Nenhum estádio da Copa do Mundo de 2014 terá alambrados.
Trata-se de uma exigência presente no Padrão Fifa para as doze arenas (veja aqui).
Obviamente, este será o modelo adotado na Arena Pernambuco.
No entanto, o estádio em São Lourenço da Mata, que terá capacidade para 46.214 pessoas, poderá passar por um processo de transição estrutural após o Mundial.
O palco será liberado definitivamente pela Fifa em meados de julho de 2014. Aí, existe a possibilidade de ser colocada uma proteção entre a arquibancada e o gramado.
Em tese, seriam alambrados menores ou uma tela de acrílico, como em La Bombonera.
O Consórcio Arena Pernambuco admite estudar a ideia da transição.
A decisão deverá ser tomada após o comportamento dos torcedores nos jogos. Se for ordeiro nos primeiros meses, o projeto será descartado.
Outras arenas no país deverão passar pelo mesmo processo,algo semelhante ao que ocorreu na Inglaerra, há mais de duas décadas.
Aqui, para facilitar a transição, as torcidas organizadas deverão ficar no anel superior…
Você acha que será necessário algum tipo de alambrado na Arena Pernambuco?
eu acho que não é preciso alambrado. os torcedores estão conscientes que eles vão lá pra assistir a uma partida de fotebol, não pra fazer barderna ou faltar com respeito com o proximo.
Isso vai depender unica e exclusivamente da criação de medidas mais severas pra quem não se comportar. Hoje, o cara sabe que se invadir o gramado vai levar uns tapas da polícia e semana que vem tá de volta. A partir do momento que ele for vetado, passar mais tempo detido entre outros castigos, vai deixar de fazer merda.
O comportamento do torcedor nunca vai mudar. Isso, infelizmente, é do brasileiro. O que tem mudar são as consequências pra quem erra.
Fico bege só de pensar um clássico contra o Sport na minha Arena, aqueles selvagens são capazes de tudo e podem ser violentos com a única torcida ordeira, luxuosa e high society de Pernambuco: a torcida do meu Náutico!!!!
Acho que ainda é necessário a instalação de um alambrado. Como o amigo Pedro disse, ainda falta civilidade a muitos torcedores.
É necessária uma mudança de comportamento dos torcedores, aprendendo que campo é local exclusivo dos jogadores. O ideal é ficar sem alambrado. Se colocado, será a admissão da impossibilidade de o torcedor pernambucano agir com civilidade.