Química pernambucana para 2012

Química

Oficialmente, a decisão será apenas em 6 de outubro, no Conselho Arbitral. Porém, a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2012 já está definida pela FPF.

Inclusive, as datas do torneio, entre 11 de janeiro e 13 de maio.

Serão 12 clubes, com apenas dois rebaixados – evitando, assim, a redução do número de participantes para 2013 – e com o formato deste ano, incluindo semifinal e final.

No entanto, o regulamento está repleto de ajustes, do desempate no mata-mata ao rebaixamento, passando pelo critério das duas vagas à Série D. Confira.

Semifinal e final
Ao contrário das últimas duas edições, os melhores colocados na etapa classificatória terão vantagem no desempate na fase decisiva. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols após o confronto em ida e volta, a vaga ficará para o dono de melhor campanha na 1ª fase. Assim, está extinta a disputa de pênaltis.

Rebaixamento
Em vez da queda dos dois piores times após as 22 rodadas da 1ª fase, agora os oito eliminados serão divididos em dois grupos de quatro, se enfrentando nas respectivas chaves, em ida e volta. Após as seis rodadas, serão rebaixados os dois piores, independentemente dos grupos e considerando a somente a pontuação desta fase.

Classificação final
Os 12 lugares serão definidos de acordo com a posição no mata-mata decisivo e dos quadrangulares do rebaixamento. Ou seja, o pior time do mata-mata, obviamente, será o 4º lugar. Já o 5º lugar, por exemplo, será o melhor time da fase contra o rebaixamento, mesmo que essa equipe tenha terminado a primeira fase na última colocação.

Série D
As vagas serão decididas já na fase classificatória. Porém, caso o campeão pernambucano não tenha sido um dos dois melhores times sem vaga garantida no Brasileiro, a agremiação ficará com a vaga do segundo time previamente classificado à 4ª divisão. Outro dado importante: caso o clube que conquiste a vaga na Série D seja posteriormente rebaixado no quadrangular da “morte”, ele irá, sim, disputar o Nacional.

O que você achou do novo regulamento do Estadual? Comente!

34 Replies to “Química pernambucana para 2012”

  1. Pingback: Discutindo a química pernambucana de 2012 | Blog de Esportes

  2. Pingback: Regulamente parcialmente aprovado para o PE2012 | Blog de Esportes

  3. Para o pessoal de cima continua praticamente a mesma coisa, o que mudou foi pra melhor, mas, essa que quadrangular da morte e se o cara acabou a 1° fase em 5° for o ultimo ele VAI SER REBAIXADO!!! isso que é falta de justiça, ESSA É A COISA MAIS RIDÍCULA QUE CRIARAM PARA O PE2012!!! Estou revoltado, indignado e chateano com essa nova adminstração de nossa federação.

    FORA PRESIDENTE MEDÍOCRE!!!

  4. so não gostei da vaga para a 4 divisão do brasileiro a vaga tenhe quer ser semprer do melhor colocado na contagem geral do termino do campeonato

  5. Êta povin burro da mulesta!!! Só num são pior por farta de espacio!
    Dá inté nojo uma merda dessa…

  6. Isso não é regulamento é idéia de jumento defendo eleições para presidente da federação ainda esse ano com o falecimento de Carlos Alberto que foi um grande defensor do nosso futebol ~devemos aproveitar pra RENOVAR.

  7. NÃO!!!!!
    Por favor, não terminem de acabar com o Campeonato Pernambucano!!
    Temos tudo para ser o campenato mais bem organizado do Brasil, da seguinte forma, e bem simples:
    – 10 equipes; ida e volta; os 2 melhores  fazem a final em ida e volta; melhor equipe com vantagem de 2 resultados iguais.
    – Os 2 piores da classificação são rebaixados.
    É difícil fazer assim? aassim tah otimo e nao adianta a final vai ser entre os grandes clubes do recife.esse times do interior nao tem estrutura finaceira para desputar uma final de campeonato com nautico santa cruz ou sport

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*