FPF corrige a média de público do Estadual

Respeitando os 10 dias propostos para a sindicância, a FPF divulgou o resultado da investigação que apurou a adulteração de públicos no Pernambucano de 2009. E corrigiu o erro denunciado pelo blog em 28 de março (veja AQUI). Três dias depois daquele post, a FPF abriu a sindicância, que foi presidida pelo vice da entidade, José Joaquim (veja AQUI). Assim, a média de público do Sport caiu para 16,5 mil, bem abaixo do Santa Cruz, com 21 mil tricolores no Arruda.

Relatório da FPF sobre os públicos adulterados no Estadual de 2009Nos 9 primeiros públicos do Sport no Pernambucano, todos tiveram o púbico adulterado, entre os dados informados pela Rádio Ilha e o número informado no site da FPF no dia seguinte.

O total de torcedores “fantasmas” chegou a 24.861. 😯 No último Clássico das Multidões, porém, o público já foi uniforme (25.913 pessoas). Confira a primeira ata do resultado da sindicância sobre o Estadual de 2009:

Prezado Zirpoli:

Como tínhamos afirmado, encerraríamos o nosso relatório no prazo de dez (10) dias e o fizemos, entregando-o ao Presidente da Federação Dr. Carlos Alberto Oliveira no dia sete (7) do corrente, e o mesmo mandou divulgar no site da nossa entidade.

Infelizmente, por determinação da Secretaria Geral, fato que não entendemos, o responsável pelo site não procedeu com a divulgação do mesmo, entretanto como a Federação através do seu Presidente tem a orientação de trabalhar com seriedade em todos os seus setores, daí estarmos remetendo para o prezado jornalista o relatório final da sindicância efetuada, e as medidas sugeridas que foram inclusive tomadas no último jogo do Sport, além das alterações efetuadas nos números do campeonato.

Por outro lado, conforme o prezado jornalista irá verificar, não houve má fé de nenhuma parte, ou seja, Federação, delegados e Sport, desde que o programa Todos com a Nota recebe todos os cupons trocados pelos clubes, entretanto a orientação da federação é de se considerar efetivamente o público presente.

Fizemos uma análise geral dos demais jogos e todos estão corretos.

Queremos agradecer-lhe, pois jornalismo moderno se faz da maneira investigativa, o que muito nos auxiliou para corrigirmos um erro que continuaria a ser procedido até o final do campeonato

Antenciosamente,

José Joaquim Pinto de Azevedo (vice-presidente da FPF)

  • Ao todo, o documento da sindicância tem 8 páginas. Abaixo, alguns trechos da investigação, que teve 10 tópicos.:

“Verifica-se que houve um erro no tocante ao registro de público as partidas do Sport Club do Recife, quando mandante no Campeonato Pernambucano de Futebol da Série A1 de 2009 nos jogos na tabela da supramencionada, pois os delegados, de forma equivocada, não consideraram o público registrado nos formulários de controle, utilizados pelo clube e sim os públicos constantes nos relatórios financeiros apresentados pelo mesmo, que apontavam o total de ingressos trocados por cupons, no programa do Governo do Estado, denominado “Todos com a Nota”.

  • Diante do fato, o documento diz:

1. Determinar aos delegados de jogo que elaborem o relatório financeiro do programa “Todos com a Nota”, o chamado boletim finaneiro “B”, de acordo com o público presente no estádio Adelmar da Costa Carvalho, do filiado Sport Club do Recife, de acordo com o formulário de acesso ao mesmo, que efetivamente garante o registro de quantos torcedores estiveram presentes”.

2. Determinar que seja corrigido o público oficial do Sport Club do Recife, quando mandante dos jogos supramencionados”.

  • A FPF também reitera a possibilidade levantada pelo blog de que alguns públicos de Náutico e Santa Cruz (e principalmente nos times do interior) também possam ser diferentes dos dados informados à FPF.

“Muitas vezes ocorre a correção de boletins, do tipo “B” (borderô do Todos com a Nota), pois com a intenção de agilizar o processo de conferência e prestação de contas, o clube já o traz pronto, até porque conseguem efetivamente trocar todos os ingressos, mas nem todos comparecem ao estádio”.

6 Replies to “FPF corrige a média de público do Estadual”

  1. PREZADOS,
    É PUBLICO E NOTÓRIO QUE O SANTA CRUZ TEM A MAIOR TORCIDA DO NORTE / NORDESTE ,
    ESSA MANOBRA DE AUMENTAR BÚBLICO EM CAMPEONATO PELA COISA JÁ É VELHA,
    TEMOS VARIOS FATORES QUE COMPROVAM QUE A TORCIDA DO SANTA CRUZ É A MAIOR :ESTÁDIO MAIOR,MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO EM TODO BRASIL E EM QUAISQUER CAMPEONATO,TORCIDA MAIS APAIXONADA,TUDO COMPROVADO ATÉ FORA DO PAÍS.

    VEJAMOS,SE O SPORT DIZ QUE TEM A MAIOR TOCIDA PORQUE NÃO COLOCA COM FACILIDADE O PÚBLICO MAXIMO NA ILHA QUE É DE 35.000,E PORQUE VAI CONSTRUIR UM NOVO ESTÁDIO COM CAPACIDEDADE PARA SÓ 40.000 PESSOAIS?????
    NO ARRUDA CABE 96.000 COM SOBRA.
     

  2. O time da ilha do xié rouba dentro e fora do campo, dizem que tem a maior torcida do estado, mas, não conseguem lotar aquele chiqueiro, ao contrario do Santa Cruz que constantemente tem seus horarios alterados e jogos realizados em Recife transmitidos ao vivo pela tv

  3. Parabéns pela denúncia, Cássio. Esse é o verdadeiro jornalismo informativo e investigativo!

  4. Cássio, será que vão corrigir também a questão da artilharia do campeonato de juniores? Tem um jogador do sport que até quando não joga aumenta o número de gols!

  5. Essa diferença representa o que boia nas mãos dos famigerados cambistas. Triste essa realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*