O seguidores dos clubes no Twitter

Uma interessante pesquisa englobando 1.066 clubes pelo mundo apontou os perfis oficiais no Twitter com mais seguidores. Liderança do Real Madrid, com 2,2 milhões.

O site Folos.im também separa a pesquisa por país. Abaixo, então os 15 mais populares no Brasil, tendo o Sport na surpreendente 11ª posição, com 36 mil followers.

Outros pernambucanos estão na lista nacional, como Náutico (25º), Santa Cruz (28º), Central (95º), América (100º) e Salgueiro (107º). Confira o ranking brasileiro aqui.

Ranking do Twitter

14 Replies to “O seguidores dos clubes no Twitter”

  1. Marcio Cesar, Desculpe-me Ser Fultil Mas, a realidade e o santa cruz, e maior torcida meu caro, amigo a questao nao e apenas, torcida? Sabe Nem disse mim disse, Torcida que e torcida, tem que compare-se ao estadio, Nao e tipo,querer ser exigente mas caso nao entedeu, Todos os torcedores, Obs:Todos, Nao se compara  equipe do santa cruz, Se voce nao entedeu, a cada vez que ficamos mais na serie D , mas o time apoaia, ao contrario do sport, Serie B tem dinheiro, paga bastante ao jogadores,para nao ser hexa, eu ainda mim lembro bem, Voces quando estavamos na Serie A , era invejados pois tinha decido, nao quero sabe de lei ou nada, sou quero ti diser uma coisa, maior torcida e a inferno coral, pois torcida apaixonada, nao tem igual coloca mais de 60.000.00 torcedores, Acha pouco , Ao contrario de torcida insignificante,que so usa titulos, Copa do brasil ,e demais coisas. isso e oque so vale? Quero ve esse ano se sport coloco mais de 30.000.00? A esqueci so e 30.000.00, se e afavor, Sport E Nada, Pergunta ai ? Pra torcida do nautico Torce pra quem? Vooces nao e importante, tao na serie B, mim desculpe ser muito grosseiro, Mas Sport, E pra ta na serie C . Meeu Velho. Achou pouco? 

    Sport e licho. … .  Santinha Meu eterno Amor, Paro ano .ein 😀

    Vamoos da de lapada, nessa coisa.!

  2. Prezado Ivan,

    Realmente os dados quanto aos públicos no arruda são irrefutáveis, dado os argumentos acima mais que citados, porém não podemos esquecer que nos jogos contra Sport e são paulo não havia apenas sua torcida, desta forma você não pode afirmar que os 107.000 e 46.000 respectivamente eram exclusivos da sua torcida, pois conforme o art.87, §2º do Regulamento Geral das Competições, da CBF, o mandante deve disponibilizar 10% da carga de ingressos ao visitante, podendo em comum acordo até ser superior, todavia nos clássicos do Pernambucano 2011 a FPF ordenou que os clubes mandantes disponibilizassem 20%. Essa é mais uma falácia que os “jornalistas” locais fazem questão de divulgar mesmo sabendo que trata-se de uma informação equivocada. Desta forma, ficam iludindo uns iludidos… E não entenda esse “iludidos” de forma depreciativa, pois estou me referindo ao fato de que, infelizmente, esses pseudos são formadores de opinião, então estão prestando um desserviço e contribuindo para ignorância alheia. Mas tenho certeza de que você sabia disso, porém deu uma de “João sem braço”, você é demais cara! KKKKK…

    Saudaciones rojas y negras.

  3. Torcida Coral
     
    Nossa nação tricolor
    Não torce em casa no rádio
    Marca presença no estádio
    Pra levar o seu calor
    Demonstrando todo amor
    Que tem pelo Santa Cruz
    Por isso que ela faz jus
    A já ser reconhecida
    Como a maior torcida
    A que mais paixão traduz.
     
    Já nos chamam de monarcas
    Porque em dois mil e onze
    Somos ouro, prata e bronze
    Nas mais diversas comarcas
    Pois batemos quatro marcas
    Uma pelo Nacional
    Duas pelo Estadual
    E uma na Copa Brasil
    Somando uns duzentos mil
    Num recorde sem igual.
     
    Quarenta e dois mil pagantes
    Pra ver Santa e Guarani
    Nos dois Santa e Sport eu vi
    Cento e sete mil vibrantes
    Cujos dados são marcantes
    Mas prosseguindo na lista
    Contra o tricolor paulista
    Fomos novamente algozes
    Com quarenta e seis mil vozes
    Apoiando o recordista.

    OBS: Estes são dados irrefutáveis.

  4. A verdade é que a torcida do santa cruz nunca irá admitir que a torcida do Sport é superior, por vaidade, dogma ou “achismo”, e, a torcida do náutico, por ter ódio do Sport, prefere ser a favor do santa cruz. Por isso que se diz que em Pernambuco há apenas duas torcidas: A do Sport (infinitamente maior!) e a contra o Sport. As pesquisas doTwitter, Orkut, Censo das Torcidas do Blog dos Esportes, etc, não são fatores determinantes para definição do tamanho da torcida, todavia é um bom indicador da popularidade dos clubes, pois atualmente a inclusão digital é uma realidade. Onde quer que estivermos veremos lan house pra todo lado! Já os institutos de pesquisa tem critérios bem definidos para lavantamento dos dados, desta forma são mais reais, mesmo sendo coletado uma amostra da população e havendo uma pequena margem de erro.

  5. O sport e o santa cruz pra mim empatam tecnicamente em tamanho de torcida com o meu náutico em terceiro, nossa torcida poderia ser maior se não fosse o racismo que os dirigentes alimentaram até 1960 quando gentil cardoso, que era negro, veio treinar o náutico, além das duas “filas” que o náutico passou de 1974 até 1984 e de 1989 até 2001, apesar disso acho que temos um bom número de torcedores vejo grandes clubes como o santos que têm um estádio com capacidade de 21000 e leva 8000 o náutico dobra com 16000… Cruzeiro e fluminense também perdem para o alvirrubro

  6. Ter mais seguidores no twitter não quer dizer que o clube tenha mais torcedores, é só olhar o santos que com certeza não têm uma torcida maior do quê a do vasco e o meu náutico que têm mais seguidores que o santa cruz. se for pelas pesquisas já teve uma que mostrou que o corinthians era a segunda maior torcida de pernambuco(sem chance), mas isso tudo não passa de uma besteira, a torcida do sport diz que a torcida do náutico cabe numa kombi, mas contra a portuguesa numa terça-feira à noite o públco foi de 16548 o sport jogou num sábado á tarde, dia e horário bem melhores,contra o guarani e levou pouco mais de 19000 pessoas. só pouco mais de 2000 pessoas de diferença e se acham… e ano passado quando o náutico brigava pra não cair colocou 18953 torcedores contra o vila nova o sport lutando pra subir jogou contra o santo andré com pouco mais de 15000.

  7. Prezado Ivanildo,

    Talvez não me expressei bem, que o Sport Club do Recife tem a maior torcida de Pernambuco eu e você estamos cansados de saber, pois Data Folha, Ibope, Instituto de Pesquisa contratado pela FPF (para verificar pesquisa Data Folha), Instituto de Pesquisa da Maurício de Nassau, Senso das Torcidas do Blog dos Esportes (DP), CBF, Twitter, Orkut, etc, etc, etc, há muito tempo que confirmam que o Leão é sempre primeiro absoluto! O que me enche o saco são esses pseudo-repórteres que criam essa celeuma para ganhar audiência dos rubro-negros e dos pobres iludidos. No texto anterior, fiz minha análise com base em pesquisas oficiais e minha percepção, sempre buscando ser racional e nunca emocional. Então cabe perguntar: Quem de nós deve realmente estar incomodado? A verdade é que o Leão da Ilha incomoda, incomodou e sempre incomodará. Quanto ao seu público, concordo com você quando diz que comparece em número maior, porém devido às justificativas que mencionei (quantidade de jogos limitados na sua divisão, sem pay-per-view disponível, sem lugares para assistir,etc.), todavia podemos perceber que vem diminuindo drasticamente nesses últimos jogos, talvez sua torcida está acordando para vida e vendo que não faz tanto sentindo estar pagando “caro” para um time que não passa credibilidade. Enfim nobre, pode ficar com sua segunda alternativa, porque a primeira alternativa mostra que há anos o Sport Club do Recife tem a maior torcida do estado de Pernambuco e contra fatos não há argumentos!
    Um excelente feriado para usted. Saudaciones rojas y negras.

  8. Prezado Ivanildo,

    Talvez não tenha conseguido me expressar bem, que o Sport Club do Recife tem a maior torcida de Pernambuco eu e você estamos cansados de saber, a única coisa que me irrita é essa hipocrisia, conforme falei no texto anterior, é que alguns pseudo-repórteres criam essa celeuma com intuito de ganhar audiência dos pobres iludidos e dos torcedores do Sport. Frisei que nas pesquisas do Data Folha, Ibope, instituto de pesquisa contratado pela FPF (para apurar Data Folha), Instituto da Maurício de Nassau, ranking da CBF, Senso das Torcidas do Diário de Pernambuco, Twitter, Orkut, etc, etc, etc, só dá Leão da Ilha. Então pergunto: Quem entre nós tem maiores razões para estar incomodado? Eu nunca fui dogmático, isto é, nunca me basei em “afirmações inabaláveis” ou “achismos”. Apenas dei minha opinião com base em dados oficiais e também em minha percepções, que procuro ser o mais racional possível, mas pelo visto você que ficou incomodado. Também pergunto:Há algum Pay-per-view para os jogos do seu time? Como afirmei anteriormente, vocês não tem essa alternativa e tem uma quantidade limitada de jogos na sua divisão por essa razão tendem a encher seu estádio, aliás seu público vem caindo drasticamente, mostrando que aquela “fidelidade” tão mencionada não é tão imbatível como vocês fazem questão de afirmar. Quanto aos valores dos ingressos que você faz questão de ressaltar, se realmente estão tão superiores talvez também seja esse um dos motivos do público de vocês estar decrescendo. A única coisa que concordo com você é que sua torcida comparece mais, dados os esclarecimentos acima, no mais não há o que se questionar pois já não é mais novidade para nós. Desta forma, continue preferindo a sua primeira alternativa, porque a segunda é exclusivamente Sport Club do Recife!
    Enfim companheiro, espero ter esclarecido meu ponto de vista sem deixá-lo incomodado…

  9. Para Márcio César:
    Se um torcedor arruma tantos argumentos pra dizer que sua torcida é a maior, é porque algum fato o está incomodando. Um clube que tem um estádio para 30.000 torcedores e só consegue colocar uma média de 17.000 em jogos da Série B e vê o seu rival (Santa Cruz) com uma média de 35.000  em jogos da Série D, (por sinal, a maior média nacional em todas as séries), inclusive com ingressos a R$ 15,00 e R$ 30,00 (na Ilha tem ingresso a R$ 10,00), faz o torcedor viver procurando qualquer brecha pra dizer que sua torcida é a maior. Entretanto, entre ter a maior torcida ou ter a que mais vai aos estádios, eu prefiro a segunda opção, não obstante estarmos ganhando nas duas.

  10. Já público e notório que o Sport é, indiscutivelmente, a maior torcida de Pernambuco e também do Nordeste, haja vista todos os institutos de pesquisas do País apontarem para esse fato. Além do ranking da CBF mostrar o Leão da Ilha como melhor colocado no Nordeste sempre. É uma pena que alguns “jornalistas” ainda insistam em levantar a “moral” de um certo time de 4ª categoria a fim de ganhar audiência da torcida do Sport. Sempre no Galo da Madrugada, shows, etc, fica mais que evidente quando algum artista, local ou nacional, puxa o grito das torcidas de Pernambuco e, como sempre, o grito dos rubro-negros é infinitamente superior. O argumento que é utilizado para tentar engrandecer a segunda maior torcida é a capacidade do estádio deles, porém há diversas justificativas que refutam essa tese:
    1- Muitos torcedores do Sport, devido à constante violência nos estádios, preferem assistir aos jogos em bares e restaurantes;
    2- Muitos torcedores do Sport aderem à TV por assinatura;
    3- A torcida do Sport é muito mais exigente, isto é, não basta vencer, tem que convencer;
    4- Diferentemente do Sport que tem 19 jogos na Ilha do Retiro, eles tem apenas, salvo engano, 4 jogos, isto é, se não se classificarem o ano termina para eles e, novamente a FPF terá de antecipar a Copa Pernambuco. Logo, mesmo que o time vá mal a torcida continua comparecendo.

    Por fim, argumento que tamanho de estádio e comparecimento aos jogos não é critério para definir tamanho de torcida, pois em 2008 o Fluminense disputou a final da Libertadores e lotou o Maracanã, mas a maior torcida do Rio e do Brasil é a do Flamengo. Desta forma, não adianta forçar a barra, pois a maior torcida do estado de Pernambuco é a do Sport Club do Recife que supera o somatório da segunda e da terceira torcidas rivais.

  11. Surpreendente não, Cassio. Apesar da grande maioria ser povão, nossa gigante torcida também é a maior em outras classes sociais. Com o aumento da renda das classes mais pobres, o avanço da classe média por consequência, a participação dos rubro-negros com PC e internet também aumentou.

    Saudações rubro-negros do Leão da Ilha.

  12. Surpreendente não é… Até porque nas ultimas pesquisas o Sport aparece com maior torcida que o Bahia, Fluminense e Botafogo. E você iria esperar que o Atlético Paranaense, o Atlético Mineiro e o Coritiba teria mais torcida virtual do que o Sport ? Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*