Das trincheiras para o front

3.457 votos (2ª maior votação da história do Sport)

2.614 votos para Silvio Guimarães, o novo presidente do Rubro-negro

Pelotão...842 para Homero Lacerda

1 voto nulo 😯

Quem anulou o voto foi Eduardo Correia, que foi vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube no biênio 1983/84. Segundo ele, não deveria haver bate-chapa no Leão, pois uma disputa política desse tamanho só enfraquece o Sport.

Talvez o consenso fosse o ideal em um clube de futebol (e é assim na maioria dos casos). Mas não é de hoje que o Sport foge dos padrões tradicionais. Tanto que a esmagadora vitória da situação nesta terça-feira foi na 4ª eleição com bate-chapa desde 2000!

O Leão sairá fortalecido depois desse racha político? Não sei. Segundo Homero Lacerda, sim.

“Legitimamos o presidente, pois foi uma votação democrática, e não uma escolha de apenas duas pessoas dentro de uma sala”.

Passada a batalha nas 11 urnas, agora Silvio Guimarães começará a difícil missão de conduzir a paixão de mais de 2 milhões de torcedores. Antes um vice-presidente atrás das trincheiras, agora ele estará no front, como mandatário do Leão no próximo biênio. Responsabilidade maior, cobrança maior.

Milton Bivar, o atual presidente, foi o seu cabo eleitoral (um nome que certamente garantiu a vitória) e estará ao seu lado. Assim espera a torcida, que apoiou a campanha da continuidade. E também o próprio Silvio Guimarães:

“Agradeço ao presidente Milton Bivar por ter dado a chance a um homem comum, que passou a vida nas arquibancadas e sociais, se tornar presidente do clube. Prometo muito trabalho, honestidade e amor ao Sport”.

Abaixo, as imagens da democracia rubro-negra (fotos de Alexandre Gondim/DP). Da boca de urna ao cazá-cazá da vitória.


Champs é reflexo da Série A

Camisa oficial do Náutico para a temporada 2009Como o blog já havia adiantado (veja AQUI), a Champs será mesmo a nova fornecedora de material esportivo do Náutico. Em uma festa na noite desta terça no bar Dona Carolina, em Boa Viagem, o Alvirrubro lançou o uniforme para a temporada de 2009.

O Timbu será o 17° clube patrocinado pela empresa sediada em São Caetano do Sul/SP. A Champs irá substituir a Wilson, que era parceira do clube desde janeiro de 2006.

R$ 1 milhão por ano é o valor do novo contrato, apontado pelo presidente timbu, Maurício Cardoso, como o melhor de Pernambuco. Isso é o primeiro reflexo da permanência na Primeirona. Caso o time tivesse sido rebaixado, a Champs teria oferecido um valor 30% menor.

A nova camisa (acima) ainda não tem patrocínios, pois as marcas ainda negociam com o Alvirrubro. Inicialmente, a camisa será vendida na Timbushop.

A Champs começou a patrocinar clubes de futebol em 2006, com o Bragantino. Além do Náutico, outro representante na Série A do próximo ano será o recém-promovido Avaí. No entanto, o maior contrato da Champs foi firmado com o Vasco, que caiu para a Segundona. O clube carioca irá receber R$ 6 milhões por ano.

Clubes patrocinados pela Champs: Vasco, Náutico, Santa Cruz (renegociando… 😯 ), São Caetano, Brasiliense, Avaí, Bragantino, Tabauté/SP, Guarani, São José/SP, Joinville, Operário/MS, Paulínia/SP, Nova Iguaçu/RJ, Remo, Volta Redonda e Ibiza (Espanha).

Site oficial da Champs: http://www.champsdivision.com.br/

Timbuzinho é semifinalista no Sub-20

Na raça, o Timbuzinho se classificou para a semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-20, que está sendo realizado no Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, em Alvorada, o Náutico eliminou o Palmeiras nos pênaltis, após empate por 2 x 2, nas quartas-de-final. Nos pênaltis, vitória dramática por 3 x 2. O Verdão chegou a ter a chance de decidir o confronto, mas o herói da tarde foi mesmo o goleiro timbu Leonardo Amaral, que defendeu 3 cobranças. Marcaram para o Náutico Gustavo Lima, Diego e Alex.

Emoção também não faltou durante os 90 minutos, pois o Náutico perdia por 2 x 1 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Emanuel empatou de cabeça. O outro gol alvirrubro foi marcado por Jefferson (contra), enquanto Daniel fez os dois tentos do Verdão. “Tem que ter raça para continuar na briga”, disse o artilheiro Anderson Lessa (6 gols), sendo abraçado pelos companheiros no final.

Curiosidades: com a vitória, o Náutico ainda ganhou a Taça da Solidariedade, em uma homenagem da prefeitura de Alvorada.  A torcida do Grêmio – que jogará agora contra o Ipatinga – incentivou bastante o Timbu.

Na semifinal, o Náutico – treinado por Levi Gomes – poderá ter nada mais nada menos que o Clássico dos Clássicos, já que o Sport enfrentará o Goiás nesta quarta, às 18h, em Porto Alegre, buscando também o seu lugar entre os 4 melhores times da categoria. O Leão terá o desfalque de Ciro, que se machucou na última partida.

Saiba mais sobre a competição clicando AQUI.

Mago no Central?

O meia Rosembrick foi dispensado do Santa Cruz na última semana, quando saiu chutando o balde com declarações mal educadas. Mas em Caruaru é forte a especulação de que o “Mago da Bola” irá assinar um contrato curto com o Central para disputar o Pernambucano. A Patativa completará 90 anos em 2009, e, para celebrar a data, a diretoria vem armando uma equipe para, no mínimo, repetir as boas colocações das últimas duas edições do Estadual (vice em 2007 e 3° lugar neste ano).

Assim como em 2008, o Alvinegro também irá participar da Copa do Brasil. A equipe irá estrear em casa, contra o Ceará, no dia 4 de março. Na primeira participação, o time eliminou o Remo e depois caiu no Lacerdão, diante do Palmeiras. Abaixo, o vídeo com o golaço de Rosembrick no último Penambucano, na goleada do Santa sobre o Vera Cruz por 4 x 1. Vamos ver se o Mago toma jeito…

Curiosidade: o Central, que será comandado por Marcos Magalhães, vem treinando no centro de treinamento do rival Porto (Ninho do Gavião). Em troca, o Porto também mandará as suas partidas no estádio da Patativa. O objetivo é economizar no aluguel do estádio Antônio Inácio. Acho que os dois clubes saíram ganhando com o acordo.

País de 14 hectares

Ilha do Retiro / foto: site oficial do SportSegundo o presidente da Comissão Eleitoral do Sport, José Estevão Seve, cerca de 8 mil sócios poderão votar nesta terça-feira, na eleição mais quente dos últimos tempos na Ilha do Retiro.

Um universo de eleitores superior ao de 23 municípios pernambucanos, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A sertaneja Itacuruba, por exemplo, já teve até representante na 1ª divisão do Pernambucano (entre 2003 e 2005). Mas a cidade fundada em 1963 conta com apenas 3.741 eleitores. Menos da metade do possível efetivo do pleito leonino.

Questionado se a estrutura da eleição rubro-negra seria equivalente a de uma cidade, Estevão respondeu com aquele velho ar rubro-negro:

“O Sport não é uma cidade. É uma nação”.

Faz sentido… Até mesmo porque a eleição irá definir o novo presidente. 😎

Silvio Guimarães ou Homero Lacerda. A apuração dos votos deverá terminar por volta das 20h. Espero que a partir deste momento, já com o novo mandatário sendo conhecido, o Sport retome o foco esportivo. O Sport pode até ser então um país de apenas 14 hectares, mas esse espaço é suficiente para um cenário político destrutivo. Portanto…