Cultura do caranguejo

Caranguejo mangue beat

Rivais no campo e sem entendimento algum fora dele.

Apesar da forma cordial em reuniões na FPF, dirigentes de Santa Cruz, Náutico e Sport não costumam chegar a acordos em bloco para benefícios múltiplos.

O último caso deste tipo foi em julho de 2003!

Afundados em dívidas na época – muito mais do que hoje, acredite -, os três principais clubes do estado se articularam durante um ano com a Justiça do Trabalho. No fim, para voltar a ter crédito na praça, conseguiram um acordo que destinou 20% de todas as receitas nas bilheterias para reduzir as dívidas trabalhistas.

No último dado do passivo, os três agregavam R$ 62 milhões em dívidas trabalhistas.

Aquele desespero resultou em um contexto incomum no futebol pernambucano. Para se ter ideia, o acordo com a justiça segue em vigor, sem data para acabar.

No entanto, a resposta para que o “bloco” não funcionasse mais seria a “cultura do caranguejo”, segundo o presidente timbu, Berillo Júnior, em entrevista ao blog.

“Aqui, os dirigentes pensavam somente de uma forma: o que é bom para os meus rivais, nunca será bom para mim. Isso atrapalhou muitas negociações com empresas, que só topariam um acerto se fosse com os três. É o caranguejo puxando o outro.”

“Algumas vezes no passado foi o próprio Sport, já no Clube dos 13. Um exemplo: uma cota R$ 500 mil para Náutico e para o Santa é muita coisa. Para o Sport, talvez tenha como dar um jeito. Então era melhor que os outros dois não recebessem.”

Em São Paulo já existe o G4, formado por São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos. Eles só negociam contratos de forma conjunta. Se o pensamento local continuar, o nosso futebol só vai montar um “G3” no dia em que o caranguejo andar para frente…

Você é a favor de um bloco de negociações com Sport, Náutico e Santa Cruz?

3 Replies to “Cultura do caranguejo”

  1. Ser super campeão com dinheiro , contra adversarios sem nada é muito fácil e DESONESTO . Se gabar disso então , é vergonhoso . Só uma torcida de nível paraguaio com a do Sgoto pra acreditar que seus titulos são legitimos.
    Não tem um titulo recente desse clube que tenha mais valor que qualquer conquista de Nautico e Santa . Do mesmo modo que os titulos pernambucanos nãop valem 1/20 dos titulos paulistas , carioca , gaucho , mineiro  e baiano.
    Ganhar sem competir é o sonho dos mediocres e incompetentes .

  2. Sou completamente a favor, mesmo sendo SPORT. Se hoje o SPORT ja ganha milhoes, negociando com força ganharia ainda mais. Tb queria ganhar os fregueses de sempre um pouco mais fortes. Gosto de calar o Arruda.
    LUXO É 40 TÍTULOS.

  3. Pingback: Tweets that mention Cultura do caranguejo | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*