Sanseverino e Villas Bôas, os ministros do ato final de 1987. Basta um voto

Paulo de Tarso Sanseverino: gaúcho de 54 anos, no STJ desde 2010. Villas Boas Cuva: paulista de 51 anos, no STJ desde 2011. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press sobre fotos do STJ

A decisão sobre o título brasileiro de 1987 chegou ao Superior Tribunal de Justiça em 3 de dezembro de 2013. Na ocasião, era uma nova ação.

Ali, houve apenas o voto da relatora, Nancy Andrighi, decidindo pela extinção do processo movido pelo Sport contra CBF – a entidade declarou, em 2011, os dois rubro-negros como campeões, com o mesmo peso, passando por cima da decisão a favor do Leão, transitada em julgado em 2001.

Em seguida, o ministro Sidnei Beneti pediu vistas no processo. Assim, o julgamento só foi retomado neste 1º de abril de 2014, com o próprio Beneti.

“Para o mim, ‘campeão é campeão’. Ao declarar o Sport, sentença excluiu outros”.

Após explicar seu voto, Beneti confirmou a decisão, que foi de encontro ao entendimento da relatora (como o blog já havia dito aqui).

João Otávio de Noronha fez o mesmo, virando para 2 x 1, a favor do Sport.

Porém, dois ministros faltaram, adiando a resolução. Provocaram a falta de quórum os ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bôas Cueva.

Sanseverino, gaúcho, 54 anos, bacharel em Direito em 1983, pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul, e no STJ desde 10 de agosto de 2010.

Villas Bôas Cueva, paulista, 51 anos, bacharel em Direito em 1985, pela Universidade de São Paulo, e no STJ desde 13 de junho de 2011.

Agora é com eles, no terceiro ato do polêmico julgamento. Para confirmar o Sport como único campeão – e não com Sport e Flamengo juntos, como pleiteia o clube carioca -, basta mais um voto favorável.

E que os ministros que já votaram não voltem atrás, naturalmente…

48 Replies to “Sanseverino e Villas Bôas, os ministros do ato final de 1987. Basta um voto”

  1. tem uma tricobarbie que ainda não entendeu o que esta acontecendo, então vou explicar; o sport não esta tentando o título de 87, até porque já foi transitado e julgado, e o sport é o campeão brasileiro de 87. o flamerda é que esta tentando ser campeão da copa união, que a cbf(como bagunçar o futebol), esta tentando fazer com que a copa união tenha o mesmo peso do brasileirão. coisas da cbf(como bagunçar o futebol)!!!!!!! só pra constar, dos 5 ministros, 3 já votaram, e esta 2 x 1 para o sport. eu quero é 4 x 1 para ser goleada!!!!!!! pelo sport tudo

  2. tem um tricobarbie que ainda não entendeu o que esta acontecendo, então vou explicar; o sport não esta tentando o título de 87, até porque já foi transitado e julgado, e o sport é o campeão brasileiro de 87. o flamerda que esta tentando ser campeão da copa união, que a cbf(como bagunçar o futebol), esta tentando fazer com que a copa uniõ tenha o mesmo peso do brasilerão. coisas da cbf(como bagunçar o futebol)!!!!!!! só pra constar, dos 5 ministros, 3 já votaram, e esta 2 x 1 para o sport, e eu que 4 x 1 para ser goleada!!!!!!! pelo sport tudo

  3. odysson deixa de ser babaca,ou melhor, essas barbys não podem deixar de ser babacas porquê são babacas desde do berço,só falam em hexa hexa hexa, e o que mais e o que mais ,vou perguntar novamente e o que MAIS ,um hexa da época do descobrimento do Brasil kkkkkkkkkkk eu sou hexa eu sou hexa kkkkkkkkkkkkkk já esta preparado para aguentar mais um título do glorioso sport ,CAMPEÃO mais uma vez da COPA DO NORDESTE!!!!!!!!!!! eu sou hexa eu sou hexa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  4. De novo isso?

    uhahauahuahuahuahuahuahuhaua

    Nem as próprias susys acreditam nessa merda.Num consegue ser campeão no campo,tão apelando,mijando,se cagando pro jurídico dar o título p elas KKKKKKKKKKKKKK

    Eita timinho pra dar vergonha pra PE e pro NE. Ninguém reconhece essa merda nacional e internacionalmente.Pelo menos no Rio são conhecidos como ANIMADORES DE FESTAS huahuahuahuahuahuahuahuaa

    Serie B pra elas é uma CHAMPIONS LEAGUE KKKKKKKKK vai jogar bola,bando!!! Quando vcs foram HEXA agente conversa. Já tentaram 2x e nada nada e morre na praia KKKKKKKKKKKKK HEXA em PE só o TIMBA!!!

  5. Leticia:viaje nessas suas fantasias..
    Mulher tem muios sonhos mesmo q nao são verdadeiros ..são 10 anos ja não, leticia??
    Um clube q tem 2.000 socios(falei dois mil e nao dois milhoes!!)
    Primeira pergunta:pq vc esta na pagina do Sport??
    Quer se associar??
    O Sport ta crescendo muito atualmente!!!
    Unico clube do Recife-PE que tem titulos realmente importantes!!
    É bonito ser deca-campeao de um estado!!(10 vezes campeão)
    Mas o fatodce ter sido 10 vezes campeão do estadode Minas nao fez o ameriquinha mineiro crescer,nem um Pouco!!!

  6. Caro “campeao do norte e nordeste de 67”, Gostei muito do seu nome. Posso copiar? Se puder o meu será assim:

    “campeao do norte e nordeste de 68, campeao do norte e nordeste de 70, campeao do nordeste de 94, campeao do nordeste de 2000, campeao do brasil de 2008, campeao brasileiro b de 90, campeao brasileiro a de 87”

    Ficou bem legal, né ?

  7. e de que vivi papai vice de pernambuco,trocos dados pelo clube dos 13,eu queria ver ter pouco dinheiro pra montar time bom,se com folha de 2 milhoes monta time merda desse que se gaba em ganha o jogo,em que o adversario mandou no seu campo.

  8. NOBRES COLEGAS TRICOLETES E ALVI-ROSAS DEIXEM DE SE PREOCUPAR COM O TÍTULO DE 1987 DO SPORT. TEMOS COISAS MAIS IMPORTANTES PARA NOS PREOCUPARMOS:

    EM VEZ DE NOS PREOCUPARMOS COM O TÍTULO DE 87 DO SPORT TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM O PROVÁVEL 5º TÍTULO REGIONAL DO SPORT, SENDO CAMPEÃO DA COPA DO NORDESTE.

    EM VEZ DE NOS PREOCUPARMOS COM O TÍTULO DE 87 DO SPORT TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM O SPORT QUE SE DER OUTRA LAPADA NA COBRINHA ESTARÁ NA SUA 9ª FINAL SEGUIDA DE PERNAMBUCANO( 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014).

    EM VEZ DE NOS PREOCUPARMOS COM O TÍTULO DE 87 DO SPORT TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM A POSSIBILIDADE DELE PROVAVELMENTE CONQUISTAR SEU 40º TÍTULO PERNAMBUCANO.

    EM VEZ DE NOS PREOCUPARMOS COM O TÍTULO DE 87 DO SPORT TEMOS QUE NOS PREOCUPAR COM A SUA PROVÁVEL IDA AO SEU 4º TORNEIO INTERNACIONAL( LIBERTADORES-1988, LIBERTADORES-2009, COPA SULAMERICANA-2013, COPA SULAMERICANA-2014.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Caros “coitados sofredores” tricolores e alvirrubros. Mesmo que vocês estivessem certos e o título do Sport de 1987 fosse realmente de Série B, ainda assim o Sport seria muito superior que vocês dois juntos.

    Vejam:

    Títulos do Nautico ( 0 ) – …………..
    Títulos do Santa ( 1 ) – Série C
    Títulos do Central ( 1 ) – Série B
    Títulos do Sport ( 5 ) – Série B, Série B, Copa do Brasil, Copa do Nordeste, Copa do Nordeste.

    Ou seja, mesmo se estivessem certos( mas não estão ), ainda assim seriam minúsculos em frente ao Sport.

    Obs.1: Título de 87 é Série A
    Obs.2: Ainda terá a Copa do nordeste de 2014.

  10. ronaldo silva tem que ser chamado para escrever no blog?
    rapaz você fala muita besteira , quantos anos você tem 4 ou 5 ?
    você escreve sem argumentos, sem preparo , sem sabedoria , não sabe debater, não sabe opinar, não sabe organizar as ideias.

    Nós pernambucanos não aguentamos mais tanta esculhambação , tanta vergonha de um time tentando de todo custo ser reconhecido campeão de 87 onde na verdade é de direito , mas de fato o campeão é o Flamengo, é o caso do cara que é casado com a mulher no papel mas quem come, sustenta e manda é o vizinho, é o mesmo caso entre o sport recife e o título de 87 .

  11. uma aulinha de futebol, pra tal da RAQUEL,você acertou,a primeira questão. realmente quem tem,um titulo KÔKO,apos 100 anos, em pernambuco e seu pequeno próprio time,no que digo a velha SARNA,um titulo de serie C, de COR DE CAQUINHA,se não sabe o que é caquinha,te digo e pura BOSTA mesmo. em relação a segunda questão,você errou,pois o único clube,do norte\nordeste a se ter uma,TRÍPLICE COROA em serie A,e a instituição SPORT CLUBE RECIFE. como você e burrinha hein. abraços sem ressentimentos.

  12. e LUIZ RIBEIRO,acho que,você errou em tudo,dessa feita quem levou foi você mesmo. lembre-se, NUNCA SUBESTIME SEU ADVERSÁRIO.agora fique caladinho,com dois salsichão entre as pernas. SPORT 02 x CEARA 0.,não vou dizer o placar da final,pois não sou adivinhão,dessa forma,cale-se, e recolha-se sua insignificância nunca mais,faça apologia,a time nenhum,pois o SPORT\RECIFE e muinto maior que você.

  13. título kôko judicial. tem que se agarrar na justiça mesmo, pois na bola vai demorar a ganhar um campeonato brasileiro. Depois de 100 anos de futebol no nordeste, só o bahia conseguiu.

  14. PARABÉNS AOS MINISTROS; Sidnei Beneti E João Otávio de Noronha. DEPOIS DO MENSALÃO, DA PRA ACREDITAR NESSA CASA. ACREDITO NOS MINISTROS Paulo de Tarso Sanseverino e Ricardo Villas Bôas Cueva PARA CHEGAR AO 4 X 1!

  15. AFF, PARA COM ISSO MEU

    EU NÃO AGUENTO MAIS ESSE ASSUNTO

    CAMPEÃO DE 87 É A PUTA QUE PARIUUUU, PRONTO

    TO FORA!

  16. É como eu sempre falo Rubro Negros, vocês são Campeões Brasileiros mais de 87 ok? Campeões Brasileiros de 87, Campeonato cheio de lambanças, não jogou contra os times mais fortes do país, na final do módulo o Homero entrou em campo e pediu pra dividir o título e até hoje tem toda essa polêmica com o flaminguo, então antes de se gabar, SE LIGUEM PELO QUE ESTÃO SE GABANDO…

  17. Luiz Ribeiro, quando as TRICOBARBIES chegarem numa final de Copa do Nordeste a gente conversa, por enquanto só cabe a vcs secarem o maior de Pernambuco, ou tu achas que existe outro clube maior do q o Sport Club do Recife em PE?

  18. José, é mais ou menos por aí, esse título sempre será emblemático. Abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*