Centenário da Copa

Copa do Mundo de 1930: Uruguai 4 x 2 Argentina

Em 1930, diante de 90 mil hinchas no recém construído estádio Centenário, em Montevidéu, o Uruguai venceu a rival a Argentina por 4 x 2, no clássico do Río de la Plata, e conquistou a primeira Copa do Mundo. Uma final que incendiou ainda mais as metrópoles de Buenos Aires e Montevidéu, separadas por apenas 300km.

As duas seleções eram as potências da época, e que haviam decidido os Jogos Olímpicos de Amsterdã dois anos antes, também com vitória da Celeste.

Em 1978, a Argentina também teve a honra de sediar uma Copa do Mundo. Assim como o país vizinho, os argentinos também ganharam a competição em casa.

Agora, o rivais, que já jogaram 177 vezes (recorde mundial entre seleções), se preparam em conjunto para algo grandioso. E com muita antecedência, diga-se.

Faltam mais de 6 meses para a Copa de 2010, na África do Sul… A Copa de 2014, no Brasil, ainda engatinha em licitações e projetos… Os Mundiais de 2018 e 2022 já têm os seus candidatos, mas a decisão das duas sedes vai acontecer somente em dezembro do ano que vem… E 2026? Quem sabe!?

2030. 😯

O torneio que vai celebrar os 100 anos da Copa do Mundo de futebol.

Foi lançada nesta semana a candidatura conjunta entre Uruguai e Argentina, durante o Comitê Executivo da Conmebol, no Paraguai, com o apoio dos 10 países filiados à entidade (veja AQUI).

Argentina y Uruguay 2030

En forma unánime, los presidentes de las asociaciones sudamericanas y miembros del Comité Ejecutivo dieron su total respaldo a la candidatura conjunta de la Asociación del Fútbol Argentino y de la Asociación Uruguaya de Fútbol, para organizar el Mundial del año 2030, cuando se cumplirá un siglo de la realización del primer certamen ecuménico de la FIFA, en el que ambas asociaciones protagonizaron la final.

Centenário ou Monumental de Nuñez? Novo estádio? Montevidéu ou Buenos Aires?

Na apresentação do projeto, não ficou decidido onde serão os jogos de abertura e da final da Copa de 2030. Mas os hermanos vão ter uns 20 anos para discutir isso…

Uma certeza: o Mundial terá a chance de voltar para “casa”. Depende da Fifa.

Foto: site da Fifa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*