A passagem do desconhecido Zalgiris Vilnius no estádio do Arruda, entre treino e jogo, gerou um álbum com 135 fotos no site oficial do clube lituano.
Além de imagens da disputa do Troféu Chico Science e de registros dos próprios jogadores, algumas fotografias chamam a atenção, no que seria a visão dos lituanos acerca do futebol pernambucano, tão diferente, tão peculiar.
De um catador de bolas ao escudo do Batalhão do Choque, passando pela ampla cobertura da imprensa, com os jornalistas locais presentes na beira do campo, o que não ocorre na Europa. A assessoria de imprensa do Zalgiris também registrou a entrega da troféu, já com o Mundão vazio, vindo das mãos dos presidentes do Santa Cruz, Alírio Moraes, e da FPF, Evandro Carvalho.
Em relação à cobertura do Zalgiris, ficou a lição para os clubes locais…
Perfeito Marco Tavora seu comentário.
Para Cassio, lembro um trecho da música de Chico Science:
“Pra gente sair da lama e enfrentar os urubu
Num dia de sol, Recife acordou
Com a mesma fedentina do dia anterior.”
Essa música é a continuação do que estava escrito no Troféu Chico Science, da música “A Praeira”. Eita, “A Cidade”. Foi mal, errei a música. Acho que vou pro pelotão de fuzilamento dos urubu local. Eita, errei, urubu não. O que queria dizer era imprensa local.
Lição só para os clubes? Acho que a imprensa também, viu? Os caras vieram aqui e soube valorizar o espetáculo. Muitas vezes aqui a imprensa local é ranzinza e esquece totalmente o foco que é prestar informação e não opinião pessoal.