Pelo segundo ano seguido a bola da final do Campeonato Pernambucano será dourada. A versão exclusiva para a fase final surgiu no Mundial de 2006, quando a Adidas confeccionou uma bola para a decisão entre Itália e França, a Teamgeist Berlin, também dourada. Desde então, inúmeras competições copiaram a ideia. No futebol local, com a Penalty, vigora desde 2013.
Começou com a Duelo Final, marrom. No ano seguinte, a Gorduchinha, com as cores brasileiras. Após dois anos sem nome definido (apenas a cor distinta), voltou a Duelo Final, espalhada em dez estaduais. Fornecedora do campeonato local há uma década, a empresa ajustou a S11 Campo Pró, trocando os gomos nas cores laranja, roxa e preta por detalhes dourados.
A pelota foi apresentada na FPF aos dirigentes de Salgueiro, Náutico, Sport e Santa, uma vez que o modelo será utilizado em todos os mata-matas, com as semifinais, decisão de 3º lugar e decisão do título. Repete o formato de 2015. Ou seja, a bola dourada entra em campo em 8 dos 95 jogos do torneio.
As versões originais e exclusivas do PE: 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017.
As bolas do hexagonal e do mata-mata de 2017 (S11)
As bolas do hexagonal/semifinal e da final de 2016 (Bola 8)
Quando você foi embora (Rei Rossi)
Quando você quiser voltar
Estou a lhe esperar
Com todo um grande amor
Foi você quem me deixou
Pensando encontrar
Um amor maior que o meu
Quando você foi embora
Os dias pra mim foram tristes demais
Nunca pensei que você
Fizesse a falta que agora me faz
Espero que você decida
E que volte logo pra mim
Mas volte pra mim
Se o seu amor for sincero, meu bem
Não me interessa você vivendo comigo
E pensando em alguém
Espero que você decida
E que volte logo pra mim
Complemento do post
Link com detalhes sobre a semifinal do Estadual, com Salgueiro x Santa Cruz e Náutico x Sport: http://tinyurl.com/kwoc7tj