Timbu articula lugar no Clube dos 13

Clube dos 13

Após conseguir na raça a permanência na Série A pela 2ª vez seguida, o Náutico quer agora fazer parte da casta que reúne os maiores clubes do país. Isso mesmo, o poderoso Clube dos 13. Com isso, o Alvirrubro acabaria com a eterna busca por mais receitas a cada Brasileirão. Afinal, enquanto o Náutico receberá – depois de brigar bastante – R$ 7 milhões, o Sport, que faz parte da entidade, irá ganhar R$ 13 milhões.

Segundo o vice-presidente executivo do Timbu, Eduardo Moraes, a diretoria já costura nos bastidores o apoio dos clubes do C-13. No segundo semestre de 2008, chegou a haver um contato maior, mas a resposta foi negativa, pois a entidade, hoje com 20 clubes (listados no final do post), estaria “fechada” para novos filiados.

No entanto, a garantia de mais um ano na elite fortaleceu o pleito pernambucano. De acordo com o dirigente, o Náutico conta com o apoio de Internacional (que de fato vem ajudando bastante o clubes nos últimos dois anos, emprestando jogadores sem custo), Palmeiras e Fluminense. Um trabalho de formiguinha, gradativo. Mas bem difícil. O Figueirense, também tradicional e de torcida presente, disputou o Brasileirão entre 2002 e 2008 e não conseguiu…

Como já diz o nome, o Clube foi fundado por 13 times, em 1987. As duas ampliações do grupo aconteceram em 1997 e 1999, com a aprovação unânime dos associados. Na primeira leva entrara, Sport, Coritiba, Guarani e Goiás. Na segunda ingressaram Atlético-PR, Vitória e Portuguesa. O Santa Cruz também teria tentado entrar em 2001, após uma articulação do então vice-presidente da República, Marco Maciel. O Sport teria votado contra.

Segundo relatos, com o voto contra, a diretoria do Clube dos 13, através do presidente Fábio Koff, condicionou a entrada tricolor à permanência na 1ª divisão. Porém, a Cobra-Coral caiu para a Série B. Perguntei a Eduardo Moraes se ele teme uma ação assim, e o dirigente alvirrubro até concordou com a postura do Sport.

“Se a gente precisar da unanimidade, o Sport votará contra. E o Sport também tem apoio, como o Atlético-PR, por exemplo. Mas se fosse o contrário, o Náutico votaria do mesmo jeito. Não poderíamos fortalecer um rival. Mas é um trabalho lento. Aos poucos vamos criando vínculos com os outros clubes”, afirmou.

  • Fundadores do C-13: São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Inter, Cruzeiro, Atlético-MG e Bahia.

Times filiados ao Clube dos 13, em ordem alfabética

42 Replies to “Timbu articula lugar no Clube dos 13”

  1. Esse Sucrilho Peido, Tem o desplante de entrar no blog sobre futebol Nortista, teve diligência de dizer que os “clubes” CO, PA e GU. São maiores que Náutico e Santa Cruz, Os clubes citados anteriormente só em chegar na semifinal de algum torneio nacional já é um marco pois, Na pior região geográfica, miséria, falta de apóio financeiro e consegue essa proeza. Esses “clubes” CO, PA e GU são intermediários.
    Vencer o Santos com Pelé (pretérito mais-que-perfeito que não volta jamais) na casa deles com goleada é ínfimo, diante da grandeza desses dois CLUBES!

  2. O Náutico não tem que entrar ou outro clube tem que sair, está máfia é que tem que acabar. Mas isso vai ser difícil, pois os clubes apresentam capacidade admistrativa pífia para se manter numa eventual primeira divisão com o modelo atual do mercado da bola.

  3. O Santos de Pelé só perdeu pro Náutico, foi? haeiuhaiuehauiehuiaheuiaheuae

    Sem contar que, não tenho tanta certeza, mas nessa vitória (expressiva, obviamente) do Náutico Pelé não jogou.

  4. O NÁUTICO TEM SIM  DIREITO A SER INTEGRANTE DO CLUBE DOS 13,  SABE POR QUE, É O CLUBE QUE É EMERGENTE NO BRASIL, E VEM SE REESTRUTURANDO-SE DESDE 2001.
    ADEMAIS ESSAS COTAS DO CLUBE DOS 13  FAVORECEM OS CLUBES FILIADOS, E NÃO A TODOS,  ASSIM COMO UMA POSTURA PARA HAVER UMA MELHOR ÊNFASE NA COMPETIÇÃO,  POIS, O SPORT SEMPRE LEVA VANTAGEM NO ESTADO DE PERNAMBUCO, PORQUE PODE PLANEJAR MELHOR SUA EQUIPE, POIS SABE QUE TEM A COTA FINANCEIRA PARA O ANO TODO, E ASSIM NA REGIÃO FICA DÍFICIL CONCORRER. 

    NO MAIS TEMOS UMA TORCIDA QUE LOTA O NOSSO CALDEIRÃO E FAZ A DIFERENÇA NOS JOGOS…O CLUBE É UMA INSTITUIÇÃO CENTENÁRIA  TEM HISTÓRIA , POIS FOI O ÚNICO QUE VENCEU O SANTOS DE PELÉ….

    O APOIO INCONDICIONAL DESSA TORCIDA APAIXONADA JÁ FEZ HISTÓRIA NA BATALHA DOS AFLITOS PARTE II COM MAIS DE 35 MIL PESSOAS NO CALDEIRÃO DO TIMBU… JOGO ESTE EM QUE O NÁUTICO VENCEU O ITUANO POR 2 X 0  NO DIA 26/11/2006. ENTÃO O NÁUTICO JÁ MERECE SER FILIADO DO CLUBE  DOS 13 DESDE QUE ENTROU EM 2007 COM A MENOR COTA, E CONSEGUIU SE FIRMAR, ENTÃO JÁ É CHEGADA A HORA DE UMA INCLUSÃO COM FILIADO TAMBÉM…E A HORA CHEGOU É NESSE ANO QUE SEREMOS FILIADOS AO CLUBE DOS 13…POR QUE TAMBÉM SOMOS UM GRANDE CLUBE DO BRASIL….

    MAS SE DEREM A MESMA COTA AO NÁUTICO,  SERÁ MUITO MELHOR, POIS O TIMBU TAMBÉM SERÁ FORTE E TEREMOS MELHORES DISPUTAS TANTO NO PERNAMBUCANO QUANTO NO BRASILEIRÃO.

    CLUBE DOS 13 TEM QUE INCLUIR O CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE COM FILIADO PERNAMBUCO AGRADECE.

    NÁUTICO ACIMA DE TUDO….  

  5. Como diz o bobalhão Oliveira ( o cara da conversa estranha de “macho dominante” ) , eles querem ganhar tudo sem precisar concorrer com os outros pois temem o crescimento dos outros e a perda de titulos. O tolo não entende que a melhor coisa do mundo é a concorrencia.
    Mas ele prefere ser “O maior entre menores” . KKKKKKKKKKKKKKKK .
    Torcedor do Sgoto Clube do Recife é muito ignorante mesmo . Por isso que Pernambuco  tem um time sempre com as finanças a perigo e outro falido na serie D . E se orgulha de ser campeao disso ???
    Olha no Paraná como a disputa deles é legal. Quase todo ano muda o campeão . Mas fazer gente burra entender isso …

  6. O Sport agir assim ,se for verdade ,  prá mim , não é surpresa nenhuma . Eles querem ganhar tudo sem concorrencia. O pior tipo de contendor.
    A  verdade é que essa segregação patrocinada pelo C 13 está acabando com a rivalidade no futebol pernambucano , pois está claríssimimo o enfraquecimento gradativo de Santa e Nautico e o super-fortalecimento do Sport. Com o tempo só restará um e aí morreu o futebol do Estado. Após o ingresso do Sport no C 13 , houve o completo desequilibrio em PE . É só olhar as estatísticas de 97 prá cá. É mais óbvio que a luz do sol.
    Quanto a essa historia de tradição , Guarani , Vitoria , Goiás , POrtuguesa não tem nada a mais do que os dois pernam,bucanos. Só o Guarani ganhou um campeonato brasileiro .Atualmente a grande tradição bugrina está caindo para a serie B do paulistão e esteve na serie C nacional até o ano passado. Os outros 3 é puro favor e politicagem cinzenta .
    O Nautico foi uma força nacional nos anos 60 (chegou a ser vice-campeão brasileiro) e 70 e o Santa nos anos 70 e inicio de 80 .
    A luta do Nautico é mais que justa .

  7. Carlos, capitalismo, meu amigo… capitalismo.

    Não falo isso porque me sinto contente com essa ‘capitalização’ do futebol… falo isso porque é, aparentemente, a realidade. Pensamento pequeno ou não, mas é esse, infelizmente. Não tenho dúvidas, assim como disse Eduardo Moraes, que se fosse o Santa Cruz ou Náutico que precisassem votar para os rivais entrarem no C-13, votariam contra… duvido que o Grêmio votaria a favor do Inter, que o Galo votaria a favor do Cruzeiro, que o Corinthians votaria a favor do Palmeiras e etc… não sei até hoje qual foi o milagre do Bahia votar a favor do Vitória, talvez pela grande disparidade existente entre os clubes na época.

    Mudando de assunto, não acho que o Náutico ou Santa Cruz sejam maiores que Coritiba, Atlético e Guarani. São 3 campeões brasileiros e isso já é suficiente, com todo o respeito, para, no âmbito técnico do futebol, ser maiores que Santa e Náutico (até juntos), tradição é algo que não discuto, cada time tem a sua nacional ou regional, mas tem, mais conhecida e/ou reverenciada, mas tem.

  8. Cachoras de Perucas, vocês acham que o pessoal do SUL vai deixar vocês crescerem sozinhos , é claro que tendo mais clubes no estado com forças iguais existe uma divisão de titulos e crises em quem não ganha, portanto no proximo ano estaremos no clube dos MISERAVEIS 13.

  9. Pensamento egoísta é pensamento pequeno, em qualquer que seja a circunstância. Essa é uma lei moral universal, acima de qualquer constatação.

    Com esse pensamento pequeno a diretoria do Sport compromete o seu futuro, afinal de contas não há fase que dure para sempre. Vide os grandes de SP e RJ, praticamente todos eles viveram crises “insustentáveis”, rebaixamentos…e se erguem pois equiparar seu rival é questão de honra.recursos são necessários.

    Sou Tricolor, a favor dos três no Clube dos Treze, afinal de contas somos muitos maiores que Coritiba, Atlético-PR, Portuguesa, Guarani….

  10. Muitos aqui, inclusive eu, vêm ainda o futebol de uma forma muito romântica… mas, infelizmente, hoje futebol = dinheiro…

    Amor ao clube é algo que praticamente se restringe à nós, torcedores, para os dirigentes o clube é uma empresa.

    Por isso que sempre falei: Na visa de “alguns” torcedores esse veto do Sport é algo absurdo, para os dirigentes é algo completamente normal… e está sendo hipócrita (para fazer média com a torcida, obviamente) o dirigente que “se doer” com algo do tipo.

    Um grande abraço, Cassio!

  11. Em 2001, o Santa Cruz precisava vencer o Guarani, em Campinas e o Flamengo teria que derrotar o Palmeiras e tina perdido um mando de campo e jogou em Juiz de Fora. O Santa venceu o Guarani e o Palmeiras ABRIU as pernas para a coisa carioca. Pelo visto ninguém queria mesmo o Santa nem na série A nem no Ali Babá e o Clube dos 13. Vamos sobreviver e vencer com veto e sem o dinheiro deles. Saudações tricolores. 

  12. Enfim uma atitude louvável dos clubes pernambucanos, da qual já havia recebido algumas informações.

    Os 3 clubes da capital vão fazer uma parceria informal de combate a pirataria e para a buisca de novos investidores em conjunto.

    Parece que finalmente as diretorias perceberam que a disputa entre eles tem que se limitar às quatro linhas.

  13. Sem chorumelas, o voto do Sport se baseia na lei do macho dominante: sem concorrência e sem possibilidade de ser superado por um outro que contra ele disputa o trono. Quanto ao NaUTIco e ao Santacrise, que se virem, afinal compõem uma única torcida, que é aquela que torce contra o Sport.

  14. “E se ainda acham que estou errado me digam, que lugar do mundo tem um único clube que é grande sozinho?”

    Eu concordo com essa declaração de Clébio…

  15. Já que todos aqui acham normal esse veto só me resta perguntar:

    Pra que times vocês vão torcer daqui a mais ou menos dez ou quinze anos?

    – Flamengo
    – Corinthians
    – São Paulo
    – Vasco
    – Outro time qualquer do eixo RJ/SP.

    Sim porque essa mentalidade idiota de vocês de um comendo o outro vai acabar com o futebol pernambucano (porque o do resto do NE já era). É só ver em volta do quintal que vocês verão que estou certo.

  16.      Essas brigas internas no Náutico só tem gerado, o crescimento da COISA.  Será que é tão difícil entender, que hoje em dia, futebol tem que ser uma Organização, com estrutura profissional.  Enquanto, o náutico vive desse “sonho” de hexacampeão, e não se estrutura realmente a partir de um projeto consistente, com participação de TODOS seus diregentes (Conselheiros) e sua torcida apaixonada, vamos assistindo o sucesso da COISA.  A receita já sabemos: é preciso RAÇA, CORAGEM E TRABALHO…

  17. Não vejo nada demais no veto! Parece até que o time da cobra coral falsa ou do gambá comedor de farofa votariam a favor de um eventual pleito do SPORT (hipocrisia demais pra mim). Ademais, falta competência, não é só dinheiro, não!

  18. Pois prefiro assim, do jeito que está, assim o Santa pode vir a crescer sem precisar da ajuda dos outros.

    Só lembrem que o Bahia não se opôs a entrada do Vitória. Afinal eles sabem que o que move o futebol é a rivalidade, não adianta ser grande e melhor se estiver sozinho.

  19. Interessante, agora eles vem com essa estoria de o ixporti é Pernambuco na Libertadores, na hora do Santa cruz entrar no clube dos 13 vetaram (cade a Pernambucanidade???)  quero q se lasque o time da ilha do chié

  20. Interessante, agora eles vem com essa estoria de o ixporti é Pernambuco na Libertadores, na hora do Santa cruz entrar no clube dos 13 vetaram quero q se lasque o time da ilha do chié

  21. Considerando o fato q em 2001 bastava ao santa NAO CAIR para ingressar no C13, o “veto” do Sport não foi decisivo nisso. Isso todos nós sabemos.

    Além do que, Santa Cruz NUNCA se “segurou” na serie A qdo houve rebaixamento, enfim, é pedir demais q tamanha “tradição” na elite nacional seja admitida tão facilmente.

    Uma última coisa: o “veto” é normal partindo do ponto que você não tem interesse (a princípio) em fortalecer o rival. Isso inexiste. Quer sim manter a hegemonia, tornar-se cada vez mais forte e superior aos adversários.

    Um dirigente alvirrubro confirmou tal coisa, dizendo que vetaria o Sport se fosse o contrário. E que acha normal caso o Sport vete, e acredita q vetará. Agora os santos e puros dirigentes do santa não agiriam assim ?!

    Hipocrisia ao meu ver. Além disso, cada um luta por seus interesses. É assim desde que o mundo é mundo.

    Abraços.

  22. é tu nada Tadeu?
    Quer dizer então, que o teu náutico, aquele mesmo que votou contra o cruzamento entre os módulos verde e amarelo em 1987 agora quer um voto a favor do SPORT é? Que coisa, hein? Cresça e apareça timbuzinho.

  23. Gostaria de pedir encarecidamente à direção do sport, que evite se opor covardemente , mais uma vez, a essas pretensão do náutico, com o fez em 2001, deixando que o clube, a torcida, o futebol e o povo Pernambucano, desfrutem do crescimento do esporte no estado e da possibilidade de lutas justas dentro de campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*