A aposentadoria do melhor jogador pernambucano de futebol na história

Rivaldo anuncia a aposentadoria no futebol em 15/03/2014. Foto: twitter.com/RIVALDOOFICIAL

A certeza de que chegou a hora de parar é a maior das dúvidas para um jogador.

Para quem surgiu do nada, nos campinhos de terra batida aos templos do futebol com até 100 mil pessoas aplaudindo de pé, do nome comum ao reconhecimento.

Deixar o campo não deve ser fácil, imagino. Eu e qualquer torcedor. O craque sabe que não é e tenta vencer o tempo de todas as formas…

Mas o fim chega, para todos. Até para Rivaldo, eleito como o melhor do mundo em 1999 e campeão mundial como estrela da Seleção em 2002. Dono de um talento impressionante, na mesma proporção de sua timidez.

Perto de completar 42 anos, o maior jogador nascido em Pernambuco já dividia a função de atleta e presidente no Mogi Mirim. Passou tanto tempo em campo que até atuou profissionalmente ao lado do filho Rivaldinho, de 18 anos.

Sem o mesmo rendimento que o consagrou, o craque surgido no Santa Cruz anunciou neste sábado a sua despedida do futebol. Foram 14 clubes na carreira, dos gigantes Barcelona e Milan aos obscuros Bunyodkor e Kabuscorp, já na curva descendente, na luta contra a decisão irrevogável.

Nascido em 19 de abril de 1972, em Paulista, com o nome Rivaldo Vitor Borba, ele transformou “Rivaldo” em sinônimo de futebol, em qualquer canto do mundo…

Confira o texto publicado por Rivaldo em sua despedida oficial.

Com lágrimas nos olhos, hoje gostaria de primeiramente agradecer a Deus, minha família e a todos pelo apoio, pelo carinho que recebi durante esses 24 anos como jogador. Hoje, venho comunicar a todos os torcedores do mundo que minha história como jogador chegou ao fim. Somente tenho que agradecer pela linda carreira que construí durante esses anos. Foram muitos os obstáculos, os desafios, renúncias, saudades, decepções, porém foram muito maiores as alegrias, as conquistas, crescimentos, mudanças.

Algumas vezes ensinando outras aprendendo, mas nunca perdi meu foco, sempre com dedicação, determinação e direção de Deus. Nesta longa jornada, muitas pessoas passaram pela minha vida, alguns por um período, outros amigos que permanecem até hoje. Construí minha carreira em cima de um milagre, saindo de Paulista, sem nenhum recurso financeiro, sem empresário, incentivos apenas familiar, desacreditado por médicos e técnicos, vi um sonho distante se tornar realidade.

Com persistência, dedicação e principalmente com a mão de Deus, cheguei a ser reconhecido como melhor jogador do mundo, pentacampeão mundial, entre muitos outros títulos importantes na história do futebol. Entre troféus, medalhas, premiações e títulos, em uma terra onde tudo se consome, deixo aqui uma história, talvez um exemplo, mas com certeza um testemunho de que vale a pena crer e lutar. 

“Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre”. 1 Corintios 9:25 

Obrigado, Rivaldo!

Rivaldo, campeão mundial com a Seleção Brasileira em 2002

14 Replies to “A aposentadoria do melhor jogador pernambucano de futebol na história”

  1. Givanildo jogou no Santa, Corinthians, Fluminense, Seleção Brasileira, Sport. Falcão chegou a ser reserva dele.

  2. Givanildo jogou no Santa , Corinthians , Fluminense, Sport, SELEÇAO BRASILEIRA, , onde Falcão iniciando foi seu reserva.

  3. Valeu Rivaldo! Melhor jogador da Copa de 2002. Considero que essa Copa nos foi dada por você. Ao contrário de Ronaldo, que por imposição da Nike nos tirou a Copa em que adoeceu e mesmo assim entrou em campo para nos dar os vergonhosos 3×0 em favor da França e em em que participou de sua última Copa sendo convocado com vários quilos a mais e sem nenhuma condição de jogador de Seleção Brasileira. Eterno Rivaldo, sem nenhuma dúvida entre os 5 melhores jogadores brasileiros de todos os tempos, pois brilhou como uma estrela sem as grandes mídias e empresas que inflam o futebol medíocre dos que lhes dão os maiores lucros. Parabéns Rivaldo e que Deus te proteja nessa sua nova fase. Acho que o Santa Cruz deveria fazer-lhe um jogo de despedida na sua festa de 100 anos!

  4. varisco Maciano
    | 17.03.14 | 01h

    Falar de Rivaldo não é difícil.

    Maior camisa 10 da seleção brasileira após Pelé, craque e integro por onde passou…

    E o que o senhor Rivaldo Vítor Borba Ferreira provocou dentro dos gramados ao redor do mundo não foi menos do que uma superação de vida. Foi um milagre a carreira dele ter alcançado, contra tudo e contra todos, este patamar.

    Sabe aquele meia que faz qualquer atacante jogar melhor? As vezes não só atacante. Esse meia era o pernambucano Rivaldo. Todos ao seu redor cresciam. Todos que foram monstros com ele, e meia boca sem ele. Casos a parte, Rivaldo fez de R.Gaúcho ter sua a melhor fase com a amarelinha. Rivaldo fez de Ronaldo Fenômeno o maior artilheiro em copas do mundo.

    Foi graças ao Pernambucano que o Brasil foi campeão de 2002, porque ele foi capaz de ser o melhor jogador nas três partidas mais difíceis da seleção no torneio (Turquia, Bélgica e Inglaterra); tendo marcado gol e dado passe, aplicando com eficiência a aposta de Luís Felipe Scolari.

    Astros do futebol ganhando milhões vendendo apenas a imagem em lucrativos acordos publicitários? Não, ele estava longe desses holofotes. Tímido, pacato, Rivaldo se resumiu a falar com os pés. Mas, nesse caso, ele Gritou.

    É pouco? Vale lembrar que Rivaldo sempre foi escanteado pela mídia maior brasileira. A campanha contra ele sempre foi muito forte. Muito diferente de camisas 10 de outrora que só fizeram decepcionar o Brasileiro. E, mesmo assim, ele chegou lá.

    O filho de Romildo sempre conservou a imagem de bom moço e nunca precisou convocar a imprensa para dizer absolutamente nada, nem mesmo para avisar de sua aposentadoria, pois foi utilizado o Aplicativo “Instagram”.

    Rivaldo deu uma aula de que, mesmo odiado pela imprensa, conseguia representar o Brasil com integridade; honrou o prêmio de melhor do mundo conquistado em 1999 e trouxe orgulho para seu povo, para sua terra.

    Isso já basta para o canhoto das pernas tortas.

    Nesta última sexta, 5 dias após jogar seu jogo de número 900 como profissional e tendo jogado duas partidas ao lado de seu filho, talvez um feito inédito para o futebol, o senhor Rivaldo Vítor Borba Ferreira se despediu da sua arte, o futebol, que tanta alegria deu ao povo brasileiro.

    Good Bye, Rivaldo! Você não precisou da mídia para estar nela, mas ela precisou de você para sermos PENTACAMPEÕES.

    Obrigado por tudo, Melhor jogador do mundo de 1999 e, pra mim (e pra muitos), Melhor jogador da copa de 2002.

    http://www.youtube.com/watch?v=q10GLf6dlbQ

  5. com todo respeito ao finado dr. sócrates, rivaldo tinha combinava não só elegância com a bola nos pés, mas elegância, habilidade e artilharia. precisão impressionante, legítimo camisa 10… valeu rivaldo, mais um grande pernambuquinho dos gramados do mundo!

  6. Caro Antonio Carlos, o Rivaldo não foi trocado por banana(se ocorresse hoje sim!) Naquela época estava surgindo a tal “valorização” que hoje abrange o mercado futebolístico! RIVALDO Grande Gênio Mundial!!!!!!
    Francisco Feitosa, leia abaixo o que diz o Wikipedia e veja que Givanildo Oliveira foi campeão pelo SANTA CRUZ( Penta), Corinthians e Fluminense. Jogou na Seleção Basileira… Foi técnico do náutico e sport… Hoje o pai dos burros é o Wikipedia!!!!!! Segue:
    “Como jogador de futebol, era um volante rápido, com grande movimentação em campo e de passe extremamente preciso. Começou no Santa Cruz, pelo qual foi pentacampeão pernambucano (1969-1973) e depois bicampeão entre 1978-79. Foi um dos principais jogadores do Corinthians que conquistou o Campeonato Paulista de Futebol de 1977. Jogou também no Fluminense (campeão carioca em 1980) e fez 13 partidas pela Seleção Brasileira de Futebol.”
    Saudações Tricolores!!!!!!

  7. Indiscutivelmente o melhor jogador de PE e talvez entre os 10 melhores jogadores do brasil em todos os tempos. Parabéns!

  8. Caro Paulinho Muniz, vc está equivocado, Rivaldo começou a carreira no Santa Cruz, mas foi desprezado indo então para o Mogi Mirim a troco de banana e isso já foi revelado e é fato, quem realmente abriu as portas para o Mundo do Futebol foi o então Mogi Mirim e não é a toa que o mesmo é dono, presidente e jogador do clube que literalmente ele sempre ajudou e Ama. Abraço.

  9. Sylvio, vc faz uma lista de jogadores pernambucanos que considera craques, mas o Givanildo, que você incluiu na lista, não está nem de longe à altura de figurar como craque. com a melhor boa vontade eu colocaria esse cabeça de bagre como um jogador esforçado, com alguma visão de jogo. Ele sequer chegou a ser cotado para jogar nos maiores times. Foi uma lamparina sem luz…

  10. Rivaldo. Um jogador predestina ao sucesso. Iniciou sua brilhante carreira no Santa Cruz, clube que jamais esqueceu por o ter revelado ao mundo. Rivaldo não brilhou somente como jogador de futebol. Foi um craque na arte da humildade e respeito aos seus semelhantes. Diferente de muitos outros que gostavam de badalação, eis um homem quieto e simples. Nunca permitiu que a vaidade se apoderasse dos seus desejos e ações. Brilhou nos campos do mundo e deixa um exemplo singular do que é ser famoso e manter-se igual.
    parabéns Rivaldo!!! – Orgulho da Nação Tricolor!!!

  11. Gênio, jogou muito no Mogi Mirim, Corinthians, Palmeiras, La Coruña, Barcelona e Olympiacos. Melhor brasileiro na Copa de 98, e melhor da Copa de 2002, sendo campeão.

    No entanto, acho que apesar do tempo distante, Ademir foi mais representativo, e pelas declarações e raros vídeos acredito ter sido mais jogador. De toda maneira, está no seleto grupo de craques pernambucanos, ao lado de Vavá, Almir, Juninho, Manga, Givanildo e outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*