Títulos fatiados por mandatos

Pizza

Os torcedores costumam associar o sucesso (ou fracasso) do seu clube com o “time” do presidente da respectiva federação estadual de futebol.

É bom informar que o novo presidente da FPF, Evandro Carvalho, é torcedor do Sport.

Vamos, então, a um balanço do passado da entidade.

As três gestões mais longas da história da Federação Pernambucana de Futebol pertencem a Rubem Moreira (1955/1982), Carlos Alberto Oliveira (1995/2011) e Fred Oliveira (1985/1994), respectivamente.

Considerando apenas os períodos, eis uma lista de campeões pernambucanos nesses mandatos, abaixo. Vale lembrar que Rubem Moreira era torcedor do Santa Cruz, enquanto os irmãos Oliveira eram Náutico (Fred) e Sport (Carlos Alberto).

Ao todo, foram 30 presidentes. O último título estadual fora do Trio de Ferro teve Alfredo Jorge da Silva Ramos como mandatário da FPF, em 1944, com o América.

Entre parênteses, a porcentagem de títulos em relação à gestão.

Sport
SportRubem Moreira – 10 (35,7%)
Carlos Alberto Oliveira – 11 (64,8%)
Fred Oliveira – 4 (40%)

Santa Cruz
Santa CruzRubem Moreira – 10 (35,7%)
Carlos Alberto Oliveira – 3 (17,6%)
Fred Oliveira – 4 (40%)

Náutico
NáuticoRubem Moreira – 8 (28,6%)
Carlos Alberto Oliveira – 3 (17,6%)
Fred Oliveira – 2 (20%)

13 Replies to “Títulos fatiados por mandatos”

  1. RAPAZ DIZER Q A FEDERAÇÃO AJUDA O SPORT É BRINCADEIRA, NAO COLOQUEM A INCOMPETENCIA DOS GESTORES DOS SEUS CLUBES NA FEDERAÇÃO, SE NAO FOSSE ELA O NAUTICO TAVA NA SERIE CCCCCC  SUBIU GRAÇAS A ELA E  O SANTA JA TINHA FALIDO A FEDERAÇÃO E O GOVERNO AJUDARAM A REFORMAR O ARRUDA PARA RECEBER A SELEÇÃO E BENEFICIAR O PROPRIO, ESSE NACRUZ SO VAI CRESCER QUANDO PARAR DE OLHAR PRO LEAO E COMEÇAREM A OLHAR PRA SUAS PROPRIA GESTOES.DA LICENÇA MEU AMIGO. PRESIDENTE DA BARBIE É FRACO O DO SANTA ME PARECE Q TEM BOAS INTENÇOES POIS FOI CAMPEAO PE COM MERITO, MAS O DA BARBIE É UMA PIADA.

  2. Pingback: A cor da federação | Blog de Esportes

  3. Vão me dizer agora que a sarninha caiu para 4° divisão por causa de CAO??!! O Sport ganhou mais títulos por causa de CAO??!! Todo o planeta sabe o CAO fez para ajudar a sarninha descolorida(mudança de regulamento)no pernambucano.

  4. NA  ERA   DE  C.A .OLIVEIRA
    TEVE  A  BATALHA  DOS  AFLITOS
    O santinha   FOI  PARÁ  NA   QUARTA  DIVISÃO
     
    E  O SPORT  CLUB  DO RECIFE   FOI  CAMPEÃO  DA  COPA DO  BRASIL
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. Marcos:sem falar nas”Lôas”q esse presidente recebeu.o problema do futebol pernambucano é bem mais sério do q se pensa.nessa”brilhante gestão”desse CAO(e bote CAO nisso),nosso futebol saiu da elite e perdeu prestígio nacional.não se fala nem dos 2 da capital na”serie B”.sem falar q há um movimento protagonizado pela torcida do Sport q a turma do”Sul Malvado”,vem criticando em rede Nacional.a”proibição”de gente q torce para times de fora ao em ves de torcer para os da casa!nem em Porto Alegre-RS(uma das cidades mais bairristas do Brasil)tem isso.já fui favoravel para esse movimento.mas com um pouco de amadurecimento,sou contra.posso chamar isso de DITADURA!

  6. Realmenteeee… podemos observar claramente o quanto o isporti foi favorecido na era Carlos Alberto. Vejamos a verdade, na era Rubem Moreira foram 28 títulos, sendo 10/Santa , 10/isporti e 8/Náutico. Na era Fred Oliveira foram 10 títulos, sendo 4/Santa, 4/isporti e 2/Náutico. Na era Carlos Alberto vemos um fato realmente lamentável, quanto direcionamento, vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaa para o nosso futebol.De 16 títulos, 11 para o isporti, 3 para o Santa e 3 para o Náutico. Alguém tem duvidas de alguma coisa, nem precisaaaaaaa, tudo muito claro. Espero que o próximo burro negro que vai assumir a FPF, tenha vergonha na cara.

  7. Olha só como o SPORT CLUB do RECIFE sempre foi o maior Clube de PE. Parabéns pela pesquisa, isso me deixa cada dia mais orgulhoso de ser SPORT. ” Orgulho de PE “

  8. Thiago,

    Erro!

    Valeu pela ajuda. E olhe que foi a gestão mais fácil, com 10 títulos… A porcentagem era basicamente repetir o número de troféus. Abraço.

  9. Sulinização q aos poucos,começa a entrar em Pernambuco.e se não abrirem o olho,em Recife e Região Metropolitana.no sul do Brasil acontece a”europeização”(se este escreu errado,me corrijam).ou seja:meninos torcendo por Barcelona,Manchester United,Milan,entre outros.aqui vem acontecendo esse fenomeno de garotos torcendo por clubes de fora de Pernambuco.ou não torcendo por ninguem daqui.os q detestam Futebol!

  10. Sei que vai aparecer um monte de gente dizendo aqui que CARLOS ALBERTO por ser rubronegro ajudou o SPORT a ganhar os títulos todos do pernambucano, como mencionados acima. Lembro aos “fregueses chorões” que na gestão de RUBEM MOREIRA o SPORT ficou na fila com o PENTA e HEXA dos fregueses e ainda ficou de fora de um pernambucano. Mesmo assim sempre foi o maior campeão de PERNAMBUCO. FRED OLIVEIRA pra quem não sabe lutou lado a lado com o SPORT na conquista do BRASILEIRO DE 1987. Tinha jogos na ILHA que o mesmo ficava perto das barras vibrando com cada conquista nossa….Antes que esqueça, o SPORT só entrou pro clube dos 13 em 1996 ou 1997 qdo a diferença de títulos era grande, se modernizou e os outros pararam no tempo mesmo com um que sempre foi ajudado por CARLOS ALBERTO ter entrado na PARMALAT antes mesmo do clube dos 13, mas não teve competência pra crescer, assim como entrou pra COPA UNIÃO por ter sido o campeão estadual de 1987. O outro freguês saiu da série C numa virada de mesa com a ajuda da federação também…..vale salientar.
    Minhas condolências à família do CARLOS ALBERTO OLIVEIRA que mesmo sendo polêmico, turrão…..sempre ajudou os clubes de Pernambuco no cenário local e nacional sempre que pôde, mesmo não agradando a muitos…..por querer localmente equilibrar as forças……talvez isso até tenha ajudado a EVITAR A SULINIZAÇÃO DO NOSSO FUTEBOL…..

  11. É incrível a força do Sport no estado! KKKKKKKKKKKK, chora Trico-Barbies, as unidas! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*