A primeira final das multidões e o protesto contra o futebol

Chuteira de futebol antiga

“Realizou-se hontem com grande animação o desempate do campeonato da Liga Esportiva Pernambucana, saindo vencedor o Sport pelo score de 4 x 1, tornando-se assim o campeão de 1916.”

Essa aspa foi o único registro do Diario de Pernambuco no dia 25 de dezembro, manhã seguinte à primeira final do Estadual entre rubro-negros e tricolores, realizada no campo do British Club, diante de quatro mil recifenses. Uma notinha na primeira página e só.

De fato, o futebol ainda lutava para conquistar adeptos na sociedade.

O blog mergulhou no acervo do jornal e encontrou, na mesma edição, um longo texto criticando o foot-ball. O esporte foi apontado como um exercício típico de cavalos!

O desgaste físico do jogo seria, segundo a nota, prejudicial à inteligência dos jovens da sociedade. Aquele discurso não vingou e os rivais vão para a 22ª final na história…

10 Replies to “A primeira final das multidões e o protesto contra o futebol”

  1. O campeão de 87 é o FLAMENGO E PRIL.
    32.000 ingressos já foram vendidos no Arruda somente hoje.
    Será que a coisa (vulgo Boileão)vai aguentar a pressão da torcida tricolor?
    ZÉ NEVES, NAQUELE JOGO DE 87, ALÉM DE CHAMAR CASA DE JACUTINGA E CASA DE FESTEJOS, TAMBÉM CHAMOU O SPORT DE COISA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. O Jonas (vulgo Banguela, descabelada sedenta por cipó de BOI!!! ) ô mulher pra gostar de falar em BOI parece que tem uma tara…… menina tu és gulosa neh!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    háaa e zé Neves vai fincar de novo a bandeira…… mandei ele preparar especialmente pra você, porém faremos uma mudança ….
     
    Ao invés de BAMBU, vamos colocar um cano de 100 na bandeira.
    O resto do ritual da Fincada da bandeira, você se deita, chama sua nega veia( isso se tiver pois tricôcô tem uma tara tão grande por cobra, cipó de boi ou qualquer tipo de objeto ou coisa com ponta arrendondada!)
     
    Pronto tricolete você conseguiu sua Fincada! kkkkkkkkkkk
     
    é disso que elas gostam!
     
    Saudações HEGEMONIACAS e CLASSICAS!

  3. O campeão de 87 é o FLAMENGO E PRIL.
    18.300 ingressos já foram vendidos no Arruda somente hoje.
    Será que a coisa (vulgo Boileão)vai aguentar a pressão da torcida tricolor?
    ZÉ NEVES, NAQUELE JOGO DE 87, ALÉM DE CHAMAR CASA DE JACUTINGA E CASA DE FESTEJOS, TAMBÉM CHAMOU O SPORT DE COISA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. OS JOGADORES DO SPORT TEM QUE SE LEMBRAR DE UMA COISA! ISSO NÃO É UM CLÁSSICO!!! O TIME DO SPORT VAI JOGAR A PRIMEIRA DIVISÃO! ENQUANTO OS NANICOS VÃO JOGAR A 3 DIVISÃO TEMOS POR OBRIGAÇÃO VENCER!!!!

    NENHUM OUTRO RESULTADO É ESPERADO!!!!

    O ABORTO QUE ACONTECEU ANO PASSADO NÃO VAI MAIS ACONTECER PORQUE É ALGO QUE SO ACONTECE DE 1000 E 1000 ANOS!!!

    COM O SPORT SEMPREE

  5. É por isso que o ipót tem mais títulos que o Santinha.

    Naqueles tempos (1916) se jogava com bola de meia e bexiga de boi, kkkkkkkkkkkkk

    Vejam a chuteira,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk coisa, boileão, a turma do mangue fétido.

  6. Vale ressaltar que o Sport trouxe jogadores de outros estados para disputarem esta final. Até a década de 30 o futebol em Pernambuco era mais inexpressivo que o Golfe para os pernambucanos hoje em dia. 

    Quando contamos apenas as finais da era profissional (1937) o Santa e o Sport venceram 9 finais cada. O equilíbrio é muito grande e o desempate será neste domingo com o primeiro tempo de uma final que terminará no dia 13 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*