Além da Arena Pernambuco, o estado quer emplacar pelo menos um Centro de Treinamento de Seleções (CTS) e dois Campos Oficiais de Treinamento (COT).
O CTS vai receber as delegações para a preparação completa no Mundial de 2014, enquanto o COT será o campo de jogo para o último treino, aberto, antes das partidas.
Neste sábado, a Fifa finalmente revelou a lista preliminar de candidatos para o CTS. Trata-se da disputa mais ferrenha depois daquela registrada pelas 12 subsedes.
Ao todo, foram 145 inscrições aprovadas, sendo cinco pernambucanas. Para o Mundial, o país deverá oferecer pelo menos 64 CTS, com 30 quartos de luxo, cada. Porém, a organização brasileira planeja atingir 90 locais.
O estudo dos locais será feito pela Arena, empresa que presta serviços ao Comitê da Copa 2014. As visitas devem durar até o fim de julho.
- Centro de Treinamento José de Andrade Médicis, do Sport (Paratibe)
- Centro de Treinamento Wilson Campos, do Náutico (Guabiraba)
- Centro de Treinamento da Lagoa Azul (Jaboatão)
- Estádio Municipal Ademir Cunha, em Paulista
- Estádio Municipal José Salgado da Silva, em Gravatá
No estado, apenas os cinco acima atenderam aos requisitos básicos, como as distâncias para Aeroporto Internacional dos Guararapes e possíveis hotéis oficiais.
A distância de 130 quilômetros do Recife inviabilizou o Ninho do Gavião, o CT do Porto, reconhecido atualmente como o melhor do estado.
Sport e Náutico são os favoritos, com previsão de investimentos de R$ 6 milhões e R$ 5 milhões, respectivamente. Todos os candidatos devem custear as suas obras.
As seleções – que têm o direito de escolher onde vão treinar – só vão escolher os CTS após o sorteio da Copa, em dezembro de 2013 (saiba mais AQUI).
Sobre os Campos Oficiais de Treinamento, a Fifa já visitou os três estádios do Recife (Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos), mas só dois deles deverão ser escolhidos.