Uma plataforma internacional de scout foi contratada pela CBF para o uso de todos os clubes inscritos nas quatro divisões do Campeonato Brasileiro. Logo, seis clubes pernambucanos foram contemplados com o sistema elaborado por uma empresa italiana: Sport na A, Náutico e Santa Cruz na B, Salgueiro na C e Central e Serra Talhada na D. Trata-se de uma ferramenta de análise de desempenho técnico e tático para o auxílio na montagem dos elencos.
No mercado desde 2004, a Wyscout enumera os perfis de 273 mil jogadores mundo afora, com mais de 124 mil partidas analisadas em 150 campeonatos diferentes. Ao todo, 80 países entraram no raio de acompanhamento, incluindo o Brasil, naturalmente. O trabalho principal ocorre a partir da cobertura de vídeo, detalhando as atuações de todos os jogadores. Claro, nem todos os torneios possuem registros dos 90 minutos em todas as partidas (vide a Série D). Assim, as fichas de alguns atletas são filtradas, contando com jogos, gols, registro de lesões, idade e histórico de transferências, um ponto importante.
Num scout completo, contudo, há dados como percentual de passes certos, finalizações, assistências, mapa de atuação, tempo em campo e estilo dos gols marcados. Neste caso, as Séries A e B, com os 760 jogos televisionados, cabem perfeitamente. O curioso é que entre os 379 clubes/clientes do Wyscout, pagando mensalidades para obter a planilha, já estavam Náutico e Sport, juntamente a potências como Barcelona, Bayern de Munique, Milan, Manchester United, Boca Juniors e Porto. Agora, adicione até o Serra Talhada…
FANTÁSTICO
AJUDARÁ CLUBES COM MENOS ESTRUTURA A TER UMA
ANÁLISE MAIS DETALHADA DELE E DOS OUTROS CLUBES.
Como é que o Sport dá em todo mundo, é pau no São Paulo, pau no Internacional, pau no “Vaixco”… mas a gente não pode ver o çanta crui em uma final de Pernambucano que abre as pernas. Vôte!