Borderô do clássico nos Aflitos evita vexame na média de público do Timbu

Pernambucano 2013, 2º turno: Náutico 0x2 Santa Cruz. Foto: Daniel Leal/DP/D.A Press

O primeiro clássico nos Aflitos no estadual reuniu 15.677 torcedores. Foi o maior público na casa alvirrubra neste ano. Esse dado associado ao borderô no Cornélio de Barros, com 6.544 pessoas em mais uma derrota do Salgueiro, enfim eleva o Náutico à terceira colocação no campeonato das multidões.

Um indício para evitar um vexame em relação à presença de público do Timbu, que ainda terá a garantia da semifinal em casa para aumentar o índice. A participação no apagado primeiro turno só fez piorar a estatística.

Mesmo sem ter jogado um clássico no Arruda, onde terá o Clássico das Multidões no dia 14 de abril, o Santa segue na confortável primeira colocação. Em relação à renda bruta do Pernambucano, o montante é de R$ 3.595.864, com média de R$ 39.954. Confira abaixo as cinco maiores médias de público após a 9ª rodada do segundo turno.

1º) Santa Cruz (5 jogos como mandante)
Total: 66.202
Média: 13.240
Contra intermediários (5) – T: 66.202 / M: 13.240

2º) Sport (5 jogos como mandante)
Total: 51.937
Média: 10.387
Contra intermediários (4) – T: 33.330 / M: 8.332

3º) Náutico (9 jogos como mandante)
Total: 73.894
Média: 8.210
Contra intermediários (8) – T: 58.217 / M: 7.277

4º) Salgueiro (5 jogos como mandante)
Total: 39.078
Média: 7.815

5º) Central (8 jogos como mandante)
Total: 49.048
Média: 6.131

Dados da FPF. Confira os dados do Campeonato das Mutidões de 2012 aqui.

10 Replies to “Borderô do clássico nos Aflitos evita vexame na média de público do Timbu”

  1. Vexame? O Náutico disputou quatro partidas em casa que não valiam coisa alguma, no primeiro turno. Uma delas com o time de juniores. Querer que coloque um público grande nessas partidas é lasca… Sem contar que os times do interior colocam público fantasma.

  2. Acredito que um Guarani ou uma Ponte Preta, num campeonato paulista qualquer, já tiveram um público geral no Paulistão maior que o Plameiras em algum grau alguma vez, não vejo nada de anormal, afinal o estádio do Plameiras sempre foi pequeno (máximo 30 mil), ainda que maior que o da Ponte e Guarani. Agora se o Plameiras com um estádio grande, com a imensa torcida que tem, tivesse um público menor, aí sim seria uma vergonha.

    Olhando os números, o Sport com a tradição de ter um estádio de 35 mil pessoas põe apenas 2 mil a mais que o Náutico por jogo, que tem a tradição de ter um estádio com capacidade de 20 mil. O Santa com uma tradição ter um estádio com 55 mil põe apenas 5 mil a mais que o Náutico por jogo. O comparecimeto em jogo com estádios de diferentes capacidades não condiz em dizer que este é maior que esse. O Sport é bem maior em torcida que o Santa e o Santa com estádio bem maior põe mais que Sport. Isso não dá margens para dizer que o Santa tem mais torcida que o Sport. Todos sabem.

    Em suma, acredito que a torcida seria medida mais eficazmente/paixão se tivéssemos no passado um estádio de 55.000 (mesmo velhinho como o do Santa) para cada clube.

    Acredito, sem dúvidas, que o Náutico irá sofrer um pouco com seu estádio no futuro por ser um pouco distante, assim como sofreu o Botafogo, que põe 7 mil por jogo no Engenhão (capacidade 45 mil) num campeonato brasileiro. Enquanto isso o Náutico com estádio para 20.000 muitas vezes lotou contra alguns clubes gigantes do sudeste. Ainda assim, o náutico tem torcida menor que o Botafogo.

    Detalhe: o estádio fica dentro do Rio. A Arena fica fora de Recife, num nova centralidade urbana.

  3. André Alvirrubro,
    Pra não ver ter dúvida alguma sobre o uso da palavra “vexame”.
    Se refere ao fato de que o Náutico estava na 4ª colocação nas médias de público, atrás do Salgueiro, o que nunca aconteceu no Estadual nas últimas décadas.
    As 3 primeiras colocações sempre foram ocupadas (em ordem alternada) por Santa, Sport e Náutico. Abraço.

  4. realmente e injusto, se a coisa ou a minhoca colorida estivesse jogando o 1 turno sem valer nada, a media deles era bem menor.
    se colocar o publico apenas do 2 turno a media do timba ira subir.

  5. SÓ PODERIA SE AVALIAR CASO OS TRÊS TIVESSEM CAMPOS PROPORCIONAIS NO QUE TANGE Á QUANTIDADE DE PÚBLICO. NOS MAIS É SÓ CONVERSA FIADA. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS. PS VEREMOS QUANDO O NÁUTICO ESTIVER NA ARENA.

  6. Maior público da história do Náutico como mandante fora dos Aflitos, exceto clássico: Náutico 3 x 0 Palmeiras, 47.424, no Arruda, 17 de Abril de 1983, Campeonato Brasileiro.

    Maior público nos Aflitos: Náutico 0 x 2 América-MG, 28.022, 4 de Dezembro de 1997.

    Outros públicos do Náutico como mandante em clássico fora do seu estádio:

    Náutico 0 x 2 Sport, 80.203, no Arruda, 15 de Março de 1998.
    Náutico 1 x 1 Santa Cruz, 76.636, no Arruda, 18 de Dezembro de 1983

    No jogo com o Palmeiras, como não foi no seu estádio e sua torcida só tinha costume de ir a campo no máximo com 20 mil torcedores, o Náutico colocou 47 mil no Arruda. Se tivéssemos o Estádio do Náutico (60 mil), que iria ser construído na Guabiraba, nossa imensa torcida teria costume de ir a campo em grande número (40, 50, 60 mil em grandes decisões). Isso podemos apontar também para Vasco e Palmeiras, caso tivessem estádios grandes.

    O próprio Sport se tivesse um estádio maior sua torcida teria mais hábito e espaço para ir a campo, afinal a torcida do Sport, na minha opinião e baseado nas pesquisas, é bem maior que a do Santa, quase o dobro. A torcida do Santa é 1/4 maior que a do Náutico, com o Náutico num ritmo ascendente.

  7. Realmente, não concordo com este post. O estádio do Santa tem capacidade para 55 mil e do Sport para 35 mil. Eu pergunto: quando o estádio do Santa pega público de 40 mil pessoas? quando o estádio do Sport pega público de 30 mil pessoas? Sempre? O Náutico joga num estádio pequeno e que não tem costume de lotar sempre, como muitos grandes clubes do Brasil. O Vasco tem estádio para 24 mil. Lota sempre? O Palmeiras tinha estádio para 30 mil. Lotava sempre? Tanto o Palmeiras como Vasco nem se comparam com esses times pernambucanios da Segunda e Terceira divisão em torcida. Só quando estamos na série A e jogamos contra Corinthians, Fluminense, Flamengo, São Paulo ou nas semi e finais de Pernambucanos é que lotamos o nosso estádio. Nada demais. Até porque segundo todas as pesquisas a torcida do Náutico vem seguindo de perto a do “Santinha” e deverá ultrapassá-la em 5, 6 anos, no máximo.

  8. Este ano o santa vai quebrar mais um recorde em publico, ninguém segura a torcida Usain Bolt do santa cruz, ela é D+ssssssssssss

  9. essa media do nautico tende a piorar… a torcida não vai pra jogo nos aflitos que é pertinho, e o ingresso é a “preço popular”, e quando for pra arena, que é longe e os ingressos são mais caros?
    creio que vai ter jogos com o estadio “vazio”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*