O ranking de clubes brasileiros no twitter, com usuários reais e fakes

A "auditoria" nos seguidores dos perfis oficiais de Sport, Náutico e Santa Cruz em 27 de julho de 2015. Crédito: twitteraudit.com

O Twitter tem 284 milhões de usuários cadastrados no mundo, dos quais 24 milhões nunca tuitaram, retuitaram ou curtiram qualquer mensagem na rede social, segundo a própria empresa, em documento enviado ao governo norte-americano. O reflexo disso, considerando as contas “fakes” (tratadas como inativas), se estende ao futebol, que tem no microblog um dos mais populares canais de comunicação. O site Twitter Audit, como o nome deixa claro, se propõe a fazer uma auditoria nos perfis. O blog levantou os rankings brasileiro, nordestino e pernambucano de clubes, com os dados absolutos e os números auditados, com o percentual ativos variando de 28% (Flamengo) a 87% (Íbis).

No Recife, o Sport teria 544 mil usuários fakes. Uma quantidade enorme, mas que, proporcionalmente, está na média dos demais times acima de 500 mil seguidores oficiais. Já o Santa foi o time local que apresentou o maior percentual de torcedores reais (44%), mas insuficiente para ultrapassar o Náutico.

No ar desde 2012, o site criado pelos canadenses David Caplan e David Gross tem a seguinte justificativa para avaliar usuários ativos e inativos: “Cada auditoria ocorre com uma amostra aleatória de 5 mil seguidores por usuário, determinando uma pontuação a cada seguidor. O score é baseado no número de tweets, data do último tweet e relação entre seguidores e amigos. A pontuação é usada para determinar se um usuário é real ou falso. Claro, este método de pontuação não é perfeito, mas é uma boa maneira de dizer se alguém com muitos seguidores cresceu de forma inorgânica ou desonesta”.

Abaixo, as duas listas (reais e absolutas), com a análise em 27 de julho de 2015.

Obs. Entre todas as contas consultadas, apenas uma está defasada na auditoria. O último levantamento feito no Corinthians ocorreu há um ano.

Ranking de seguidores reais no Twitter (ativos)

Top 5 // Pernambuco
1º) Sport (336.332) – 38%
2º) Náutico (21.670) – 40%
3º) Santa Cruz (16.620) – 44%
4º) Íbis (8.764) – 87%
5º) Salgueiro (3.129) – 84%

Top 20 // Nordeste
1º) Sport (336.332) – 38%
2º) Bahia (315.980) – 39%
3º) Vitória (217.376) – 31%
4º) Ceará (40.868) – 37%
5º) Fortaleza (24.368) – 36%
6º) Náutico (21.670) – 40%
7º) ABC (20.702) – 37%
8º) América-RN (18.169) – 36%
9º) Santa Cruz (16.620) – 44%
10º) Campinense (10.128) – 60%
11º) Treze (9.010) – 37%
12º) Íbis (8.764) – 87%
13º) ASA (7.807) – 74%
14º) Icasa (5.988) – 72%
15º) CRB (5.109) – 70%
16º) Sampaio Corrêa (4.848) – 47%
17º) Botafogo (4.687) – 83%
18º) Salgueiro (3.129) – 84%
19º) CSA (2.736) – 78%
20º) Moto Club (1.959) – 84%

Top 20 // Brasil
1º) São Paulo (1.055.114) – 44%
2º) Flamengo (737.204) – 28%
3º) Corinthians (697.502) – 34%
4º) Santos (633.916) – 40%
5º) Grêmio (540.406) – 35%
6º) Palmeiras (516.667) – 32%
7º) Fluminense (449.551) – 69%
8º) Cruzeiro (407.490) – 41%
9º) Atlético-MG (390.193) – 39%
10º) Vasco (381.295) – 37%
11º) Botafogo (377.717) – 60%
12º) Internacional (366.118) – 42%
13º) Sport (336.332) – 38%
14º) Goiás (319.696) – 62%
15º) Bahia (315.980) – 39%
16º) Figueirense (285.015) – 54%
17º) Atlético-PR (279.144) – 46%
18º) Coritiba (248.528) – 43%
19º) Criciúma (272.922) – 53%
20º) Vitória (217.376) – 31%

Ranking de seguidores no Twitter (ativos e inativos)

Top 5 // Pernambuco
1º) Sport (898.433)
2º) Náutico (56.524)
3º) Santa Cruz (40.190)
4º) Íbis (10.073)
5º) Salgueiro (3.747)

Top 20 // Nordeste
1º) Sport (898.433)
2º) Bahia (832.485)
3º) Vitória (721.563)
4º) Ceará (115.888)
5º) Fortaleza (70.654)
6º) ABC (58.022)
7º) Náutico (56.524)
8º) América-RN (51.179)
9º) Santa Cruz (40.190)
10º) Treze (24.287)
11º) Campinense (16.965)
12º) ASA (10.564)
13º) Sampaio Corrêa (10.250)
14º) Íbis (10.073)
15º) Icasa (8.282)
16º) CRB (7.340)
17º) Botafogo (5.668)
18º) Salgueiro (3.747)
19º) CSA (3.494)
20º) Moto Club (2.323)

Top 20 // Brasil
1º) Corinthians (3.404.351)
2º) Flamengo (2.776.133)
3º) São Paulo (2.418.554)
4º) Palmeiras (1.655.299)
5º) Santos (1.641.171)
6º) Grêmio (1.594.262)
7º) Vasco (1.052.415)
8º) Atlético-MG (1.024.011)
9º) Cruzeiro (1.023.801)
10º) Internacional (898.619)
11º) Sport (898.433)
12º) Bahia (832.485)
13º) Vitória (721.563)
14º) Fluminense (658.594)
15º) Botafogo (636.791)
16º) Atlético-PR (608.233)
17º) Coritiba (586.633)
18º) Figueirense (531.413)
19º) Criciúma (514.341)
20º) Goiás (514.317)

7 Replies to “O ranking de clubes brasileiros no twitter, com usuários reais e fakes”

  1. O Sport é mais do que todos e maior que tudo.
    Entre cobras e ratos, os irmãos menores vão se matando, bemmmmmm la embaixo.
    Pobres diabos…

  2. Até isso as pessoas fazem festa kkkkkkkkkkkkkk. Só me falta fazer uma pesquisa nos presídios e também comemorarem.

  3. Marcony,

    realmente não vai mudar nada no cenário esportivo pernambucano… Até porque ela apenas ratifica (pela milésima vez) a imensa superioridade do Sport sobre os demais. Nada de novo.

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tu iti, tu tu tu iter, tw itter, twitter. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. De grande importância essa pesquisa, depois dela acho que muita coisa irá mudar no cenário esportivo pernambucano kkkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*