Campeão no sorteio

Cara ou coroa

Após 33 rodadas da Série A, Palmeiras e São Paulo estão empatados em número de pontos (58) e vitórias (16). A vantagem alviverde é apenas no saldo de gols (15 x 12).

Todos os critérios de desempate do Brasileiro, pela ordem: número de vitórias, saldo de gols, gols marcados, confronto direto, nº de cartões vermelhos, nº de cartões amarelos e sorteio… São-paulinos e palmeirenses de olho.

Isso mesmo! Teoricamente, o título nacional de 2009 poderá sair na disputa de cara ou coroa. Após meses de disputa, jogos duríssimos e vitórias suadas, o troféu pode acabar sendo decidido num simples sorteio.

Admito que não gosto nada desse critério. Nem desse e nem pela diferença de cartões. Após a diferença no número de gols marcados, bem que poderia haver um jogo extra.

Em alguns países, o campeonato de pontos corridos prevê um jogo extra em caso de igualdade na pontuação.

Na Argentina ocorreu um caso triplo no ano passado, no Torneio Apertura. San Lorenzo, Boca Juniors e Tigres somaram 39 pontos, apesar da diferença no saldo. Não fez diferença. O trio disputou um supercampeonato, emocionante, com vitória do Boca. Detalhe: o super também terminou empatado! 😯 Mas só aí valeu o saldo de gols…

No Mundial Sub-17, que vem sendo realizado na Nigéria, o Brasil fez uma péssima campanha e foi eliminado na primeira fase, com 1 vitória e 2 derrotas (veja AQUI).

Mesmo assim, quase avançou como melhor 3º lugar, mas ficou de fora por um critério insólito: número de cartões amarelos. A Seleção teve um cartão a mais que os Emirados Árabes, depois de empatar em todos os outros critérios…

Você concorda com o critério de desempate do Campeonato Brasileiro? Opine!

One Reply to “Campeão no sorteio”

  1. Eu li no Guia do Brasileirão do Globo Esporte (a revista) que, se houver empate entre dois times em primeiro e segundo lugar, haveria um jogo extra em campo neutro.

    Por exemplo: um Palmeiras x São Paulo no Maracanã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*