Em 14 jogos disputados por Santa Cruz e Sport, os atacantes Betinho e Elber marcaram apenas 5 gols. Pouco? Pois ambos terminaram o campeonato estadual dividindo a artilharia, de forma histórica. A última vez que o goleador máximo marcara tão poucos gols havia sido em 1927, quando Chiquito e Piaba, ambos do extinto Torre, balançaram as redes 9 vezes em 12 rodadas.
O que torna a “artilharia” de 2015 ainda mais curiosa é o fato de que a federação anunciou a mudança de critério no último dia da competição, 3 de maio. Tão em cima da hora que a diretriz técnica da FPF ficou para o dia seguinte.
Até então, a entidade considerava os dois hexagonais e o mata-mata. Porém, a decisão no apagar das luzes retirou o hexagonal que definiu os dois rebaixados à segundona – o que, de certa forma, contemplou só a fase principal. Pior para o centroavante Kiros, do Porto, que terminou a competição geral com 19 gols, nenhum deles na lista final do Pernambucano. Isso porque fez 10 no primeiro turno (Taça Eduardo Campos) e outros 9 no hexagonal da permanência.
Respeitando a (nova) regra, Betinho e Elber escreveram seus nomes na artilharia, sendo o 31º do Tricolor e o 23º do Leão. Haja contraste em relação ao recorde em uma edição, de 40 gols, uma marca dividida entre o alvirrubro Baiano (1982 e 1983) e o rubro-negro Luís Carlos (1984). Oito vezes mais.
Obs. Segundo o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, em 13 edições locais, entre 1915 e 1932, não há registro sobre o artilheiro.
O campeonato esta medíocre porque tem um presidente medíocre, mudar a regra no final do campeonato é ser idiota.
Sou rubro negro e acho ridículo o que esse presidente fez esta acabando com o campeonato pernambucano com essa forma de disputa e agora para mostrar como ele é tendencioso para os times da capital ainda rouba a disputa de artilharia mudando as regras no final do campeonato.
O kyros jogou o pernambucano e como tal todos os gols dele é valido e mudar isso é VERGONHOSO para nosso estado, isso mostras como a federação esta fraca e tendenciosa.
Concordo com o Rafael, o Elvson “surtou” ou tem problemas com o Kássio, realmente o nível técnico dessa competição esta abaixo da crítica. O artilheiro Betinho é se comparado (reserva de Caça Álcool), o Elber apesar de ser bom jogador pra fazer um gol, tem que perder cara a cara uns trinta, o Central time quarto colocado é uma das equipes mais medíocres já vista, com jogadores “cai, cai” e goleiro frequentador do SUS, porque cada defesa (não é um flash), é uma visita do médico ao campo e pra terminar o regulamento é um dos piores. Agora entendo pq o Evandro não pratica direito, já pensou essa murrinha julgando leis,kkkkkk
Sinceramente, não entendi o que o Elvson Aquino quis dizer. O Cássio por acaso mentiu? Onde ele desrespeitou os leitores?? Kiros, por acaso, não fez 19 gols no campeonato pernambucano? Ou foi um outro campeonato??
Amigo, ou voce é tendencioso ou lhe falta a capacidade de análise.
Com todo respeito,mas diante da enchurrada de graduados em jornalismo,propiciando assim uma grande oferta de mão de obra e baixa demanda de marcado,creio que explica o conteúdo de seu texto.
Por favor respeite mais os leitores.
Elvson Aquino