A FPF endureceu o discurso para tentar reduzir o número de incidentes relacionados ao público neste campeonato estadual de 2011 (veja AQUI).
Até agora, já foram registrados problemas em três jogos, na Ilha do Retiro (Sport x América), no Carneirão (Vitória x Santa) e no Arruda (Santa x Ypiranga).
Abaixo, a disposição final do documento publicado no site da entidade.
Revogar o Ato nº 004/11, de 17 de janeiro de 2011 e determinar que o clube mandante e responsável que não tomar providências no sentido de coibir tumultos nas entradas e catracas seja multado em R$ 10 mil por portão onde ocorreram incidentes e tenha, automaticamente, a perda do mando de campo, sendo o próximo jogo do campeonato realizado de portões fechados sem entrada de torcedores.
Como será esta fiscalização, via delegado ou TJD? Em relação à aplicação da multa por “portão”… No Arruda e na Ilha do Retiro isso pode passar de R$ 100 mil! Já sobre a perda do mando de campo, a pena será aplicada caso o jogo seguinte seja o da TV?
Forçar um controle baseado apenas em medidas duras não é suficiente. Antes disso, era necessário reforçar a organização das partidas, em conjunto com clubes e PM.
Questionamento final: o dinheiro da multa será utilizado para a segurança nos jogos?