Frei Damião, um quase rubro-negro

Frei DamiãoConsiderado como um santo por muitos nordestinos, o nome de Frei Damião (1898-1997) está em processo de beatificação na Igreja Católica. O frade capuchinho realizou centenas de peregrinações no interior da região, mas a sua relação com o futebol foi quase inexistente. Quase. Em 1975, correu o boato no Recife de que Frei Damião teria dito que gostaria que o Sport fosse o campeão pernambucano daquele ano.

O Leão vivia mergulhado em uma crise financeira e estava há 12 anos sem vencer o Estadual. O clube já estava sendo apelidado pelos rivais de Leão XIII, que era o nome de um Papa e de um clube paraibano. Talvez por causa do apelido, o frade capuchinho pode ter tentado ajudar o Rubro-negro… 😎

O boato se espalhou. Mas será mesmo que Frei Damião teria dito aquilo? Os repórteres Hélio Macedo (Rádio Transamérica) e Alfredo Augusto Martinelli (Rádio Jornal) integravam a equipe da Rádio Olinda naquela época. E após uma reunião de pauta, Vitorio Mazilli, já falecido e então setorista do Sport, foi designado para apurar a informação. Não seria fácil, até porque o frade italiano não estava disposto a falar sobre o assunto.

Mas Mazilli viajou de kombi até o Sertão. Nem Hélio nem Martinelli souberam precisar o nome do município pernambucano, porém, lembram exatamente da frase dita por Frei Damião durante a esperada entrevista.

Sport, campeão pernambucano de 1975“Eu não acendi essa fogueira (o “boato”), mas gostaria que o Sport fosse o campeão sim”, admitiu o capuchinho durante uma missão de fé.

Entrevista exclusiva. Ao transmitir na resenha, o editor de som colocou a vinheta da Rádio Olinda em “BG” (fundo musical), para que a declaração não pudesse ser copiada.

Obs. O Sport foi o campeão pernambucano. E com um time que ficou conhecido como a Seleção do Nordeste.

5 Replies to “Frei Damião, um quase rubro-negro”

  1. Esse Ixiporti é um clube esquizofrênico,pois apelou à um velho fanático e oportunista que apoiou Collor e apela agora para um macumbeiro.

  2. COMO CATOLICO APOSTOLICO ROMANO FICO IMENSAMENTE FELIZ DE SABER QUE O MEU CLUBE DO CORAÇAO (SPORT CLUB DO RECIFE E ABENÇOADO POR DEUS , AFINAL FOI FUNDADO AOS 13 DE MAIO DE 1905 DIA DA APARIÇAO DE NOSSA SENHORA DE FATIMA E POR ISSO QUE SERA UM CLUBE ABENÇOADO PELO ONIPOTENTE,ONIPRESENTE E ONICIENTE,DEUS TODO PODEROSO ,FREI DAMIAO SABIA DISSO POIS COM CERTEZA ERA UM PROFETA. VIVA DEUS, FREI DAMIAO E O SPORT CLUB DO RECIFE.

  3. Lembro de alguns comentários na Imprensa sobre a ‘profecia’ do saudoso e bendito Frei Damião de Bozzano. Acho que ele nunca se pronunciou sobre tal assunto. Certamente foi uma jogada da direção ou da grande nação rubro-negra pernambucana, quiçá dos próprios veículos de comunicação. Vale ressaltar que o Sport montou um super-time, fazendo jus à denominação de Seleção do Nordeste. Outro detalhe curioso da equipe da Ilha do Retiro eram as cabeleiras ‘black-power’ de alguns atletas, dentre as quais se sobressaía a do Assis Paraíba. Pelo Sport tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*