Tríplice coroa

Tríplice Coroa

Celtic (Escócia), em 1967; Ajax (Holanda), em 1972; PSV (Holanda), em 1988; Manchester United (Inglaterra), em 1999; e Barcelona (Espanha), em 2009.

O que esses cinco clubes têm em comum?

Todos eles conquistaram a tríplice coroa da Europa. É um caso raríssimo que consiste em vencer os 3 principais campeonatos na mesma temporada. No Velho Mundo, isso significa ganhar a liga nacional, a copa do país e a Liga dos Campeões (veja AQUI).

Seja qual for o campeão europeu no sábado, isso vai acontecer pela 6ª vez. O alemão Bayern de Munique e a italiana Internazionale já ganharam tudo em solo local na temporada 2009/2010. No estádio Santiag Bernabéu, em Madri, a partir das 15h45, a corrida pela tríplice coroa (alguém vai ver ASA x Sport na TV no mesmo horário?!).

Internacional, campeão mundial (2006), da Libertadores (2006) e da Recopa (2007)Na América do Sul, os clubes chamam de tríplice coroa a conquista dos títulos do Mundial de Clubes, da Libertadores e da Recopa em sequência. A honra não pode ser alcançada no mesmo ano porque a Recopa, que reúne – em jogo único – o campeão da Libertadores e da Copa Sul-Americana, só é disputada no ano seguinte às duas finais continentais.

O São Paulo tem duas, enquanto o Internacional conseguiu a sua tríplice coroa recentemente. Ganhou o Mundial e a Libertadores em 2006 e a Recopa em 2007. O clube gaúcho acabou colocando um coroa em cima do seu distintivo oficial.

Cruzeiro de 2003: campeã brasileiro, da Copa do Brasil e do MineiroJá no Brasil, isso só é possível se um clube ganhar no mesmo ano o Estadual, a Copa do Brasil e o Brasileirão. Até hoje, apenas o Cruzeiro, em 2003, conseguiu. Pelo feito, o time de Belo Horizonte também colocou a coroa (antes do Colorado, diga-se).

Por sinal, aquela foi a única vez que um time ganhou a Série A e a Copa do Brasil no mesmo ano. Vale lembrar que atualmente isso é ainda mais complicado, pois os times que participam da Libertadores não jogam a Copa do Brasil! Ou um ou outro… 😯

9 Replies to “Tríplice coroa”

  1. O Grêmio foi o primeiro clube do Brasil a conquistar uma tríplice coroa internacional. No ano de 1983 a equipe tricolor conquistou o Mundial de Clubes, a Libertadores da América e a Copa Interamericana (Copa Los Angeles).

  2. É POR ESSA E OUTRAS CONQUISTAS, QUE O CRUZEIRO É CONSIDERADO UM DOS GRANDES DO FUTEBOL BLASILEIRO.{VALEU TIMÄO .ZEROOOO!!!!!

  3. Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas.Entrei recentemente(ontem) no site do São Paulo, mais precisamente num blog( http://spfcpedia.blogspot.com/2009/07/triplices-coroas.html) e lá esta escrito o seguinte:

    Tríplice Coroa internacional (uma vez)
    1992 — Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana (de 1993) e Copa Europeia/Sul-americana (Mundial Interclubes).

    Quádrupla Coroa internacional (uma vez)
    1993 — Supercopa Libertadores, Libertadores da América, Recopa Sul-Americana (de 1994) e Copa Europeia/Sul-americana (Mundial Interclubes).

    (ESSAS DUAS ME PARECEM INQUESTIONÁVEIS)

    Mas vejam isso:

    Tríplice Coroa nacional (uma vez)
    2005 — Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América e Copa do Mundo de Clubes da FIFA

    Quádrupla Coroa nacional (uma vez)
    1992 — Campeonato Paulista, Copa Libertadores da América, Recopa Sul-Americana (de 1993) e Copa Europeia/Sul-americana (Mundial Interclubes).

    (ESSAS ME PARECEM MEIO ESTRANHAS , POIS A TRÍPLICE COROA NACIONAL ENVOLVE DOIS TITULOS INTERNACIONAIS E A QUADRUPLA COROA NACIONAL É COMPOSTA POR TRES TITULOS QUE TAMBÉM FORAM CONTADOS NA TRIPLICE COROA INTERNACIONAL)

    Alguem saberia me dizer se isso é verdade?

    E( para o autor do texto acima) essa segunda tríplice coroa do São Paulo ,a qual você se referiu no texto, por acaso não seria uma quadrupla coroa ao invés de triplice?

    Obrigado

  4. Taí um negócio absurdo do calendário Brasileiro : o fato do campeão da Copa do Brasil poder defender seu título no ano seguinte. Seria melhor reduzir os estaduais que daria folga para que todos disputassem a Copa do Brasil.

  5. Clébio, como tem escrito no fim do post, a dificuldade em conquistar a tríplice coroa atualmente é para os clubes que disputam a Libertadores, porque não podem participar da Libertadores. E, na teoria, são os clubes mais fortes do país (na teoria…). Para os demais, é possível sim.

    Bem observado: tanto Vitória quanto Santos poderão tentar a tríplice coroa caso conquistem o título.

    Em tempo: o Sport “quase” ganhou a tríplice coroa em 2008… Só faltou o Brasileirão! =p

  6. Porque atualmente é mais complicado conquistar a tríplice coroa atualmente? Não entendi Cássio, esse último parágrafo ficou meio confuso.

    Só a título de curiosidade tanto Santos como Vitória pode disputar a tal coroa que o Cruzeiro tem caso vençam a Copa de Brasil.

    Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*