Bíblia do Flamengo admite que havia o cruzamento com o Sport em 1987

Bíblia do Flamengo. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

A redação do Diario de Pernambuco costuma receber dezenas de livros todos os anos. As publicações são enviadas ao jornal tanto pelas editoras quanto pelos próprios autores. O fato ocorre até na editoria de esportes.

Por aqui, chegou a Bíblia do Flamengo, já em sua segunda edição, de 2010.

Do livro de 205 páginas escrito por Luís Miguel Pereira, com prefácio do ídolo Zico, houve o interesse imediato do blog, claro, sobre a versão do rubro-negro carioca acerca do polêmico Campeonato Brasileiro de 1987.

Para a minha surpresa, a bíblia flamenguista não esconde o ponto-chave do caso, com a previsão dos cruzamentos entre os módulos amarelo e verde, com um cruzamento envolvendo Sport, Guarani, Flamengo e Internacional.

Eis a íntegra do texto presente na página 65. Um versículo importante do futebol.

Os trechos sublinhados são as observações do blog…

Resposta a verdade de um título

Em 1987, o Campeonato Brasileiro foi dividido em dois módulos, verde e amarelo. O Flamengo venceu o primeiro enquanto o Sport ganhou o segundo. O regulamento previa o cruzamento dos dois campeões para apurar quem ficava com título desse ano. Mas o Flamengo se recusou a defrontar o Sport, por considerar a vitória no módulo verde chegava para ser campeão. A CBF promoveu então um encontro Sport e Guarani – 1º e 2º do módulo amarelo – para apurar o vencedor. O Sport venceu e foi declarado oficialmente campeão brasileiro de 1987. Mas o Flamengo e a maioria da opinião pública atribuiu sempre o título aos rubro-negros, no caso, o tetracampeonato, já que o campeonato do módulo verde foi organizado pelo Clube dos 13, integrando os clubes brasileiros mais fortes. Em 2009, na festa de comemoração do hexacampeonato para o Flamengo, a CBF – através do seu presidente, Ricardo Teixeira – reconheceu pela primeira vez que o título de 1987 também foi ganho pelo Flamengo. “Desejo boa sorte para a Patrícia (presidente do Flamengo) e, por favor, quero ser heptacampeão”, disse Ricardo Teixeira confirmando o hexa e, por consequência, o tetra 87.

Bíblia do Flamengo, página 65. Foto: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

28 Replies to “Bíblia do Flamengo admite que havia o cruzamento com o Sport em 1987”

  1. É incrível como até os estudiosos da bola erram nessa história que não acaba nunca! O campeão brasileiro de 1987 é o Flamengo, disso só tem dúvida quem não entende e não sabe da verdadeira história. A CBF tava quebrada, não tinha condições de organizar o campeonato daquele ano. Aí, o Clube dos 13 (os 13 maiores clubes do Brasil e + 3 convidados resolveram o imbróglio e organizaram a famosa Copa União de 1987. Vendo o sucesso do campeonato, a CBF que não é boba, resolveu entrar na jogada dividindo a Copa em módulos, sendo que desde o inicio dessa trapaça os clubes envolvidos não aceitaram o cruzamento e na final deu Mengo. Como falaram acima, a final do campeonato organizado pela CBF nem campeão teve, todos se abraçaram como campeões. O problema é esperar que uma justiça que nada entende de futebol resolva essa situação! Mesmo assim, acho que seria viável pra acabar com essa tremenda sacanagem considerar ambos como campeões brasileiro de 1987, pois nem Sport, muito menos o Flamengo tem culpa da bagunça que é a CBF e o futebol brasileiro! Resta alguma dúvida? Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=yRJ2Zo7_akQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*