Durante cinco anos o site oficial da Fifa contou com uma versão em português.
A estrutura online planejada para o público brasileiro foi extinta neste 22 de dezembro de 2014.
A ideia, claro, foi fundamentada na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Durante o período, a cobertura das obras e do futebol no país renderam muitos cliques ao portal da entidade sediada em Zurique.
A língua portuguesa foi o sexto idioma a entrar no portal, criado em 1994. Antes, já havia conteúdo em inglês, francês, espanhol, alemão e até árabe.
Com o fim (e o sucesso) do Mundial, a federação ainda deu um crédito de cinco meses até o fim do conteúdo em língua portuguesa. Agora, encerrou o trabalho.
Ao clicar na opção “português”, o internauta é direcionado para uma a “novidade” do site oficial. Eis a íntegra:
A Copa do Mundo da FIFA 2014 se foi, e as emoções do torneio no Brasil vão ficar para sempre na memória de todos. Mas o FIFA.com segue aqui, sempre acompanhando de perto, com conteúdo exclusivo, cada passo que é dado pelo mundo do futebol afora.
Acesse agora em um dos nossos cinco idiomas:
Inglês
Espanhol
Francês
Alemão
Árabe
E logo mais será a vez de integrar o conteúdo em russo, de olho em 2018!
Pois é. Mesmo com um histórico recorde de cinco títulos mundiais e a organização de duas Copas, o Brasil acabou alijado no quesito informação.
Segundo os dados da IBGE, o Brasil tem 86,7 milhões de usuários de internet com 10 anos ou mais. Público havia, e muito.
Contudo, deve estar faltando dinheiro para manter a estrutura online. Até porque em 2013 a reserva financeira da Fifa chegou a “apenas” US$ 1,432 bilhão…
A verdade é que faltou respeito ao público brasileiro mesmo.