Os clubes pernambucanos vão usar até três bolas distintas nas competições do primeiro semestre em 2016. No caso, Santa, Salgueiro e Sport. Modelos com costuras de gomos completamente diferentes. A grande surpresa é a troca no Nordestão, com a Umbro tomando o lugar da Penalty. O modelo especial para a Lampions seria a Asa Branca III, apresentada em 25 de setembro, no mesmo evento em os cinco grupos foram sorteados. Seria produzida em Itabuna.
Porém, na semana que antecedeu ao início do torneio, sem qualquer divulgação dos organizadores, os clubes receberam as novas bolas oficiais do regional, a Neo, da Umbro. O motivo foi um contrato mais vantajoso. No cenário nacional, a nova pelota da Nike é a “Ordem CBF Brasil”, feito de 40% em couro sintético, 30% borracha, 20% poliéster e 10% algodão. Começará na Copa do Brasil, a partir de 16 de março, seguindo em campo até dezembro, no Brasileirão.
Vale lembrar que a primeira a rolar é a Bola 8, que mantém a Penalty como a fabricante do Campeonato Pernambucano pelo 9º ano seguido. Será que esse revezamento a cada quatro dias atrapalha? Bronca para os goleiros. No Clássico das Multidões serão usados, pelo menos, dois tipos. Para também jogar com a Neo, será preciso um duelo no mata-mata da Copa do Nordeste, o que ocorreu em 2014. Já o Clássico das Emoções pode ter duas bolas, caso o confronto seja confirmado na segunda fase da Copa do Brasil, uma tendência.
E ainda pode surgir uma quarta bola na Sul-Americana, com a Nike Ordem 3…
Relembre as bolas utilizadas nas competições oficiais de 2015 clicando aqui.
Umbro (Neo) – Copa do Nordeste
Nike (Ordem CBF Brasil) – Séries A e Copa do Brasil
Penalty (Bola 8)- Campeonato Pernambucano
Bola da Nike campeonato brasileiro 2016 aproveite se vc quizerem mais detalhes e mais conhecimento sobre a bola.
Que eu saiba a bola Nike Ordem é só na primeira divisão, das séries B até a D a bola é da Penalty, no ano passado era a Gorduchinha.
A Série C do Salgueiro e a Série D de Central e America usa a mesma bola citada no post pra Serie A e B?