Arquivo Segundona: 1988

Série B-1988: Náutico 2 x 1 Americano

Após o polêmico Brasileirão de 1987, o Náutico foi um dos oito clubes que sobraram na transição de 32 times para 24 na Primeirona de 1988. Seria a estreia do acesso e descenso. Jogando a Série B (chamada na época de Divisão Especial), o Alvirrubro fez uma excelente campanha, garantindo o acesso ao lado da Inter de Limeira.

No quadrangular de 1988, confusão. A fase decisiva também contou com Ponte Preta e Americano/RJ. Na foto acima (arquivo do Diario), a vitória timbu sobre o time do Rio no Arruda, por 2 x 1. Augusto e Júnior Guimarães marcaram os gols do Alvirrubo.

No fim, Inter em 1º com 12 pontos e Náutico e Ponte com 11… O time de Campinas havia vencido 3 jogos, contra 2 do Timbu. A Ponte entrou na Justiça, mas a CBF definiu como critério o número de vitórias em toda a competição. Náutico 15 x 12 Ponte.

Depois, o time pernambucno disputou o título com a Internacional em apenas uma partida, realizada no interior paulista. Diante de 12.325 torcedores, o Alvirrubo, que tinha como destaque o meia Nivaldo, foi derrotado por 2 x 1. Ficou com o vice.

Náutico: 29 jogos, 15 vitórias, 8 empates e 6 derrotas; 39 GP e 27 GC.

3 Replies to “Arquivo Segundona: 1988”

  1. Pingback: Alvirrubro retorna à segundona em busca do retorno imediato, com o 4º acessoBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Cassio,
    Você tem alguma coisa sobre a Série B “vencida” pela Central em 1986 e que foi dividida com o Treze-PB, Criciúma-SC e Inter de Limeira-SP ? Nunca entendi o porque deste campeonato não ser validado pela CBF e muito menos da divisão do titulo para QUATRO CLUBES, apesar deste campeonato ter sido dividido em quatro grupos. Talvez o certo mesmo, é o Criciuma ter sido campeão, devido ao maior numero de pontos.

  3. Pingback: Tweets that mention Em tempo... Todos os posts terão fotos históricas das campanhas na #serieb. PRIMEIRO em 1988, com o vice do Timbu: -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*