Fórmula mágica

Fórmula mágica2007, 2008 e 2009.

Três Estaduais decididos sem a necessidade de uma final. O Sport passou o rodo no Pernambucano e ganhou os 6 turnos. Campeão direto.

Na verdade, tetra, pois o Leão também havia vencido o título de 2006, no último ano com uma decisão. Aliás…

Uma final histórica, decidida nos pênaltis, contra o Santa Cruz, então na Série A. Abaixo, o vídeo das penalidades.

Agora, os dirigentes já se articulam forte nos bastidores para referendar no Conselho Arbitral do dia 6 de outubro um novo regulamento para o Estadual de 2010.

12 clubes
22 jogos na fase classificatória (ida e volta)
Semifinal e final (ambas com 2 jogos)
Mata-matas com formato da Copa do Brasil
26 datas ao todo, 3 a mais do que o limite autorizado pela CBF. Desta forma, o Pernambucano será um dos primeiros Estaduais do país (começa em 13 de janeiro e acaba em 4 de maio)

Durante uma discussão sobre o assunto na redação do DP, o editor-assistente Fred Figueiroa argumentou que isso vai tirar ‘instigação’ de Sport e Náutico (times com mais recursos) na 1ª fase, pois a classificação seria – teoricamente – mais fácil.

De fato, somando os 2 turnos do Estadual de 2009, o Sport fez 60 pontos. O Porto, que ficou em 5º lugar, somou 32… 😯

Eu discordei. Gostei da possível mudança, que é baseada no formato do Paulistão. As finais seriam emocionantes. Porém, é verdade que até lá seria na base da maré baixa.

Qual é a melhor fórmula? Dois turnos distintos ou fase de classificação com semifinal e final? Opine!

3 Replies to “Fórmula mágica”

  1. Bom, em 2009 a FPF usou do turno e returno para facilitar a vida do Sport, que estreiou na LA já campeão do primeiro turno e na final, visto que o objetivo real do Sport é ser hexa campeão. A FPF sabia que o Sport não venceria a libertadores mas essa aventura e passeio na américa poderia custar o tetra. Agora, em 2010, já querem mudar de novo ? Eu acho essa fórmula de turno e returno,  classificando 4, uma opção interessante! A própria Copa do Nordeste, tão aclamada, já teve fórmula parecida, porém so com jogos de ida.

  2. Voltaremos a ter jogos com os grandes (Sport e Náutico) usando times mistos, poupando jogadores de viagens para o interior…e sem se preocupar tanto com o desempenho. Como Cassio mesmo falou: o Sport fez 28 pontos a mais que o 5º colocado.
    Ou seja, poderia ter perdido vários jogos que ainda assim, se classificaria.
    Essa acomodação vai acabar interferindo na lógica natural dos resultados e no destino dos rebaixados e até dos últimos classificados.

    Este regulamento resume o Campeonato a uma disputa do Santa e dos times do interior por duas vagas. 

    E para Sport e Náutico, o Estadual vira um torneiozinho de duas semanas.
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*