Sobre o troféu pernambucano: gosto se discute

Pernambucano 2011, final: Santa Cruz x Sport. Troféu oficial Polícia Militar de Pernambuco. Foto: Nando Chiapetta/Diario de Pernambuco

Bonito, indiferente ou feio? O que você achou do troféu acima?

A assessoria de imprensa da FPF não é de aceitar críticas sobre a taça do Estadual de 2011, por falta de “qualificação cultural” dos interlocutores (veja AQUI).

O troféu de campeão já havia sido revelado pelo blog em 4 de abril. Na ocasião, os leitores também não gostaram muito (veja AQUI).

Como justificativa da entidade, a explicação do artista plástico, Sérgio Vansconcelos.

“Quando uma crítica é conceitualmente fundamentada, ela é sempre bem-vinda! Analisar um objeto artístico sem um mínimo de critério e apegando-se apenas ao aspecto estético e formal, você reduz o campo de discussão ao universo puramente subjetivo. E mesmo as questões mais subjetivas como a do gosto, podem e devem ser discutidas. O nosso gosto é formado pela experiência que a gente adquiriu vendo, ouvindo, lendo e estabelecendo relações.”

“Quanto maior seu vocabulário de informação maior será seu campo sensível de escolha. Gosto se forma. Gosto se discute. O Trofeu Campeonato Pernambucano de Futebol apresenta características da tendência minimalista em que se caracteriza pela criação de obras com um mínimo de recursos. O Minimalismo privilegia formas geométricas simples, repetição simétrica e materiais industrializados. A peça traz uma representação estilizada de uma bola, elemento de grande presença simbólica impregnado em nossa cultura.”

“Essa bola está elevada por uma base em acrílico transparente, conferindo um efeito de leveza e flutuação. A criação do troféu não foi direcionada a nenhum homenageado específico, mas, acredito estar a PM bem representada, simbólica e conceitualmente, com um objeto que valoriza a simplicidade sem excesso e exagero estético.”

Vai uma sugestão do blog, ainda que não faça muita diferença:

Por que não se estabelece um troféu com um modelo definitivo, como ocorre na Série A do Brasileiro ou na Liga dos Campeões da Uefa? Haveria uma identidade maior.

25 Replies to “Sobre o troféu pernambucano: gosto se discute”

  1. Gosto se discute sim! Faz parte da cultura de um povo.

    Troféu horrível!

    Leveza e flutuação não faz parte da cultura pernambucana.

  2. Parece muito fraquinho será que ele aguentar a volta olímpica sem partir no meio.

  3. É muito feio mais pro papai da cidade não importa sendo hexa em cima dos banguelos do imumdão do arruda ta tudo blz 

  4. Nunca vi em toda a minha vida uma taça tão feia. Parece taça de jogo de botão. Só para coroar a incompetência desse Carlos Alberto, presidente da FPF. É triste termos que descer essa taça guela abaixo. Espero que esse ‘artista” doido nunca mais faça alguma taça para os próximos campeonatos. Essa taça feiosa vai ser nossa assim mesmo. SAUDAÇÕES TRICOLORES, CAMPEÃO PE 2011 – COM 04 LAPADAS NA COISA.

  5. Concordo que é muito feio, parece um monte de pregos que formam uma bola, uma opção também seria usar Bombril que tem 1001 utilidades, mas o que interessa mesmo é o significado e que o Santa Cruz levará esse troféu e vai tirar onda da cara dos sebosos rubro-negros que se acham demais.  Saudações Tricolres.

  6. Seja bem vindO este trofé para se juntar a inúmeros na sala de trofeus do SPORT, ficará linda ao lado do troféu do BRASILEIRO DE 87 E DA COPA DO BRASIL 2008!!!!!! SPORT 4X1 LOMBRIGA COLORIDA!!!!!!!!!!!!!!1

  7. Nã0 importa o Presente o que importa é o grande Siguinificado, desta taça para o SPORT HEXA CAMPEÃO PERNAMBUCANO. de 2011

    Todos estão contra nos (NAUTICO , SANTA, FPF X SPORT E DEUS)

    Domingo será um grande dia para o SPORT o maior TIME DE futebal PERNAMBUCANO.

  8. PARABÉNS SPORT! 106 ANOS DE GLÓRIAS! COISA QUE NÃO SE PODE DIZER DOS DEMAIS TIMES, QUE DE TANTO JEJUM, VÃO DESISTIR DO FUTEBOL PARA FAZEREM FILIAIS DE IGREJA! O BOLO DOS 106 ANOS VAI CHEGAR JUNTO COM A TAÇA 2011, NO DOMINGO!!!

  9. Reportagem de agora da Radio Globo com o empresário do atacante Ciro dizendo que a transferencia do atacante para o Botafogo está quase concluida.

    E que o jogador está ansioso para ir para o Botafogo.

  10. Qual a inspiração disto ? Como isso se identifica com o estado ou com o time campeão ? Tenham mais respeito pela imprensa e por nós, torcedores, que temos que ver isso como recompensa de um trabalho arduo.

  11. Sou mais o troféu do torneio do dia do trabalhador lá da pracinha perto da minha casa!!!

  12. Gosto se discute… e independente se a FPF por parte do Sr. Betoca goste ou não.

    Engraçado que eu pensei que aqueles monte de ferros formando a bola seriam alusivas a balas da PM, visto que ela é a homenageada do troféu, mas pela resposta do artista a taça foi criada bem antes da FPF ter decidido o homenageado.

    Sobre o blog da FPF eu vou fazer uma crítica e que muito provavelmente irão ler este post do Cassio que contradiz a opinião da entidade: Acho covardia da parte da FPF e Betoca criar um blog e desativar os comentários. A essencia de um blog são os textos e as opiniões dos leitores! Ao menos deveria existir moderação dos comentários! “Bater” e se “esconder” é o cumulo….

    Outra, além de expor críticas sobre comentários de terceiros, porque a FPF não utiliza este veiculo de comunicação para manter todos informados sobre a regularização dos que irão participar do Estadual da Serie A2? A segundona vai começar dia 22 (segundo o cronograma da entidade) e até agora nem tabela saiu, infringindo o artigo 9 do Estatuto do Torcedor:
    É direito do torcedor que o regulamento, as tabelas da competição e o nome do Ouvidor da  Competição sejam divulgados até sessenta dias antes de seu início, na forma do parágrafo único do art. 5°.

  13. bla bla bla bla… O nobre artista poderia escrever suas mil e uma razões e justificativas quantas vezes quiser. A partir do momento que um é preciso justificar uma obra, já se vê que o objetivo não foi alcançado. Se só quem “apreciaria” essa “obra” fossem as poucas pessoas que conseguem enxergar uma beleza numa peça que não tem essa característica explícita, o artista poderia fazer esse troféu para um prêmio de cinema ou teatro. Um troféu de um Campeonato de Futebol Pernambucano não deveria ser representado por isso que, pra uma pessoa entender e achar bonito, tem que ser formado em Belas Artes ou feito qualquer cursinho intensivo com o Brennand.
    E continuo falando, mesmo depois de toda a explicação do Artista: Ainda só consigo enxergar um monte de prego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*