A meia verdade da torcida de um milhão em Pernambuco

Anúncio da FPF nos jornais após a marca de 1 milhão de torcedores no PE2012

Uma página inteira de afirmação. A FPF bancou um anúncio nos principais jornais do Recife ressaltando a marca de 1 milhão de torcedores no Estadual de 2012.

O número, porém, corresponde aos ingressos contabilizados no borderô. De forma incrível, isso não corresponde ao público presente, sobretudo no interior.

Na capital, o governo até lançou o cartão magnético, que diminuiu as tentativas de fraude sobre o projeto. No interior, contudo, todos os ingressos – ainda no formato tradicional, de papel – são trocados. Na prática, nem todos vão a campo (veja aqui).

Para a próxima edição, fica a sugestão de que o público presente seja o dado a ser considerado pela FPF, por mais que o borderô conte todos os bilhetes promocionais. Até porque provavelmente o público verdadeiro seria bem acima da média dos estaduais…

Campeão de borderô, ok. Campeão de público, sub judice.

18 Replies to “A meia verdade da torcida de um milhão em Pernambuco”

  1. esse cáculo já foi feito e novamente deu Santa Cruz com quase 30 mil a mais em público, e uma média de 4 mil a mais. ah! antes que vc fale outra merda, tivemos também maior volume de dinheiro, portanto ingresso na média é mais alto que o do xport. se informe mais. iludido.

  2. PRA VOCE RINALDO SOUZA,  esse cáculo já foi feito e novamente deu Santa Cruz com quase 30 mil a mais em público, e uma média de 4 mil a mais. ah! antes que vc fale outra merda, tivemos também maior volume de dinheiro, portanto ingresso na média é mais alto que o do xport. se informe mais. iludido.

  3. RobertLirou, Você diz ai que ta na natureza do Santa querer ser trapaceiro, mais você não sabe que alguns titulos do Export foi justamento na trapaça, logo no inicio, onde começava o Campeonato PE q não podia escrever jogadores de fora do Estado nas retas finais. E quem foi o TIMINHO que trapaciou? Claro né, o LIXport que é um time muito HONESTO não ? ^~.

  4. Cassito tem razão. A TCN deveria ser melhor fiscalizado pois só valem, em tese, os ingressos depositados em urna no dia dos jogos. Ao defender essa fraude de contabilização geral dos TCNs está se promovendo uma apropeiação indevida de dinheiro público, uma fraude passível de crime. Se o dinheiro do TCN fosse bancado por alguma associação privada nem me importaria, mas quando o clube aumenta o público para arrecadar um dinheiro que não deveria receber está lesando os pernambucanos e gastando um dinheiro que deveria ser investido em outra coisa.
    Acho até que o TCN deveria deixar de fazer parte do futebol pernambucano, ser investido em teatros, cinemas e shows musicais. Quer lotar estádio em pernambuco? É simples: baixa o preço do ingresso. imagine se o ingresso de Sport, Náutico e SANTA CRUZ nos jogos contra os interioranos fosse de média R$10.00; lotava todos os jogos, e a intensa busca por ingressos daria aos clubes a possibilidade de se entupir de grana com as rendas de clássicos com ingressos mais caros.
    Em SP os estádios estão vazios, tambem se cobra 40 conto do ingresso mais barato, aqui em Pernambuco não é diferente.
    Aliás, acho que o dinheiro do Naming Rights (acho que é assim que se escreve) do pernambucano deveria ser divido para os clubes que conseguissem alcançar metas ousadas e pré-determinadas de público pagante, sem TCNs, para incentivar a baixa no preço dos ingressos e forçar os clubes do interior a investir em contato com o torcedor da cidade e transformando o futebol num lazer de verdade não nessa farsa chamada TCN
     

  5. o blogueiro se especializou em dar foras!mas,está corretissimo!os amigos poderiam sair sem essa!já era pra ter tirado esse programa caro roberlirou!

  6. Levy Alencar,

    Vou considerar que você leu o post. Portanto, não preciso explicar como poderia ser feito para divulgar o borderô com os ingressos vendidos e o público presente…

  7. Meu amigo, como corrigir tal diferença?
    Se no campo do Central nao tinha 1.000 pessoas, como vai corrigir isso?
    Então vc preferia q o Central ontem tivess deixado q arrecadar no minimo 30mil?
     
    Agora pq vc nao cria um topico falando da VERGONHOSA evasão de renda q teve no Arruda ontem?
    OU vc acredita mesmo q tinha 27mil. É muito fácil falar dos pequenos. Critique a diretoria do Santa, vá a fundo nisso. Pegue imagens com a mesma quantidade de publico no olhometro e faça o questionamento pq em uma tem 40mil e na outra 27mil.

  8. Ja ta na natureza do tricolor querer ser trapaceiro. Pense em uma raça que sempre burla as regras… mesmo quando a mesma ja é feita para lhe beneficiar.

    Alias, esse programa tem data limite. É um programa do GOVERNO, nada impede que o proximo governo retire essa regalia… ou ate o atual mesmo.

  9. Levy Alencar,

    Com todo respeito, mas se você defende “uma pequena fraude”, paciência. Eu não defendo isso e jamais vou defender, justamente por entender que é possível corrigir essa diferença no borderô para o público real, sem prejudicar o faturamento dos clubes intermediários. Credibilidade se faz com a verdade.

  10. Para os companheiros da coisa. Vcs falam tanto do TCN q esquecem q a média do santa contabilizando somente o publico pagante, sem contar o TCN, continua sendo maior q a média do teu time.
    E outra, veja a média de renda pra ver quem continua sendo a maior.
     
    E Cássio, do jeito q vc a CBF quer acabar com o futebol nordestino vc ta querendo acabar com o futebol do interior. Nunca tivemos um futebol tao forte no interior, isso se deve justamente a essa pequena fraude. É lógico q o Serra Talhada e o Ypiranga (unicos 100% no TCN do interior) nao tem os presentes dos ingressos do TCN. E mais, a FPF sabe disso, a imprensa local sabe disso, todo mundo sabe disso. Só acho q nao devemos divulgar isso pq damos margem aqueles FDP do sul a falar do nosso futebol e podemos tirar os poucos recursos q as equipes interioranas tem.

  11. Esses numeros são todos maquiados, A grande verdade é que a torcida do sport È a maior do estado  nunca perdeu em nenhum instituto de pesquisa inclusivise uma na qual o dono do intituto é um Diretor do santa cruz. Foi só tirar os 15 mil do todos com a nota contra o PENAROL que só deu 11Mil. E só ganha em média no pernambucano porque ganha 15 mil quase o dobro SPORT que ganha 8 Mil.

  12. Outra coisa, no interior pode até ter fraude, ser trocado todos os ingressos, mas na capital não. PELO MENOS NO SANTA CRUZ, NUNCA FOI ESGOTADO OS 15 MIL DO TCN.

  13. Os burro negros ainda insistem em afirmar que o Santa só tem a maior média, por conta do TCN.

    Esse mesmo blog já fez o levantamento de torcedores sem o TCN, e o Santa Cruz tem a maior média, pqp, deixem de ser teimosos e torcedores de internet, vão ao estádio. PORRA! A MAIOR TORCIDA É DO SANTA CRUZ, SEM MAIS!

  14. Leao da Montanha,

    O Estatuto do Torcedor orienta a contabilização de todos os ingressos, sim. O post defende isso, inclusive. No entanto, o controle de torcedores presentes é feito (e se não é feito, é um erro), o que poderia gerar um dado mais verdadeiro sobre a presença nas arquibancadas. Sobre a verdadeira média.

    Divulgar 8.000 pessoas em um jogo com menos de 2.000 não é digno de elogio. E se outros estados, como você diz, utilizam o mesmo recurso, então outras federações estão maquiando o dado para o público em geral.

  15. E todos os outros campeonatos do Brasil são contabilizados da mesma forma. Assim é que orienta o Estatuto do Torcedor.

    Só mesmo um amapaense para querer diminuir o feito do nosso Estado.

  16. Da mesma forma que não se deve ficar informando que o santa cruz já colocou mais pessoas nos seus jogos do o Sport nos dele… Para fazer uma comparação seria necessário que os dois times possuíssem a mesma quantidade de ingressos da campanha toodos coom a nota! Ou o Santa cruz com apenas 08 mil. Ou o Sport com 15 mil.  Faz aí um calculo ou com o Sport passando a ter 15000 ou o santa cruz tendo 8mil. quem teria colocado mais pessoas nas arquibancadas!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*