Futebol arte e marketing. O Barcelona conta com um canal oficial no Youtube, com bastidores e imagens exclusivas do gigante clube catalão. Com uma torcida cada vez maior, no embalo de Messi, Xavi e Iniesta, o Barça mira os jovens fanáticos. Crianças…
Não por acaso, os vídeos mais populares do clube no Youtube são, na verdade, desenhos animados. Chamados de Barça Toons, os desenhos transformam os jogadores em personagens de histórias com roteiros curiosos sobre as partidas do time.
Abaixo, o vídeo do atual campeão mundial mais visto em março, sobre o jogo contra o Bayer Leverkusen, pela Champions League, com 450 mil visualizações.
No Brasil, um clube percebeu o nicho infantil. O Tricolor Gaúcho lançou o Grêmio Toons, incluindo um site oficial apenas para crianças, de 6 a 12 anos. Confira aqui.
Em breve, esses mesmos torcedores vão gastar alguns reais nos clubes, como sócios, adquirindo produtos etc. Fica mais uma ideia para os dirigentes pernambucanos…
Aqui, quem mais chegou perto foi o Santa, em 2004, com o Coral Kids.