Um campo de jogo padronizado em todos os estádios do planeta.
Após quase 150 anos, o futebol poderá ter, enfim, um gramado padronizado.
Atualmente, as medidas permitidas pela Fifa são de 90 a 120 metros de comprimento e de 45 a 90 metros de largura, resultando em um formato retangular, obviamente.
Para partidas internacionais, a recomendação da entidade é mais específica, entre 100 e 110 metros de comprimento e 64 e 75 metros de largura.
Aos poucos, no entanto, a Fifa definiu a dimensão a ser unificada: 105m x 68m.
Para a Copa do Mundo de 2014 esse será o tamanho único, já oficial. Até mesmo o gramado – possivelmente do tipo bermuda- deverá ser a mesmo nas doze arenas.
Na Itália, todos os estádios da primeira divisão do Calcio já contam com o formato.
Os três estádios do Recife têm 105 metros de comprimento. Na largura, eis os tamanhos dos gramados: 70m (Aflitos), 73m (Arruda) e 78m (Ilha do Retiro).
Na sua opinião, é melhor definir um padrão único de tamanho para os campos ou continuar com modelos diferenciados, seguindo a vontade de cada clube?
Acho que o tamanho deve ser definido por cada clube, pois isso também acaba fortalecendo o “fator casa” nas partidas.
Parabéns Cassio,
Uma matéria curta e bem direta,boa para esclarecer as pessoas sobre o futebol e suas regras.
Isso só mostra a desordem no futebol. Dentro dos padrões FIFA, a diferença pode chegar até a 1850m². Isso é um absurdo! Por isso que aquele campo do Serra Talhada está dentro dos padrões…
Será que os Aflitos tem o mesmo comprimento que Arruda e Ilha? Lá nos Aflitos o cara dá um chutão da sua área e a bola sai na outra linha de fundo, acho muito menor que nos outros dois.
Cassio ,
Na Inglaterra , todos os gramados na Premier também já obedecem ao padrão 105×68. Lá , inclusive , um estádio para ser aprovado para a competição , precisa ter essas dimensões. Na Europa , dizem que assim o jogo fica mais dinamico.
No volei , no basquete e no futsal já existe essa padronização. É justo.