mention Don Carleone | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*