Sport, Náutico, Santa e Central na Série A de 1959 a 2011

Campeonato Brasileiro

Há dois anos, a Confederação Brasileira de Futebol unificou todos os dados do Campeonato Brasileiro, criado em 1971, aos torneios nacionais precursores, a Taça Brasil (1959-1968) e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa (1967-1970).

Assim, campanhas das três competições passaram a ter o mesmo peso.

Qual seria, então, o retrospecto absoluto dos grandes do estado?

Além do trio do Recife, Caruaru também já representou Pernambuco na competição, através do Central, em 1979 e 1986, anos em que o estado emplacou quatro times na elite.

Considerando de 1959 a 2011, confira. No fim do ano, a atualização das estatísticas.

Sport
723 jogos (34 participações)
249 vitórias (34,4%)
203 empates (28,1%)
271 derrotas (37,5%)
845 gols marcados (1,16/jogo)
866 gols sofridos (1,19/jogo)
Melhor colocação: 1º lugar, em 1987

Náutico
590 jogos (32 participações)
194 vitórias (32,8%)
142 empates (24,1%)
254 derrotas (43,1%)
711 gols marcados (1,20/jogo)
800 gols sofridos (1,35/jogo)
Melhor colocação: 2º lugar, em 1967

Santa Cruz
481 jogos (23 participações)
144 vitórias (29,9%)
159 empates (33,1%)
178 derrotas (37,0%)
570 gols marcados (1,18/jogo)
672 gols sofridos (1,39/jogo)
Melhor colocação: 4º lugar, em 1960 e 1975

Central
32 jogos (2 participações)
7 vitórias (21,9%)
11 empates (34,4%)
14 derrotas (43,7%)
30 gols marcados (0,93/jogo)
48 gols sofridos (1,50/jogo)
Melhor colocação: 36º lugar, em 1986

65 thoughts on “Sport, Náutico, Santa e Central na Série A de 1959 a 2011

  1. Pra constar Sport veio ganhar dois penta campeonato após ele ter entrado na liga dos 13 em 1997 antes , Sport tinha 27 títulos estadual santa cruz tinha 23 por ser um clube mais novo fundado em 1914 onde só virou clube profissional em 1934 muitas pesquisa são deficientes não conta verdade dos clubes , essa vaga da liga 13 era do santa cruz no qual foi criada na copa união 16 maiores clubes do país santa cruz estava incluído saiu pq alguem da gestão do santa cruz na época vendeu a vaga a os cartolas

  2. KKKKKKKKKKKKK, xicote campeão de 87? Aonde está escrito isso? No tribunal de justiça? kkkkkkkkk, me diga quanto foi o placar da final?

  3. o santa meresia ir para serie b por que ele é o melhor so por que o esport tevi mais vitoria não significa que ele é o melhor não o esport é urubu e o santa é o lobo suberiano kkkkkkkk santa cruz santa cruz vivendo passados e glorias santa cruz santa cruz viva mais essa vitória sanntttttttttaaaaaaaaa cruzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  4. outra coisa em trinta anos pra cá se somar os títulos do goguinho colorido e das barbys não chegar nem a 1\4 dos títulos do SPORT.
     

  5. Essas barbys que agora é feito goiba verde por fora e rosa por dentro, só pq está na serie A em 2013 fica contando goga e o outro goguinho colorido gozando no que é dos outros, esqueçam o SPORT  que é infinitamente maior clube de PE pois nunca foi serie C OU D  e não ganhou dinheiro do flumenense para calar a boca e ficar na serie B enquanto o flumenense iria para serie A sem jogar nenhum jogo para ter o acesso, virada de mesa pura. fica quietas meninas pois o sport sobe em 2013 e as barbys cai e o goguinho colorido fica aonde está serie C que é o lugar dele.

  6. Um leseira vem dizer que o Nautic voltará a ser,em alguns anos,o maior time do estado e do Nordeste,coisa que nunca foi.Cita garagem de remo e outras coisas mais.kkkkk.Vale tudo pra querer ser maior que o Sport,mas tudo mesmo,até o que não tem lógica!Em títulos não chega aos pés,em patrimônio tbm.Se for falar de remo,falo em outros esportes,onde o leão tem representatividade e a barbie não tem nenhuma.Da cobra cipó me recuso a falar pois é a  vergonha do estado,só vive lá embaixo e em crise financeira,chamando torcedores pra doar um real para pagar contas de luz.Realmente lá no Rio dizem que o Flamengo é o campeão de 87,principalmente os flamenguistas e não podia ser diferente.Façam o seguinte:Perguntem à Cbf e a justiça e terão a resposta.Se o Flamengo era tão superior,tinha jogado contra o Sport,apanhado e rconhecia hj quem é o verdadeiro campeão.Era simples demais,um joguinho a mais não ia fazer diferença.Quem disputou a libertadores foi o Sport,e depois disso já disputou de novo,e fez boa campanha,send eliminado injustamente pelo Palmeiras nos penaltys.Podem não aceitar mas a verdade tem que ser dita:Sport recife,maior campeão do Norte-Nordeste!

  7. Cássio!

    Valeu meu caro!  A torcida centralina agradece. Afinal somos o único do interior a ter disputado série A.

    Antonio de garanhuns, um abraço, meu caro. Dias melhores virão ao nosso central. Até o próximo jogo em garanhuns como aquele central 2×0 sete. Inesquecível classificação.

  8. VEJAM OS TIMECOS QUE O IPÓT JOGOU PELA 2ª DIVISÃO DE 87 (MÓDULO AMARELO):
    RIO BRANCO, TREZE, BANGU, JOINVILE, CSA, NÁUTICO, AMÉRICA DO RIO, CRICIÚMA, VITÓRIA, PORTUGUESA, INTER DE LIMEIRA, ATLÉTICO GOIANIENSE, CEARÁ, NÁUTICO, GUARANI E ATLÉTICO PARANAENSE.
    LOGO, O IPÓT FOI CAMPEÃO DA 2ª DIVISÃO, OU SEJA, HOJE, A SÉRIE “B”, JÁ QUE NÃO JOGOU COM NENHUM TIME DA SÉRIA “A” DESSE ANO, OU SEJA, FLAMENGO, FLUMINENSE, BOTAFOGO, VASCO, SÃO PAULO, SANTOS, CORINTHIANS, PALMEIRAS, CRUZEIRO, ATLÉTICO MINEIRO, INTERNACIONAL, GRÊMIO, SANTA CRUZ E BAHIA.
    ESSES ERAM AS EQUIPES DA SÉRIA “A” DE 1987 (MÓDULO VERDE).
    ÊI, IPÓT, VÁ RALAR.
    VIVA O FLAMENGO, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87 E HEXA TAMBÉM É LUXO.
    RUMO AO HEPTA……KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
     
     
     
     

  9. Marco,

    Muito justo o seu pedido. Vou considerar até que foi um erro do blog não ter colocado o Central antes. Está na lista agora. Abraço!

  10. Cássio!

    Atualiza o site colocando as participações do central na série A (1979 e 1986). Afinal é um time de pernambuco, não?

  11. KKKKK Faltou dizer que em 1987 foi sem jogar!! kkkkk Sem a sentença não vale nada!!! kkkkkkkkkkkkk

  12. SABE PQ O FLAMENGO NÃO BOTA AS ESTRELAS DE CAMPEÃO BRASILEIRO NA CAMISA????? PQ ELES SABEM Q NÃO SÃO CAMPEÕES DE 87!!! E TERIA Q BOTAR 5 ESTRELAS, PARA TODO MUNDO VER Q O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO DE 87!!! O SPORT SIM, BOTA SUAS ESTRELAS PRA TODO MUNDO VER!!!!

  13. ATÉ ISSO O GLORIOSO É O MELHOR!!!
    EM RESPOSTA A ALGUNS TORCEDODES DO FLAMERDA; O CAMPEÃO DE 87, JOGARIA A LIBERTADORES DE 88, E O Q ACONTECEU?? O SPORT JOGOU A LIBERTADORES, E O FLAMERDA FICOU CHUPANDO DEDO!!! TEM JEITO NÃO, SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87!! EU SEI Q É CHATO, O MAIS CHATO AINDA, É Q É VERDADE!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>