Só pode existir um

HighlanderOs torcedores do Náutico já vislumbram um ano histórico em 2010. Apenas o Timbu representando Pernambuco na Série A. O iminente rebaixamento do Sport e a sequência final de jogos do Alvirrubro animam essa ideia. Se o Náutico se firmar mesmo como incaível, essa situação seria inédita? Não.

O time de Rosa e Silva já foi o único time do estado na elite do futebol brasileiro uma vez, em 1990. Curiosamente, o Sport havia sido rebaixado na temporada anterior no mesmo ano de um grande feito, como desta vez.

Em 1989, o Leão foi finalista da 1ª Copa do Brasil, encerrada em 2 de setembro. O Nacional começou logo depois (a competição era mais enxuta, enquanto os Estaduais eram mais longos). E veio o desastre, com a penúltima posição e o descenso.

O Sport já teve o status de único representante pernambucano no Brasileirão em 5 oportunidades, entre 1995 e 1999. O Santa Cruz conseguiu o mesmo em 2006.

Das situações envolvendo os 3 clubes, apenas o Sport conduziu o “isolamento” na Primeira Divisão para uma supremacia. Em 1990, o Náutico sequer foi para final do Estadual. O Timbu ficou em 13º lugar no Nacional e ainda viu o Sport subir no mesmo ano, com o título da Série B.

Entre 1995 e 1999, o Sport ganhou 4 Estaduais, a partir do segundo ano sozinho na elite. O Rubro-negro entrou para o Clube dos 13 em 1997 e aí a receita disparou.

Vale ressaltar que no período Santa e Náutico chegaram a ficar de fora das finais do Estadual, cedendo espaço para o Porto de Caruaru, vice em 97 e 98. E o Náutico ainda disputou a Terceirona em 1999… No mesmo ano, o Santa Cruz conseguiu subir na Série B, numa campanha histórica.

Em 2006, o Santa começou o ano com tudo para iniciar um novo ciclo de vitórias no clube. Pela primeira vez, o Tricolor era o único no topo. Mas veio o pênalti perdido por Lecheva na final do Estadual… Depois a lanterna na Série A… E o acesso duplo dos rivais na Segundona. Era o começo do fim.

Em tempo: o último ano com o Trio de Ferro na Série A foi em 1993.

13 Replies to “Só pode existir um”

  1. O Diario não poderia publicar que o Flamengo é o campeão de 1987. Não porque é de “Pernambuco”, mas simplesmente porque o Fla não foi o campeão.

    No caso, a pergunta teria que ser repassada para os demais jornais que insistem no erro há 22 anos. Para ser mais exato, desde 1999, quando a decisão foi transitada em julgado, favorável ao Sport.

    O mais lógico poderia ter sido essa decisão de 2 campeões na época (Amarelo e Verde). Mas não houve, porque não havia respaldo para o time carioca.

    Se um dia a justiça mudar (como já chegou a ser cogitado) e o título de 1987 for dividido, o Diario irá seguir essa linha.

    O que não pode acontecer, em hipótese alguma, é seguir algo que não existe. O Flamengo não é campeão em lugar algum. Oficialmente, sequer foi o vice. Acabou em 3º lugar.

  2. 1)Não torço pelo Flamengo.

    2) Tu querias o quê ? Que o DP públicasse : Flamengo Campeão ?

    3) O meis lógico é : Flamengo, campeão Brasileiro do módulo verde e Sport, campeão Brasileiro do módulo amarelo!

  3. 1) Não sabia que você é torcedor do Flamengo…

    2) Não existe objetivo algum. Mas não cabe a dicussão de 1987. Se no restante do Brasil parte da imprensa passa por cima do que diz a CBF e a Justiça, é uma pena… No Diario de Pernambuco, pelo menos, isso nunca aconteceu. Tanto que a capa do jornal sobre a final de 1987 é antológica (”Sport, o Brasil é teu!”).

    Mais: Se esse fosse um tema fácil, não seria discutido há mais de 20 anos. Mas, na opinião desse blogueiro, esse é um fato consumado. Sport campeã, Guarani vice, Flamengo 3o e Inter 4o.

    Abraço.

  4. Claro que faz sentido…

    Se for analisar de uma forma tão simples assim, fica difícil mesmo. Mas se começar desde 1986, com uma mudança na regra no meio do campeonato (essa sim, NO MEIO do campeonato). E o que dizer do vice-campeão de 1986, “fora” da elite de 1987? Complicado…

    Enfim, não cabe a discussão. É algo consumado.

  5. Cássio, se o módulo amarelo fosse primeira divisão, eles teriam divido os GRANDES entre os 2 grupos. Não faz sentido um grupo fortíssimo, como o verde, com  quase todos os campeões Brasileiros, e um grupo muito mais fraco como o amarelo, em uma competição que dizem ser única!

  6. Olá como já havia dito o sport de fato vai cair e o nautico talvez consiga sair, (coisa que eu não acredito muito) mas vcs torcedores sigam o exemplo da grande torcida tricolor e apoiem seus times até o ultimo momento, como nós que seguimos o santinha até na copinha.
    Mais a fiel é de pernambuco é a tricolor. (com ORGULHO).

  7. Grande torcida rubro-negra
    Independente da situação atual e da classificação final do Sport, na 1ª Divisão, não vamos baixar a cabeça diante das provocações daqueles que sempre estiveram contra o Leão, porque nunca viveram, tiveram o prazer de serem tantas vezes campeões como o glorioso rubro-negro.
    Por isso, chamo a imensa torcida do Sport a ir à Ilha do Retiro no próximo sábado. Vamos acreditar sempre. É nossa honra, nossa história que está em jogo, o que os torcedores de Náutico e Santa Cruz querem é isso. É nos desmotivar, nos ver pra baixo. Não vamos deixar isso ocorrer. Vejamos o exemplo da torcida do Corinthians. Ela não abandonou o time a até a última rodada do Brasileiro de 2007. Pra nos incentivar, leiam e escutem no Youtube a letra desta música, ela reflete aquilo em que devemos focar de agora em diante. O Sport é maior que tudo isso. Vamos superar este momento e os que nos criticam, calarão. Leiam:
    Se tu quiseres crer
    Guilherme Ribeiro
    Composição: S.Swartz
    Muitos vão orar
    E querem encontrar alguém
    Que garanta ao máximo
    A paz nos corações
    Não há o que temer
    Embora o medo existe em nós
    Mas a fé nos faz mover
    Montanhas, com poder
    Pode um milagre enfim acontecer
    Quando você acreditar
    A esperança em ti ninguém jamais
    Irá matar, depende só
    Se tu quiseres crer
    O medo acabou
    Pois ele agia sempre em vão
    A esperança em ti fará aos ares flutuar
    Não posso explicar
    O que o coração de alguém
    Sente quandoencontra a paz
    E a fé pra ir além
    Pode um milagre enfim acontecer
    Quando você acreditar
    A esperança em ti ninguém jamais
    Irá matar, depende só
    Se tu quiseres crer
    A coragem te fará vencer
    Conquistando o reino em redor
    E só assim que enxergarás
    Que nada enfim lhe faltará
    Ouça a voz a voz que diz
    Contigo eu estarei
    Pode um milagre enfim acontecer
    Quando você acreditar
    A esperança em ti ninguém jamais
    Irá matar, depende só Depende só
    Se tu Quiseres crer

     

  8. Estão contando com o ovo no CÚ da galinha!!!! Ainda resta cinco rodadas para vocês tentarem sair da zona de rebaixamento!
    Quanto maior o sonho maior a queda!
    Rsrsrsrrssrsrrs

  9. Não conta, Clébio… O campeonato de 1987 teve 31 times, divididos em dois módulos. Sport e Náutico participaram do Módulo Amarelo, que também era a 1ª divisão.

  10. Gente. 2010 será realmente o ano histórico para o Náutico. Cairá para a Série C, de onde nunca deveria ter saído (só saiu por conta da virada de mesa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*