Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).
O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.
A história do Recife e Olinda se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.
Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.
Algumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.
No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.
Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.
Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuco tem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.
Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.
BARRISMO Á PARTE. ABRO ESSE ESPAÇO PARA LAMENTAR A PERDA NESTA DATA, DESSE CEARENSE DE GRANDE TALENTO CHAMADO CHICO ANISIO QUE MUITAS VEZES ME FEZ DAR MUITAS GARGALHADAS.
FRANCISCO ANYSIO DE OLIVEIRA PAULA
FILHO, NASCEU EM 12 DE ABRIL DE 1931 NA
CIDADE CEARENSE DE MARANGUAPE.
CONSTRUIU A CARREIRA NO RIO DE JANEIRO,
PARA ONDE SE MUDOU AOS SEIS ANOS DE
IDADE.
CHICO ANYSIO COMEÇOU NA RÁDIO
GUANABARA, COMO ATOR EM RÁDIO NOVELAS
DE DIVERSAS EMISSORAS. SEU TALENTO PARA
CRIAR PERSONAGENS O LEVOU AO CARGO DE
ROTEIRISTA DA EXTINTA ATLÂNTIDA
CINEMATOGRÁFICA.
ESTREOU NA TV RIO EM 1957, COM O NOITE
DE GALA. EM 1959, ESTREOU O PROGRAMA SÓ
TEM TANTÃ, REBATIZADO MESES DEPOIS
DE CHICO ANYSIO SHOW.
EM 1968, ELE FOI PARA A REDE GLOBO, ONDE
FICOU NACIONALMENTE CONHECIDO, POR
PROGRAMAS COMO CHICO CITY, CHICO
TOTAL, ESCOLINHA DO PROFESSOR
RAIMUNDO E, MAIS RECENTEMENTE, ZORRA
TOTAL.
CHICO ANYSIO FICOU FAMOSO PELA CRIAÇÃO
DE MAIS DE 70 PERSONAGENS, ALGUNS
INESQUECÍVEIS PARA O GRANDE PÚBLICO
COMO ALBERTO ROBERTO, O PROFESSOR
RAIMUNDO, BENTO CARNEIRO, BOZÓ, JUSTO
VERÍSSIMO, PAINHO, VÉIO ZUZA, ZÉ
TAMBORIM, ENTRE TANTOS OUTROS.
ELE TAMBÉM SE DESTACOU COMO AUTOR DE
ROMANCES, CONTOS E PEÇAS DE TEATRO,
ALÉM DE SER PINTOR DE QUADROS,
PRINCIPALMENTE NOS ÚLTIMOS ANOS DE
VIDA. NOS ANOS 2000, CHICO FEZ
PARTICIPAÇÕES EM NOVELAS GLOBAIS,
COMO CAMINHO DAS ÍNDIAS, PÉ NA
JACA E SINHÁ MOÇA.
CHICO ERA CASADO COM A EMPRESÁRIA
MALGA DI PAULA E PAI DE OITO FILHOS: LUG
DE PAULA, NIZO NETO, RICARDO, ANDRÉ
LUCAS, CÍCERO, BRUNO MAZZEO, RODRIGO E
VITÓRIA, DE CINCO RELACIONAMENTOS
DIFERENTES.
EM HOMENAGEM AOS 60 ANOS DE SUA
CARREIRA, ZIRALDO REUNIU VÁRIOS
CARTUNISTAS E CRIOU UM LIVRO CHAMADO É
MENTIRA, CHICO?, COM CARICATURAS DOS
PERSONAGENS DO HUMORISTA, ALÉM DE UM
DVD, COM ESPECIAIS DOS PROGRAMAS DE
CHICO.
EM 2009, ELE FOI TEMA DA ESCOLA DE SAMBA
UNIDOS DO ANIL, DO RIO DE JANEIRO,
DESFILANDO COM O ENREDOCHICO TOTAL!
SOU ANIL E FAÇO CARNAVAL. UMA DAS
ÚLTIMAS APARIÇÕES DO HUMORISTA NA TV
FOI NO ESPECIALGUERRA E PAZ, VIVENDO UM
PADRE. EM 2009, ATUOU NO FILME SE EU
FOSSE VOCÊ 2 E DUBLOU O PROTAGONISTA
DA ANIMAÇÃO UP.
DEPOIS DO CONFIRMADISSIMO SHOW DE SIR PAUL MCCARTNEY (PODENDO ACONTECER UMA SEGUNDA APRESENTAÇAO). RECIFE PODERÁ RECEBER “U2” E “ROLLING STONES”.
PRODUTORES DO AGUARDADO SHOW DO EX-BEATLES PAUL MCCARTNEY NO RECIFE REVELARAM QUE OUTROS GRANDES ASTROS DA MÚSICA MUNDIAL PODEM APORTAR NA CAPITAL PERNAMBUCANA, DANDO AS BANDAS COMANDADAS POR BONO VOX E MICK JAGGER COMO EXEMPLOS
23 de Março de 2012 às 12:35
Raphael Coutinho _PE247 – Nesta sexta-feira (23), as empresas responsáveis pela contratação do show do astro inglês Paul McCartney no Recife, no dia 21 de abril, divulgou detalhes da apresentação, como preços e locais de venda de ingressos. Além de comentarem sobre o show do ex-Beatles no estádio do Arruda, os empresários também adiantaram que pode ter boas novidades pela frente.
“Esse é só o começo para trazer grandes shows para o Recife, como U2 e Rolling Stones”, adiantou Luiz Augusto Nóbrega, produtor local do show. A notícia chega para decretar de vez a inclusão de do Recife na rota dos grandes shows internacionais.
Outras bandas de peso já se apresentaram em solo recifense, atraindo fãs de várias cidades do Nordeste. Iron Maiden (por duas vezes), Black Eyed Peas, Alanis Morissette, The Offspring, entre outras, são alguns dos nomes que já tocaram na cidade.
http://brasil247.com/pt/247/pernambuco247/49360/Stones-e-U2-v%C3%AAm-por-a%C3%AD.htm
ISSO É RECIFE!
ISSO ÉPERNAMBUCO!
ISSO É NORDESTE!
ISSO É BRASIIILLL!!!
luto oficial por três dias pela morte de Chico Anysio
Governador Cid Gomes decreta luto oficial por três dias pela morte de Chico Anysio | http://bit.ly/GJDDCI
O humorista, ator , escritor cearense Chico Anysio morreu, aos 80 anos, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, às 14h52, desta sexta-feira (23). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital Samaritano.
Chico estava internado desde o dia 30 de novembro de 2011. O humorista chegou a ter alta no dia 21 de dezembro, mas retornou à unidade médica no dia seguinte, depois de apresentar hemorragia digestiva.Chico estava internado desde o dia 30 de novembro de 2011. O humorista chegou a ter alta no dia 21 de dezembro, mas retornou à unidade médica no dia seguinte, depois de apresentar hemorragia digestiva.
Chico sofreu uma piora na última quarta (21), quando precisou passar por uma sessão de hemodiálise. Na quinta à tarde, passou por um processo de drenagem torácica durante a tarde, para remoção de um “grande hematoma pleural”. Segundo o UOL apurou, na manhã desta sexta, o humorista sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser reanimado. Ele também dependia de ajuda de aparelhos para respirar, e, durante a internação, foram feitas tentativas de retirar o respirador, sem sucesso.
UM MARANHÃO FUNGANDO NAS COSTAS DO CEARAZIN –
ESTE CARA É PERNAMBUCANO, È BEM A CARA DELES SE ESCONDEREM ATRÁS DE UM MARANHENSE
É MUITO DESCARAMENTO CARA ISTO É MUITO FEIO PARA UM PERNAMBOSTA FEITO VOCE.
kua,kua,kua,kua,kua,kua, kua, kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua kua… FOI DE CHORAR DE RIR AGORA VER UM PERNAMBOSTA ESCONDIDO ATRÁS DE UM MARANHENSE
UM FUTURO NÃO MUITO DISTANTE:
O G3 PODE VIRAR G2
Por Carlos Magno Lopes
Não é um novo elemento da tabela periódica, tampouco algum novo princípio ativo para eliminar celulites e rugas. G3, ou Grupo dos Três, é uma expressão singela que se refere às três maiores economias do Nordeste: Bahia, Pernambuco e Ceará, que juntos respondem por 63,7% do PIB da região. Por essa razão, por onde caminhar o G3 seguirá o Nordeste.
O comportamento recente das economias dos estados-membros do G3, ao que parece, projeta assimetrias, as quais, evidentemente, poderão ou não, se concretizar. Em 2009, o PIB da Bahia, a maior economia, foi de cerca de R$ 121,4 bilhões, enquanto o PIB de Pernambuco e o do Ceará, representaram 55,4% e 47,8% do PIB baiano. Há, portanto, um significativo hiato, relativo ao tamanho, entre o estado líder do G3, a Bahia, e os demais membros.
Considerando o diferencial entre o tamanho da economia baiana, de um lado, e a de Pernambuco, de outro, será difícil para a economia pernambucana, a segunda maior da região, alcançar a da Bahia em um futuro próximo. No entanto, considerando o expressivo portfolio de investimentos de Pernambuco, até 2015, é possível imaginar uma redução substantiva do hiato do PIB em relação à Bahia, mesmo que o crescimento baiano mantenha os níveis recentes. Dessa forma, em relação ao tamanho, a diferença entre as economias da Bahia e de Pernambuco tende a se reduzir acentuadamente.
O próximo passo, portanto, é avaliar a relação entre o PIB da Bahia e o do Ceará. No Ceará, além de dois importantes empreendimentos (refinaria e siderúrgica), há pouco ou quase nada acontecendo na indústria, cuja anemia nem de perto lembra o surto industrial dos anos 1990. Na agropecuária, à exceção dos bons resultados da fruticultura (melão), os avanços são lentos, pequenos ou inexistentes, apesar dos 100.000 hectares irrigados improdutivos ou com baixa produtividade. O turismo, no entanto, conseguiu evitar a mesmice e segue um planejamento estratégico ousado, com direito a aquário e aeroportos regionais, que vem produzindo excelentes resultados. Nesse contexto, é difícil imaginar que o hiato entre o PIB do Ceará e o da Bahia venha a se reduzir no futuro próximo. Ao contrário, poderá até mesmo aumentar.
Como quase tudo na vida é dinâmico, o lugar até agora ocupado confortavelmente pelo Ceará no G3 pode ser ameaçado pelo Maranhão, cujo PIB corresponde a 29,7% do da Bahia. O Maranhão tem a seu favor um quase inesgotável complexo mínero-siderúrgico, a produção de grãos, uma nova refinaria de petróleo, celulose e uma dádiva divina, o porto de Itaqui, que está longe de seu potencial. No entanto, no seu passivo existe uma pedra: há quase cinquenta anos o Maranhão vive mergulhado nas trevas, graças à pior safra de governos de que se tem notícia na história republicana. Até quando?
MARANHÃO ESTADO DE:
– GIGANTESCAS RESERVAS MINERAIS.
– GRANDE PORTO.
– MEGA REFINARIA.
“SEGURA ESSA CEARAZIN”!!!!!!!…………..
MARANHÃO:
Assinado contrato para construção de píer petroleiro
Píer será responsável pelo aumento de 40% na movimentação de derivados de petróleo
21 de março de 2012 – 16:55 |0 comentário(s)fonte:Corrigir |Imprimir |
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Cejen Engenharia assinaram nesta quarta-feira, 21, contrato para construção do berço 108. O píer integra o programa de ampliação e modernização das instalações portuárias do Itaqui e será o responsável pelo aumento de 40% na movimentação de derivados de petróleo, que, no ano passado, representou metade da carga operada no porto maranhense, o equivalente a sete milhões de toneladas.Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap, pediu rigidez no cumprimento do prazo de construção da obra, que é de 14 meses, assim como no atendimento às normas de segurança e meio ambiente. “Essas são algumas das prioridades do Itaqui, que ocupa a 5ª posição nacional na área de gestão ambiental”, destacou. A construção do novo berço está prevista no plano de negócios da Emap e ajudará a empresa a atingir uma das suas metas, que é passar dos atuais 14 milhões de toneladas movimentadas para 30 milhões até 2015. Em 2031, quando a movimentação deverá alcançar 150 milhões de toneladas, a perspectiva é tornar o Itaqui um porto de classe mundial.Em 20 anos, a quantidade de granéis líquidos movimentadas deverá ultrapassar a marca dos 43 milhões de toneladas/ano. Os derivados de petróleo no Itaqui estão no topo da lista dos produtos que mais contribuem para arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão.A partir de 11 de abril, a empresa Cejen, com sede em Curitiba, terá 14 meses para concluir a obra. A Cejen venceu a licitação realizada em fevereiro deste ano e irá construir o novo píer por R$ 49,3 milhões. O presidente da Cejen, Ceciliano J. Ennes Neto, anunciou na ocasião que o grupo tem um braço especializado em operações portuárias e que também tem interesse em atuar no Maranhão nessa área com movimentação de granéis sólidos.A empresa, que existe há 25 anos, é especializada na construção de pontes e portos, a exemplo do Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina. No Porto de Antonina, no Paraná, a operadora portuária Interportos, que integra o grupo, realizou descarga offshore de navios.
http://economianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/noticias/2012/03/21/ma_interna,5035/assinado-contrato-para-construcao-de-pier-petroleiro.shtml
MARANHÃO:
Assinado contrato para construção de píer petroleiro
Píer será responsável pelo aumento de 40% na movimentação de derivados de petróleo
21 de março de 2012 – 16:55 |0 comentário(s)fonte:Corrigir |Imprimir |
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) e a Cejen Engenharia assinaram nesta quarta-feira, 21, contrato para construção do berço 108. O píer integra o programa de ampliação e modernização das instalações portuárias do Itaqui e será o responsável pelo aumento de 40% na movimentação de derivados de petróleo, que, no ano passado, representou metade da carga operada no porto maranhense, o equivalente a sete milhões de toneladas.Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap, pediu rigidez no cumprimento do prazo de construção da obra, que é de 14 meses, assim como no atendimento às normas de segurança e meio ambiente. “Essas são algumas das prioridades do Itaqui, que ocupa a 5ª posição nacional na área de gestão ambiental”, destacou. A construção do novo berço está prevista no plano de negócios da Emap e ajudará a empresa a atingir uma das suas metas, que é passar dos atuais 14 milhões de toneladas movimentadas para 30 milhões até 2015. Em 2031, quando a movimentação deverá alcançar 150 milhões de toneladas, a perspectiva é tornar o Itaqui um porto de classe mundial.Em 20 anos, a quantidade de granéis líquidos movimentadas deverá ultrapassar a marca dos 43 milhões de toneladas/ano. Os derivados de petróleo no Itaqui estão no topo da lista dos produtos que mais contribuem para arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Maranhão.A partir de 11 de abril, a empresa Cejen, com sede em Curitiba, terá 14 meses para concluir a obra. A Cejen venceu a licitação realizada em fevereiro deste ano e irá construir o novo píer por R$ 49,3 milhões. O presidente da Cejen, Ceciliano J. Ennes Neto, anunciou na ocasião que o grupo tem um braço especializado em operações portuárias e que também tem interesse em atuar no Maranhão nessa área com movimentação de granéis sólidos.A empresa, que existe há 25 anos, é especializada na construção de pontes e portos, a exemplo do Porto São Francisco do Sul, em Santa Catarina. No Porto de Antonina, no Paraná, a operadora portuária Interportos, que integra o grupo, realizou descarga offshore de navios.
http://economianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/noticias/2012/03/21/ma_interna,5035/assinado-contrato-para-construcao-de-pier-petroleiro.shtml
MARANHÃO :
Governo firma contrato e cria o Terminal de Grãos do Itaqui
Terminal terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas
02 de fevereiro de 2012 – 14:46 |0 comentário(s)fonte:Corrigir |Imprimir |
O Maranhão deverá ter o segundo maior complexo portuário de grãos do país. Essa foi a perspectiva suscitada pelo secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva, nesta quinta-feira, 2, após a assinatura do contrato de criação do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), no Palácio dos Leões. O contrato, assinado pelo Governo do Estado por intermédio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), concede a quatro empresas arrendatárias a propriedade de quatro lotes que marcam a criação do terminal.Estiveram presentes no ato da assinatura do contrato, além do secretário Luis Fernando Silva e dos representantes das empresas arrendatárias, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, e o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho.Para o secretário Luis Fernando Silva, o Tegram mudará decisivamente o curso da história da produção de grãos no Maranhão, com o estímulo à produção e a ampliação da capacidade de exportação. “Isso faz com que o Porto do Itaqui se consolide definitivamente como eixo exportador de grãos, não apenas do Maranhão, mas do Brasil. Nós ampliaremos a capacidade de exportação, gerando faturamento na primeira fase do Tegram de R$ 3,5 bilhões, ou seja, algo em torno de U$$ 1,8 bilhão/ano. Na segunda etapa esse faturamento deve aumentar para a marca de R$ 10 bilhões/ano”, garante o secretário.Segundo o diretor da Antaq, Fernando Fialho, o contrato demonstra a fortaleza econômica em torno do agronegócio. “As empresas pagaram para entrar no consórcio vão investir fortemente, o que vai garantir a geração de emprego e renda no estado, uma vez que a produção de grãos deve subir para a marca de 5 milhões de toneladas nos próximos 5 anos”, explica.O presidente da Emap, Luís Carlos Fossati, falou das características do Tegram e de sua relevância social. “São quatro empresas arrendatárias, todas do ramo, – o que afasta a possibilidade de monopólio – e são todas prestadoras de serviço. O pequeno produtor vai ter alternativas para lhe dar com essas quatro empresas, no que diz respeito à negociação do serviço de transporte dos seus produtos via Porto do Itaqui”, assinalou.Luis Carlos Fossati ressaltou ainda que a assinatura do contrato corresponde apenas a etapa inicial de um processo extenso. “Após a assinatura do contrato, as empresas vencedoras deverão formar um consórcio em até um mês, posteriormente elas tem que terminar o processo executivo – e este de ser aprovado pela Emap -, e só então dar início as construções. O nosso planejamento é que o Tegram esteja em funcionamento no último trimestre de 2013”.O representante da CGG Trading S/A (uma das vencedoras do certame), Josué Christiano Gomes, garante que o investimento total estimado na primeira etapa é de mais de R$ 260 milhões pelos consórcios entre os quatro vencedores da licitação, mas o investimento total deve girar em torno de mais de R$ 500 milhões.Josué aponta ainda os pontos altos do negócio para as empresas e para a sociedade. “Esse porto é de uma importância socioeconômica excepcional. Se dividirmos o país em dois hemisférios, teremos uma produção de 50 milhões de toneladas de grãos de soja e milho em cada hemisfério, só que o hemisfério sul consome esses grãos, e o norte é altamente excedente, sendo que o norte não tem capacidade de escoamento dessa produção para a exportação. Agora, com o advento da Ferrovia Norte-Sul, e em conjunto com a Carajás e a Tegram, vai se viabilizar o escoamento de grande parte dessa soja e milho produzidos no hemisfério norte. Isso reduz o custo de frete, aumenta a renda para o produtor rural e melhora o problema ambiental por desacelerar o consumo de diesel gastos nas estradas e ferrovias”, afirma.TerminalO Tegram terá capacidade estática de armazenamento de 500 mil toneladas (base soja), compreendendo quatro armazéns com capacidade de 125 mil toneladas/cada e movimentação final de 10 milhões de toneladas/ano na sua segunda fase, prevista para 2019. O Porto do Itaqui movimenta atualmente 2,5 milhões de toneladas de grãos/ano. Em princípio, a movimentação de grãos será feita pelo berço 103, já existente, e para a segunda fase será utilizado o berço 100, cuja obra será concluída no primeiro semestre deste ano. Com o Tegram e outros projetos estratégicos desenvolvidos pela Emap, a movimentação de cargas deverá dobrar até 2015, chegando a 28 milhões de toneladas. A projeção para 2030 é que o Itaqui alcance a marca de 150 milhões de toneladas movimentadas/ano e que figure na lista dos 10 maiores portos do mundo.Após a assinatura do contrato, as arrendatárias terão 30 dias para formação de um consórcio. Em seguida, deverão elaborar o projeto executivo e submeter à aprovação da Emap. O início das obras está previsto para agosto deste ano e da operação para o final de 2013. Juntas, a título de taxa de ‘oportunidade de negócio’, as arrendatárias ofereceram R$ 143,1 milhões. Além disso, serão investidos pela iniciativa privada outros R$ 322 milhões na criação da infraestrutura para operacionalização do Tegram.
http://economianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/setores/transporte/2012/02/02/ma_interna,4697/governo-firma-contrato-e-cria-
MARNHÃO:
Gás natural trará grandes mudanças na economia
Afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, durante a abertura do II Workshop do PDTI
09 de março de 2012 – 10:21 |0 comentário(s)fonte:Corrigir |Imprimir |
O gás natural proporcionará uma grande mudança na economia maranhense. Além de atender a demanda de geração de energia, contemplará o setor produtivo, que passará a contar com uma nova matriz energética mais limpa e mais barata. Atenderá, ainda, o segmento veicular e domiciliar do Maranhão. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, durante a abertura do II Workshop do Plano de Desenvolvimento Territorial Integrado (PDTI), realizado na Federação das Indústrias (Fiema), nesta quinta-feira, 8.O workshop do PDTI, realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), em parceria com as empresas OGX, MPX e Petra, teve como objetivo a apresentação das ações as propostas e ações prioritárias do programa Planejar para Transformar, que visa promover o desenvolvimento econômico e social dos municípios da área de abrangência da Bacia do Parnaíba.A ideia foi compartilhar com empresários e gestores públicos o resultado do trabalho iniciado há quase um ano e que contém programas e ações para estimular o crescimento das comunidades da região do gás natural no Maranhão. Os investimentos na área da Bacia do Parnaíba, para produção de gás natural e geração de energia elétrica, já somam quase R$ 4 bilhões, o que proporcionará a geração de milhares de empregos, além de oportunidades de negócios para os setores de comércio e serviço da região.Na ocasião, Macedo destacou que a iniciativa do trabalho em parceria com a OGX, MPX e Petra para a Bacia do Parnaíba faz parte do esforço do governo em compartilhar as decisões do poder público com a iniciativa privada. “Neste processo de interação, temos procurado, não apenas dobrar o PIB do Maranhão, mas também promover a distribuição de renda no estado por meio da inserção dos maranhenses no mercado de trabalho”, disse o secretário, fazendo referência à criação do Programa Maranhão Profissional, que já qualificou ou está em processo de qualificação de quase 100 mil pessoas. A meta é formar 400 mil.
conomianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/noticias/2012/03/09/ma_interna,4953/gas-natural-trara-grandes-mudancas-na-e
MARANHÃO:
Até 2014
Estado garante investimentos de R$ 10,5 bilhões
Luciano Coutinho, presidente do BNDES, elogiou a carteira de investimentos maranhense
22 de março de 2012 – 08:54 |0 comentário(s)fonte:Corrigir |Imprimir |
O Maranhão ganhará, até 2014, cerca de R$ 10,5 bilhões em investimentos. A afirmação foi feita pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Luciano Coutinho, em reunião com a governadora Roseana Sarney, nesta quarta-feira, 21, no Palácio dos Leões.Também participaram da reunião secretários estaduais, o diretor do BNDES, Guilherme Lacerda; o chefe da representação no Nordeste, Paulo Guimarães; o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Vieira Santiago, e empresários.Na ocasião, a governadora apresentou um amplo programa que envolve ações de combate à pobreza, segurança, transportes, energia elétrica, infraestrutura, saúde e saneamento básico, gestão pública, com investimentos de aproximadamente R$ 2,3 bilhões, além dos projetos para o entorno dos grandes empreendimentos que estão se instalando no Maranhão, a exemplo da Hidrelétrica de Estreito, da Refinaria Prêmio I, em Estreito e das Usinas Termelétricas (UTEs).Para Roseana, é imprescindível a parceria entre os governos federal e estadual na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o crescimento do estado.O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, elogiou a carteira de investimentos do Maranhão . “Enxergamos aqui um conjunto de investimentos que poderão revolucionar a estrutura econômica do estado. Nos próximos três anos, nós poderemos chegar, em financiamento, a R$ 9 bilhões. Isso estaria refletindo a transformação social e econômica do Maranhão, uma vez que será possível a criação novos empreendimentos privados e ampliação da receita tributária. O Maranhão cresce e, também, o Brasil”, destacou.Para o secretário Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, o programa Maranhão Profissional dará suporte às novas oportunidades econômicas do estado.”A perspectiva desses empreendimentos é gerar cerca de 200 mil empregos diretos. E a maneira mais efetiva de se distribuir renda, além de se inserir as empresas maranhenses, é fazer com que a população se aproprie destes postos de trabalho. Esse é o esforço do Maranhão Profissional: qualificar 400 mil pessoas para atender toda a demanda”, frisou. “Em menos de um ano, o Maranhão Profissional já registrou mais 100 mil matrículas em cursos de formação continuada e de educação formal”, acrescentou.
http://economianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/noticias/2012/03/22/ma_interna,5039/estado-garante-investimentos-de-r-10-5-bilhoes
Maranhão
Início
|
Setores da Economia
|
Cidades
|
Fotos
|
Notícias
|
Investimentos
|
Mapa do Estado
|
Contato
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Até 2014
Estado garante investimentos de R$ 10,5 bilhões
Luciano Coutinho, presidente do BNDES, elogiou a carteira de investimentos maranhense
22 de março de 2012 – 08:54 |0 comentário(s)fonte:Corrigir |Imprimir |
O Maranhão ganhará, até 2014, cerca de R$ 10,5 bilhões em investimentos. A afirmação foi feita pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), Luciano Coutinho, em reunião com a governadora Roseana Sarney, nesta quarta-feira, 21, no Palácio dos Leões.Também participaram da reunião secretários estaduais, o diretor do BNDES, Guilherme Lacerda; o chefe da representação no Nordeste, Paulo Guimarães; o presidente do Banco do Nordeste, Jurandir Vieira Santiago, e empresários.Na ocasião, a governadora apresentou um amplo programa que envolve ações de combate à pobreza, segurança, transportes, energia elétrica, infraestrutura, saúde e saneamento básico, gestão pública, com investimentos de aproximadamente R$ 2,3 bilhões, além dos projetos para o entorno dos grandes empreendimentos que estão se instalando no Maranhão, a exemplo da Hidrelétrica de Estreito, da Refinaria Prêmio I, em Estreito e das Usinas Termelétricas (UTEs).Para Roseana, é imprescindível a parceria entre os governos federal e estadual na elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o crescimento do estado.O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, elogiou a carteira de investimentos do Maranhão . “Enxergamos aqui um conjunto de investimentos que poderão revolucionar a estrutura econômica do estado. Nos próximos três anos, nós poderemos chegar, em financiamento, a R$ 9 bilhões. Isso estaria refletindo a transformação social e econômica do Maranhão, uma vez que será possível a criação novos empreendimentos privados e ampliação da receita tributária. O Maranhão cresce e, também, o Brasil”, destacou.Para o secretário Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, o programa Maranhão Profissional dará suporte às novas oportunidades econômicas do estado.”A perspectiva desses empreendimentos é gerar cerca de 200 mil empregos diretos. E a maneira mais efetiva de se distribuir renda, além de se inserir as empresas maranhenses, é fazer com que a população se aproprie destes postos de trabalho. Esse é o esforço do Maranhão Profissional: qualificar 400 mil pessoas para atender toda a demanda”, frisou. “Em menos de um ano, o Maranhão Profissional já registrou mais 100 mil matrículas em cursos de formação continuada e de educação formal”, acrescentou.
http://economianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/noticias/2012/03/22/ma_interna,5039/estado-garante-investimentos-de-r-10
O Estado do Maranhão, que retomou sua nova fase no turismo ano passado com o Plano Maior 2020, foi indicado para o Prêmio “Os Dez Mais do Turismo” como Melhor Destino Turístico de 2011. O evento, que acontece há mais de vinte anos, é realizado pelo Grupo Travel News e aponta avanços e inovações do setor. A cerimônia de premiação acontece dia 26 de Abril no Hotel Royal Palm Plaza, em Campinas.A avaliação do prêmio levou em conta a beleza do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a delicadeza arquitetônica de São Luís, cidade que este ano completa 400 anos de fundação, além da raridade do complexo da Chapada das Mesas com destaque para o poço azul, cachoeira de Santa Bárbara e as delícias gastronômicas (como o arroz de cuxá e o doce de cupuaçu).Outro diferencial apontado pelo Grupo Travel News como destino reconhecidamente completo, é a rede hoteleira, com equipamentos de primeiro mundo, belezas naturais incomparáveis, atendimento qualificado e produtos e serviços diferenciados.Para o secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, a indicação do estado como melhor destino baliza o trabalho que vem sendo desenvolvido. “Recebo a notícia com muito orgulho, porque estamos de fato trabalhando de forma intensa no sentido de retomar o posicionamento do estado no cenário turístico nacional e internacional, com produtos e serviços diferenciados”, comemora.
http://economianordeste.opovo.com.br/app/estados/maranhao/setores/turismo/2012/03/23/ma_interna,5053/maranhao-e-escolhido-co
VIVA A BAHIA
BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL
Escolas do Piauí levam 9 medalhas na OBMEP 2011
ISTO SIM É MOTIVO DE ORGULHO NOSSAS CRIANÇAS SE DESTACANDO PELA EDUCAÇÃO. e NÃO ESTA VERGONHEIRA DE QUEM TEM O MAIOR ESTADO, O MELHOR CARNAVAL, A MAIOR PRAIA, MAIOR ESTADIO DE FUTEBOL, O MAIOR AEROPORTO ATÉ O MAIOR SHOW DE ARTISTA INTERNACIONAL, ISTO É UMA VERGONHA PARA OS TRÊS ESTADOS DO NORDESTE QUE SE DEGLADEIAMIAM ACREDITANDO EM QUALQUER MATÉRIA DE JORNAL, PROMESSAS DE QUALQUER POLITICO, VÃO ESTUDAR DAR OPORTUNIDADES PARA QUE SUAS CRIANÇAS TENHAM EDUCAÇÃO, POIS SABEMOS QUE UM ESTADO SÓ CRESCE SE TIVER EDUCAÇÃO PARA TODOS.
CONTINUEM FAZENDO PROPAGANDA DE SEUS ESTADOS COMO SE TUDO FOSSE PERFEITO SEUS POLITICOSAGRADECEM E GANHAM NOTORIEDADE COM ISTO E A SUA VIDA CONTINUA AQUELA MESMICE
O destaque, no estado do Piauí ficou novamente para a cidade de Cocal dos Alves que teve três estudantes que ganharam medalha de ouro, dois de prata, cinco de bronze e 15 menções honrosas. De Cocal, também duas escolas de ciclo 2 do Ensino Fundamental e Ensino Médio estão entre as premiadas, além do professor Antonio Cardoso do Amaral, que tem alunos premiados desde a primeira edição da OBMEP.
As listas com os nomes dos premiados pode ser consultada no site da OBMEP. Os alunos que participaram e estiveram presentes na 2ª fase podem procurar as suas escolas, pois elas estão aptas a emitirem certificados de participação desses alunos. Para fazer a inscrição na OBMEP-2012 o aluno também deve procurar a secretaria de sua escola.
http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/recife/estadio/
Pow! Isso tá muito chato!
Usam parâmetros de metrópoles regionais, e não sabem fazer um leitura de referência nacional…
Recife, Fortaleza e Salvador ainda são províncias e comparando com cidade do sul do Pais e até mesmo como cidade da Grande São Paulo!
Parem de falar besteiras!
O nordeste ainda é a menor região de consumo do pais!
Com crescimento, os gastos do consumidor devem atingir R$ 1,3 trilhão.Região Norte é a que tem o maior potencial de expansão, de 26,5%.O consumo no Brasil deve crescer 13,5% em 2012 na comparação com 2011, atingindo R$ 1,3 trilhão, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, aponta nesta terça-feira (28) o Ibope Inteligência, por meio da base de dados Pysxis Consumo. No ano passado, o crescimento foi de 10,5%.
De acordo com a divulgação, a região Norte do país é a que temo maior potencial de expansão neste ano, de 26,5%. Na Nordeste, é de 24,1%, na Sul, de 19,7%, no Centro-Oeste, de 19,4% e, no Sudeste, de 6,5%.
A previsão de crescimento é nominal, ou seja, não desconta a inflação.
Para o diretor de geonegócios do Ibope Inteligência, Antônio Carlos Ruótulo, entre os fatores que permitem a expansão do consumo em 2012 estão o ingresso de pessoas na classe C, o crescimento real da renda e a alta da confiança do consumidor brasileiro.
Apesar de ter o maior potencial de expansão, a região Norte representa 5,2% do consumo e 8,4% da população, a menor participação do país. A Sudeste, com o menor potencial de crescimento, representa 53,5% do consumo e 42% da população.
Produtos consumidosAs classes A e B juntas deverão absorver mais de 50% do consumo na maior parte dos grupos de produtos pesquisados pela ferramenta.
A classe A, que representa 2,6% da população, destaca-se principalmente pelo consumo de CDs e DVDs (27,3% do consumo da categoria), produtos financeiros (25,7%), artigos dedecoração (25,3%) e aquisição de veículos (25%), diz o Ibope.
A classe B, que representa 24,4% da população, representa 58,3% do consumo de combustível e ensino, 54,6% de cinema, 53,8% de serviços automotivos e 53% do consumo de artigos esportivos.
A classe C, com 52,4% do número de domicílios, realiza metade do consumo com tabaco e acessórios (50,3%). Alimentação, contudo, ainda tem peso relevante, com 48,5% das carnes, aves e derivados, 48,2% de alimentos-mercearia e 47,9% dos matinais.
As classes D e E, que representam 20,6% da população, têm maior participação no consumo de produtos de mercearia e cigarros, com 13% de cada um desses mercados, além de 12% do consumo de calçado infantil, matinais e carnes e derivados.
A região Nordeste é a que tem os menores gastos per capita do país nos 16 grupos de produtos destacados na pesquisa. A Sul, por sua vez, tem os maiores gastos em 13 dos 16 grupos. A Sudeste tem os maiores gastos em 3.
O gasto per capita com alimentação no domicílio, por exemplo, é de R$ 1.131 no Nordeste, o menor, e de R$ 1.559,24 no Sul, o maior.
Já por unidades da federação, o Distrito Federal presenta os maiores valores em praticamente todas as famílias de produtos. Para Ruótulo, contudo, o cenário representa o maior custo de vida no DF, que é, em média, 17% maior.
Segundo a pesquisa, o consumo na classe A é, em geral, oito vezes superior à sua presença na população e, na B, duas vezes superior.
As rendas familiares usadas para a pesquisa são de R$ 12 mil por mês na classe A, R$ 5 mil ao mês na B, R$ 1,6 mil na C e menos de R$ 1 mil na D e E.De acordo com Rutótulo, a fonte da Pyxis vem da Pesquisa de Orçamento Familiar (com 60% do peso), atualizada com dados anuais de empresas de 22 setores, alném de outras fontes de dados
VIVA A BAHIA
BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL
VIVA A BAHIA
BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL
PERNAMBUCO ,BAHIA E CEARA OQ DIVIDE ESSES ESTADOS SÃO MUROS,NÃO,TODOS SOMOS UM SÓ.
Que Bosta é essa,vergonha de vc´s, o nordeste tem que se unir e PONTO FINAL.
VIVA A BAHIA
BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL
TRÊS GRANDES ARENAS EM UM SÓ ESTADO DO NORDESTE! SÓ PODIA SER EM PE.
* ARENA PERNAMBUCO ( OBRAS EM ANDAMENTO – CAPC. 46.000 ESPECTADORES ).
http://www.fifa.com/worldcup/destination/stadiums/stadium=5025134/index.html
* ARENA SPORT RECIFE ( INICIO DAS OBRAS EM NOVEMBRO – CAPC. 45.000 ESPECTADORES ).
http://www.youtube.com/watch?v=1Ox1_pAeBIQ
* ARENA CORAL ( PROJETO ENTREGUE A PREFEITURA – CAPC. 70.000 ESPECTADORES ).
http://ven1.blogspot.com.br/2012/03/projeto-da-arena-coral-e-apresentado.html
ISSO É RECIFE!
ISSO É PERNAMBUCO!
ISSO É NORDESTE!
ISSO É BRASIIILL!!!
O ceará tá de mais, tudo indica que a reinauguração do castelão será com MADONNA, festa de arromba!