A última anuidade antes do conforto alvirrubro

Cartão das cadeiras dos Aflitos. Crédito: Náutico/divulgação

Os proprietários das cadeiras cativas dos Aflitos deverão utilizar o direito na Arena Pernambuco quando o Náutico começar a mandar os seus jogos na nova casa.

Portanto, a taxa de manutenção para esta temporada, quitada entre os dias 19 de dezembro de 2011 e 22 de janeiro de 2012, será a última da história do estádio…

Depois das cadeiras metálicas e apertadas, será a vez dos assentos retráteis, com 50 centímetros de largura e encosto de pelo menos 30 centímetros.

E olhe que ainda terá o modelo VIP, com cadeiras de 60 centímetros de largura.

Portanto, o novo cartão das cadeiras do estádio dos Aflitos se tornará uma relíquia…

Saiba mais sobre os assentos no Padrão Fifa clicando aqui.

12 Replies to “A última anuidade antes do conforto alvirrubro”

  1. “Guilherme procura a direção do Náutico e apresenta  os novos esportes terrestres trazidos da Inglaterra, estes não foram aceitos de  maneira nenhuma. Diante da situação Guilherme busca apoio nas comunidades inglesas no Recife, recorre a funcionários da Great Western  e Western Telegraph. Estes já praticavam estes esportes no quintal de  casa, principalmente o futebol que na Inglaterra era o esporte da classe trabalhadora e da classe média burguesa. Essa aproximação entre Guilherme e  alguns amigos a comunidade inglesa era a formação embrionária do Sport. Assim começaram os “ensaios” ocorridos na campina do Derbi. Alguns populares que passavam achavam curioso o que acontecia, mesmo sem saber muito bem o que era. Estranheza era uma das reações, mas muitos também gozavam os jogadores, achando-os malucos por correrem desesperadamente atrás de uma bola.
    Já em 1904 é realizado o primeiro match que se tem noticia em Pernambuco. Guilherme reúne onze jogadores e convida para o embate o time da Western, não se tem noticia do resultado da partida, mas se sabe que foi o pontapé inicial do esporte na cidade. Em entrevista cedida ao Diário da Manhã de 13 de maio de 1938, Guilherme conta que os  sportmen do Recife se reuniam numa luxuosa casa de modas da cidade a “Casa Metrópole” e lá discutiam a vida esportiva da cidade e dessas inúmeras discussões surge à idéia de fundar um clube esportivo que comportasse além de esportes aquáticos, os esportes terrestres.  Assim nasce no dia 13 de maio de 1905 o Sport Clube do Recife.
    Três dias depois de sua fundação o Sport Club Recife tem sua primeira noticia na imprensa publicada no Jornal Pequeno e dizia: “Oxalá que o Sport Club do Recife progrida, pois vêem preencher uma das maiores lacunas da nossa sociedade: falta absoluta de distração” Noticia que reafirma a apatia esportiva descrita em linhas anteriores. No dia 28 de Maio os rapazes rubro-negros se reuniram agora para formação de sua diretoria que teve como presidente Elysio Alberto Silveira e Guilherme de Aquino como diretor de esportes terrestres, dentre outros cargos.  7 Analisando o primeiro estatuto do Sport observamos  algo relevante, em seu artigo quarto parágrafo único está escrito: “Todo cidadão que pertencer a qualquer Associação, que tenha Sport Marítimo, não poderá pertencer ao  Sport Club do Recife.” O fato interessante deste artigo é que o único clube da cidade que tinha esporte marítimo, nesta época, além do Sport era justamente o Náutico. Portanto, podemos deduzir que o fato do Náutico não ter aceito esportes terrestres causou ressentimentos aos fundadores do Sport. Este artigo do estatuto do Sport pode ser considerado o mito fundador de uma das rivalidades mais antiga do país. Tanto que em 1909 o Náutico só adere aos esportes terrestres por que alguns de seus sócios estavam freqüentando os matchs na campina do Derbi promovidos pelo Sport e com medo de perder estes sócios o Náutico se rende ao futebol. Contudo não pretendo adentrar muito nessa questão especifica neste texto.
    Em 22 de Junho de 1905 é realizado o primeiro jogo oficial do Sport Clube do Recife. O jogo estava marcado para as quatro horas da tarde, mas já às três horas se notava uma movimentação diferente na cidade. As maxombombas, bondes guinchados por burros, trafegavam com intensa atividade. Os jornais tinham noticiado com relativo destaque este match que seria realizado na campina do Derbi. Provavelmente muitos foram levados pela curiosidade de ver o novo esporte, além do mais o adversário também chamava atenção era o English Eleven um time composto por ingleses funcionários da empresas em Recife instaladas.
    O jogo que estava marcado para as quatro horas da tarde só foi iniciado as cinco devido a solenidades promovidas pelo Sport. Deve- se registrar a presença de inúmeras famílias no local, o evento se torna um belo passeio no feriado de “Corpus Christi”. Era esperado que os ingleses tivessem uma vitoria fácil, pois eram nascidos no até então país do futebol, contudo com bastante surpresa, inclusive da imprensa local, o match termina empatado em 2X2. Ao fim do jogo os sportmans se dirigem a um baile de confraternização contando com a presença da banda da policia militar. E assim termina a primeira partida de um time de futebol no Recife, a semente estava plantada. Contudo, o sucesso do futebol não se deu de imediato, em 1905 os prados voltam com relativa força e as regatas agora se tornam mais freqüentes já que agora o Náutico ganha o Sport como adversário. Neste inicio o Sport jogava basicamente com times formados por funcionários de empresas inglesas, o Náutico só adere ao futebol em 1909  e o Santa Cruz só nasce em 1914 que são hoje os três maiores clubes do estado. Mas em 1915 tem-se o primeiro campeonato Pernambucano de futebol, fruto da semente plantada em 1905 pelos jovens fundadores do Sport.
    É interessante perceber como se unem historicamente a chegada em Recife da modernidade e do futebol. Justo porque o futebol é fruto da modernidade e vai se expandindo na medida em que se expandia a própria Inglaterra nação mais rica do mundo no início de século XX. Além de ter bases econômicas fortíssimas a Inglaterra vai se impondo culturalmente ao mundo, como também das demandas criadas pelo próprio sistema capitalista e a de expansão do capital tendo a mercantilizarão do esporte como parte do processo.
    O fato é que jogar futebol no Recife para aqueles moços era uma consagração social, os transformava na vanguarda da sociedade. Pois além de já se distinguirem socialmente, por serem jovens abastados “estudados” na Europa, agora tinha a prática de esportes modernos que os elevavam a um status maior. Principalmente quando os “matchs” vão se tornando eventos importantes freqüentados pela elite pernambucana. Esta que já vinha discutindo os melhores rumos que a cidade viria a tomar. Pois paralelamente a chegada do futebol, temos o início de grandes reformas urbanísticas do bairro central do Recife, indústrias de diversas localidades aportam na cidade, inúmeros bancos seguem o mesmo caminho, assim a modernidade chegava.

  2. 1975 —> Sebastião Rufino —> Sair da fila —> cargo —> Moura Cavalcanti… “A história do Sport é uma das lindas(hum granola) do futebol” CORREIA, Pablo.

  3. Falo apenas a verdade. Guilherme de Aquino era ABOLICIONISTA, quem conhece seus fillhos, netos e bisnetos sabe disso. O Sport foi fundado em 13 de Maio de 1905, sem mais. Não é porque ele era de família rica que é obrigado a ser escravocrata. Ele foi para a Inglaterra estudar engenharia, mas voltou encantado com o futebol e com a idéia de popularizar o esporte em Pernambuco. Chegou ao Brasil com bolas, meioes, camisas comprados com suas economias.

    Querem me ensinar a história do clube que amo??? Saí pra lá, tricobarbies.

    Conheci o sobrinho-neto de Guilherme de Aquino, o sr. Frederico Fonseca, frequentador assíduo dos jogos na Ilha do Retiro. A história do Sport é uma das lindas do futebol. 

    A sede da Ilha foi comprada com dinheiro rubro-negro, por 53 contos de réis, com a ajuda de vários torcedores, até antigos troféus foram vendidos para ajudar. Fruto do amor e abnegação da massa rubro-negra.  

    Já o Arruda foi construido com o dinheiro do povo pernambucano, do BANDEPE, na época da DITADURA MILITAR, onde não se prestava contas, não havia justiça para fiscalizar. Não é por menos que o INTERVENTOR da época era Marco Maciel, tricolor e membro da ARENA, partido militar que matou e torturou milhares de brasileiros.  

    Agora quem gosta de falar e não provar são vocês, invejosos. Não é a torcida rubro-negra que vive de mentiras, de 200 horas de gravações nem escreve no ônibus oficial do clube que tem 5 milhões de torcedores, quando a população de Pernambuco é de 8 milhões de habitantes. ISSO SIM É RIDÍCULO!  

  4. Muitos burros negros nem conhecem a história do Clube e ficam falando besteira,historicamente essa porcaria sempre foi especialista em falcatruas,roubar na era amadora usando os atletas profissionais em campeonatos Pernambucanos,portanto procurem estudar mais o time modinha de vcs.
    SDS Timbús,que sempre conseguiu seus títulos decentemente,sem roubos.

  5. A família de Guilherme Aquino era aristocrática e escravocrata. VAI ESTUDAR, PABLO! Acredita em tudo que é abobrinha que espalham por aí! Converse com os descendentes da família que perdeu o terreno da ilha, fruto de uma hipoteca executada por um banqueiro oportunista. O clube começou com falcatruas QUE PERDURAM ATÉ HOJE! Passando por cima de todos, reflexo de seus ambiciosos e desonestos dirigentes. MARCA REGISTRADA!

  6. Pablo correia tu superasse aquele fake que assina com o nome do fundador do Sport, nos blogs, espero que tenhas menos de 14 anos, aí é só queijo, se tiver mais é outra coisa, aquilo que cirete têm.

  7. Guilherme de Aquino era homem, deixou descendentes e uma história marcada pelo pioneirismo. Portanto, nunca foi alvirosa.

    A história do Sport foi assim: Guilherme viajou para a Inglaterra, conheceu o “futball” e trouxe para o Recife. Como a capital tinha poucos clubes desportivos, foi até o Nauticu e propôs a implantação do futebol. Foi alvo de ofensas e desdém, visto que na Rosa e Silva só se praticava esportes delicados, como nado sincronizado e balé. 

    Irritado, decidiu fundar um clube macho, o primeiro de Pernambuco. O Sport Club do Recife. Nas cores preto e encarnado. No Divino dia de 13 de Maio de 1905. Uma data símbolo da valentia e da coragem. Uma data histórica, que remete a Abolição da Escravatura no Brasil, com a assinatura da Lei Áurea.

    Na associação dos empregados do Comércio do Recife, disse a frase imortal:

    “O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará” Guilherme de Aquino Fonseca.

  8. AINDA BEM JÁ QUE O NÁUTICO ASSINOU UM CONTRATO DE 33 ANOS TEM QUE TER TODAS AS REGALIAS QUE POSSUI NO SEU ESTÁDIO.S´O NÃO CONCORDO COM ESTA DIVISÃO DE USO JÁ QUE O SPORT SE DIZ TÃO AUTOSUFICIENTE POR QUE OCUPAR TAMBÉM A ARENA? SEI QUE ELA É UMA OBRA PARA TODO O ESTADO, MAS TODOS NÓS QUE TEMOS UM POUCO DE TEMPO NO FUTEBOL SABEMOS QUE TODOS OS RUBRO NEGROS SOFREM DE UMA SÉRIA DOENÇA QUE É A MEGALOMANIA.ENTÃO NÃO JOGUEM NA ARENA NÃO DEIXEM SÓ PARA SEU PRIMO POBRE,ALIAS PRIMO NÃO POR QUE TENHO CERTEZA QUE POUQUISSÍMOS RUBRO NEGROS SABEM QUE O CLUBE DELES SURGIU DE UMA BRINGA ENTRE ALVIRRUBROS.MEGALOMANÍACOS DEIXEM A ARENA SÓ PARA OS POBRES NECESSITADOS.SAUDAÇÕES CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS ALVIRRUBRAS.

  9. NAUTICO O NADADOR MAIS EXPERIENTE DO BRASIL
    NADA EM 2005NADA EM 2006NADA EM 2007NADA EM 2008NADA EM 2009NADA EM 2010NADA EM 2011
    ÉSSE É O TIME MAIS FROUXO DO MUNDO KKKKKKKKKKKKKKKKKK BARBIE GIRL !!
    PST !!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*