Texto atualizado em 19/07
A 15ª edição da Copa Sul-Americana começará em 9 de agosto de 2016, com o jogo entre Deportivo Lara, da Venezuela, e Junior, da Colômbia. Contudo, faltando apenas 22 dias para o torneio, a Conmebol comunicou a rescisão, unilateral, de uma das principais patrocinadoras do evento e responsável pela publicidade e patrocínios, a Global Sports Partners.
Eis o texto do presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, sobre o episódio:
“Lamentamos que Global Sports tenha terminado o contrato sem causa justificável a poucos dias do início da próxima edição da Copa Sul-Americana, fato que causa enormes prejuízos aos clubes participantes. A Confederação Sul-Americana de Futebol tomará todas as medidas possíveis para fazer valer os seus direitos diante das autoridades pertinentes.”
A declaração, no site oficial, deixou dúvidas acerca do torneio, que nesta temporada pode ter Sport e Santa Cruz, a partir de 24 de agosto (já na 2ª fase).
As cotas dos clubes estariam ameaçadas?
A receitas por participação são essenciais ao torneio, uma vez que viagens e hospedagens são bancadas pelos próprios times. Sobre o questionamento, é preciso fazer um resgate cronológico na relação Conmebol/Global, em uma disputa por poder e diretos de transmissão da competição. A pesquisa é possível dentro do próprio arquivo de notícias do site da entidade, num impasse que já havia sido alertada pelo jornal Ovación, de Montevidéu (veja aqui).
23/11/2015 – A Conmebol confirma a realização da Sula até 2018, com a extensão dos direitos de transmissão ao canal Fox Sports. O comunicado oficial garantiu um aumento nas cotas dos clubes, após dois anos com valores congelados, com o aumento do repasse a partir do maior valor pago pela emissora.
13/07/2016 – No dia do sorteio do torneio, em Santiago, a direção da confederação revelou os valores em dólar, fase por fase, para os 47 clubes participantes. Com um aumento geral de 72%, o repasse seria de US$ 31,8 milhões, ou, convertendo, R$ 103,2 milhões. Recorde.
Qual é o papel da Global Sports na organização do torneio?
A princípio, a empresa tomava conta da estruturação econômica do torneio, buscando investidores e loteando os espaços publicitários nos estádios. Em 2015, entretanto, a Sula viveu o seu pior momento neste quesito, sem naming rights – primeira vez desde 2003 – e com várias placas estáticas sem patrocinadores, expondo apenas imagens genéricas (“Conmebol”, Copa Sul-Americana”, “Recife” etc). Em tese, a Global já não vinha conseguindo trazer recursos – o que contradiz a nota da Conmebol e 18/07/2016, sobre o “enorme prejuízo”. O contrato, prevendo o triênio 2015-2017, foi firmado pelo ex-presidente da confederação sul-americana, o paraguaio Juan Ángel Napout, em 24 de junho de 2015.
Voltemos um pouco no tempo, com contratos e políticos distintos…
03/12/2013 – Acredite, a mesma Global Sports já havia sido desvinculada da Conmebol, mas na ocasião por decisão da entidade, então presidida pelo uruguaio Eugenio Figueredo. Se agora a Conmebol trata a saída como “injustificada”, na época justificou a decisão por causa dos “graves e reiterados descumprimentos das obrigações econômicos ao longo de toda a relação contratual”. Bastou um ano e meio para essa análise desaparecer? Sim, bastou. Nesse meio tempo, paralelamente, Napout e Figueredo seriam presos por corrupção, numa investigação do FBI.
Novamente comandada por um paraguaio, Domínguez, a Conmebol tem, sim, um problema para resolver. Afinal, ainda que a Fox seja a base das cotas, o próprio dirigente usou a expressão “enormes prejuízos aos clubes participantes”.
Há chance de cancelamento?
O cenário (Conmebol x Global) não é “inédito”, mas talvez seja determinante o peso da receita bancada pela Fox, detentora dos direitos das copas continentais na América do Sul, com transmissão (na tevê por assinatura) em todo o continente. E responsável, como registrado no anúncio de dezembro de 2015, pela injeção financeira. Logo, recuar no incremento já divulgado pegaria muito mal. Ao mesmo tempo, o compromisso passa de R$ 100 milhões, pesado. Na visão do blog, como a grade da tevê já está reservada ao torneio, com clubes de peso como Flamengo, Atlético Nacional, San Lorenzo, Independiente e Peñarol, a chance de descontinuação soa pequena.
19/07/2016 – Conforme imaginado, o canal Fox Sports é a principal fonte de receita, com a Conmebol ratificando, no dia seguinte à polêmica, as novas cotas da Sula, “em que pese a rescisão unilateral e injustificada da Global Sports”. Em 2016, o torneio está garantido. No próximo ano, a conferir…
Cota absoluta da Sula 2016 a cada fase
1ª fase – US$ 8,0 milhões
2ª fase – US$ 9,0 mi
Oitavas – US$ 6,0 mi
Quartas – US$ 3,6 mi
Semifinal – US$ 2,2 mi
Vice – US$ 1,0 mi
Campeão – US$ 2,0 mi
Confira a distribuição das cotas, por clube, clicando aqui.