Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).
O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.
A história do Recife e Olinda se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.
Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.
Algumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.
No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.
Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.
Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuco tem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.
Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.
O GRUPO FIAT QUE É COMPOSTO PELAS MARCAS: FIAT AUTOMÓVEIS, FERRARI, MASERATI, LANCIA, ALFA ROMEO, ABARTH, CHRYSLER, IVECO E IRISBUS. PODERÁ TRAZER PARA PERNAMBUCO, UMA FABRICA DA CHRYSLER.
30/03/2012 ÀS 00H00
Em parceria com a Fiat, Chrysler volta ao país
Para Ferreira, medidas governamentais não favorecem importação: “Não conseguiremos ser competitivos sem produzir”
A Chrysler voltará a produzir veículos no Brasil. O investimento poderá ser feito dentro de uma fábrica da própria Fiat, empresa que assumiu o controle da montadora americana depois que o governo dos EUA concedeu um empréstimo para salvá-la da falência. Segundo Sérgio Ferreira, o executivo nomeado pela Fiat para comandar a Chrysler no Brasil, os detalhes da operação dependem, agora, da política industrial a ser fixada no novo regime automotivo, a ser anunciado pelo governo nos próximos dias.
Detalhada por Ferreira, a estratégia do grupo não deixa dúvidas de que a opção pela produção local atende não só o mercado em expansão como a pressão do governo federal, que a cada dia aperta mais o setor, por meio de impostos e sistema de cotas, como tentativa de reduzir a importação. “Nenhuma das últimas medidas adotadas pelo governo favorece a importação; não conseguiremos ser competitivos se não produzirmos no Brasil”, diz o executivo, que esta semana já teve uma reunião com o chefe de manufatura da Fiat para acertar os planos de produção. “Vamos ter produção local”, destaca. O prazo para veículos Chrysler brasileiros chegarem ao mercado não está totalmente definido.
A lógica indica que a cidade de Goiana, em Pernambuco, pode a ser o destino do investimento da Chrysler. É nesse município que a Fiat começou a erguer a fábrica que consumirá investimento de R$ 4 bilhões e que aproveitou a última fase de benefícios fiscais de estímulo para o deslocamento da atividade automobilística para o Nordeste e Centro -Oeste. Fontes no governo confirmaram a existência de novos entendimentos com o grupo para acomodar a Chrysler em Goiana.
A Chrysler pode ser uma forma de Pernambuco compensar a perda do investimento de nova fábrica da Volkswagen, plano que chegou a ser discutido com o governo pernambucano. Negociações com o sindicato dos trabalhadores acabaram levando a Volks a optar pela ampliação da fábrica de Taubaté (SP).
Assim como a decisão do grupo Volks de ampliar a produção no Brasil o ajuda a avançar rumo à meta de ser líder mundial em 2018, também a expansão da Fiat, incluindo agora a Chrysler, representa mais um passo do plano de Sergio Marchionne, presidente mundial do grupo, de buscar alternativas à crise na Europa para estar entre os maiores grupos de fabricantes de veículos do mundo.
Ferreira não revela pistas das características do veículo que será fabricado no país, nem tampouco o volume de produção. Ocultar o tipo de veículo é estratégia de qualquer montadora. Já o tamanho da atividade, o executivo faz questão de ressaltar, está condicionada às regras que o governo determinará no novo regime automotivo. De qualquer forma, os volumes de produção de um veículo da Chrysler, que atua em faixa de preços mais altos – o mais barato vendido hoje no Brasil custa R$ 100 mil -, serão bem menores que qualquer meta da Fiat. A montadora italiana pretende produzir em Goiana mais de 200 mil carros por ano, a partir de 2014.
Acomodar uma linha de produção de um ou dois modelos Chrysler na gigantesca área, de 1,2 mil hectares, que a Fiat ocupará em Goiana é mais simples do que encaixar mais essa atividade na fábrica da Fiat em Betim (MG), que já foi inúmeras vezes reformulada para ampliar produção. Além disso, a localização no Nordeste simplifica o natural intercâmbio comercial com a região do Nafta, um velho sonho da Fiat.
Ferreira, um economista carioca que assumiu o posto, sem alarde, há um ano, está a cargo, agora, de preparar rede de revendas para o grande salto que a marca quer dar no Brasil com a decisão de produzir no país.
Uma das ações mais importantes foi a recente abertura de dois centros de distribuição de peças de reposição – um em Louveira (SP) e o outro na Argentina. Também essa ação foi cercada de discrição. O empreendimento em Louveira tem 4,5 mil metros quadrados e o de Buenos Aires, 3 mil. Com espaço adequado para armazenamento de componentes, a marca toma fôlego para o passo seguinte: a expansão da rede de concessionárias. Há hoje no Brasil 33 pontos de venda da marca americana. O plano é chegar a 50 este ano e até 120 até 2014.
Ter uma rede estruturada é um importante para qualquer marca de veículos se fixar num país. Mas no caso da Chrysler, o assunto é complexo. Somente agora a marca está conseguindo ter rede própria, separada da Mercedes-Benz. Essa é a última etapa de um longo processo de divórcio entre o grupo americano Chrysler e o alemão Daimler, unidas de 1998 a 2007.
É também da época desse casamento a segunda tentativa da Chrysler de produzir veículos no Brasil. Entre 1998 e 2001, a montadora americana fabricou a picape Dakota, em Campo Largo (PR). Ao desistir, teve de devolver incentivos fiscais. A primeira fábrica Chrysler no Brasil é da década de 60.
Agora, poucos meses depois que a Fiat elevou a participação acionária na Chrysler de 53,5% para 58,5%, com o governo americano ainda como sócio, a marca ganha fôlego para os planos de expansão nos países emergentes.
Já Ferreira começa a viver um velho sonho, de trabalhar na indústria dos automóveis. Sua carreira no setor já começou na fabricante de pneus Michelin . À época, a multinacional francesa o deslocou do Rio para comandar as filiais da Argentina e, depois, Grécia. Em 2008, foi contratado pelo grupo Fiat para assumir o comando da Case New Holland, a divisão de máquinas agrícolas, na América Latina. Ele mudou-se, então, para Curitiba e, depois, para São Paulo.
Agora no cargo de diretor geral da Chrysler, instalado no alto de um suntuoso edifício na Vila Olímpia, Ferreira cuida dos planos imediatos de elevar as vendas de 5,6 mil veículos em 2011 para 12 mil este ano. O lançamento de seis modelos somente no primeiro semestre pode ser uma boa explicação para a meta ambiciosa. Os volumes são baixos se comparados com o gigantismo da Fiat. Mas vencer com uma marca de luxo no mercado no qual já é líder é estratégico para a montadora italiana.
É também difícil entender como uma marca que traz apenas um modelo do México e todos os demais dos Estados Unidos e Canadá conseguirá dobrar vendas com o aumento de IPI em 30% para importados fora do Mercosul e México. Por enquanto, a empresa absorve boa parte desse custo adicional. Crescer é mais urgente.
http://www.valor.com.br/empresas/2594916/em-parceria-com-fiat-chrysler-volta-ao-pais
Produtora confirma show de Jennifer Lopez em Fortaleza no mês de junho
Ivete Sangalo vai abrir show de J-LO em Fortaleza, diz produtora.O show está marcado para dia 30 de junho.
A Arte Produções confirmou neste sábado (31) o show da cantora Jennifer Lopez emFortaleza. Segundo a produtora, a cantora vai trazer a turnê mundial “LOVE?” no dia 30 de junho para a capital cearense. A baianaIvete Sangalo também está confirmada pela produtora e abrirá o show de Jennifer Lopez.
O local do evento e as informações sobre venda e preço dos ingressos serão divulgadas na próxima quarta-feira (4) pela Arte Produções. Além de Fortaleza, já estão confirmadas apresentações da cantora e atriz americana em São Paulo, no dia 23 de junho, e no Rio de Janeiro, no 27 de junho. Esta será a primeira vez que Jennifer Lopez realizará shows no Brasil.
Na sexta-feira (30), a cantora lançou, em parceria com o rapper Pitbull, a música Dance Again durante um programa de rádio nos EUA. O clipe do single deve ser divulgado em 5 de abril. Jennifer Lopez já esteve no Brasil em 2012. Ela foi uma das estrelas convidadas para o carnaval do Rio de Janeiro.
http://g1.globo.com/ceara/noticia/2012/03/produtora-confirma-show-de-jennifer-lopez-em-fortaleza-no-mes-de-junho.html
RECIFE É A QUARTA CIDADE COM A ECONOMIA MAIS CRIATIVA DO PAÍS SEGUNDO A FECOMERCIO-SP
http://pedesenvolvimento.com/2012/03/30/recife-e-a-quarta-cidade-mais-criativa-do-pais-aponta-fecomerciosp/
Á AMERICANA CHRYSLER QUE TAMBEM PERTENCE AO CONGLOMERADO FIAT, PODERÁ IR PARA GOIANA-PERNAMBUCO.
Chrysler deve retomar produção no Brasil
1 Votes
Para ficar mais competitiva, reduzindo importações e aumentando investimentos no País, como pede o governo federal, a Chrysler vai voltar a fabricar no Brasil. Anteriormente, o grupo americano produziu a picape Dodge Ram por aqui. Agora, a ideia é aproveitar a aliança com a Fiat para montar carros em solo tupiniquim e ganhar espaço em um mercado com grande potencial de crescimento.
Quem confirmou a intenção de produzir no Brasil foi Sergio Ferreira, chefe de operações da empresa no País há um ano, em entrevista ao jornal Valor Econômico. “Não seremos competitivos se não produzirmos no Brasil”, disse. A política industrial, no entanto, ainda dependerá do novo regime automotivo nacional, que será anunciado na próxima semana.
A alternativa mais rentável para a Chrysler é aproveitar a nova fábrica da Fiat, em Goiana (PE), ainda em obras, para montar seus modelos. Afinal, construir um complexo fabril em um mercado pequeno para ela seria arriscar demais. Além disso, a planta dos italianos localizada em Betim (MG) já não comporta mais avanços em termos de capacidade fabril.
Também não se sabe qual o produto previsto para que a Chrysler monte no País. O mais cotado é o sedã Dart, recém-lançado lá fora, que teria um irmão da Fiat para disputar o segmento de médios – na China, se chamará Fiat Viaggio. Nada, porém, está confirmado.
O que se sabe ainda é que Ferreira comanda a expansão comercial da Chrysler no Brasil. A rede de concessionárias, por exemplo, deve passar dos atuais 33 pontos de venda para pelo menos 120 lojas até 2014. O número é bastante expressivo e deve marcar a independência da empresa das revendas da Mercedes-Benz, sua antiga aliada.
http://allthecars.wordpress.com/2012/03/30/chrysler-deve-retomar-producao-no-brasil/
PERNAMBUCO: SAI VOLKSWAGEM, ENTRA CRYSLER!
Segundo informações do jornal Valor Econômico a Chrysler voltará a produzir veículos em território nacional, devido a pressão do governo brasileiro para redução das importações e aumento do investimento em produção interna. A Fiat é dona de 58,5% da marca norte-americana, portanto a produção acontecerá dentro de uma fábrica da Fiat.
O chefe das operações da Chrysler no Brasil, Sérgio Ferreira, afirmou ao jornal que somente após o anúncio da política industrial que será adotada neste novo regime poderemos saber detalhes acerca da produção. Este anúncio acontecerá em alguns dias. Ferreira afirmou ainda que a Chrysler não será ser competitiva de são produzir aqui.
A princípio a melhor alternativa seria introduzir a linha de montagem na futura fábrica da Fiat em Goiana, Pernambuco. Está fábrica receberá investimentos na casa dos 4 bilhões de reais e segundo o governo local houve negociação com o grupo para que as operações da Chrysler fossem feitas ali. Além disso, é mais viável do que ampliar a fábrica de Betim, o que não está nos planos da Fiat.
Ainda não sabemos quais modelos serão produzidos no Brasil nem quantas unidades devem ser fabricadas aqui. Até aqui o foco está na ampliação da rede de concessionárias e distribuidores de peças. Há pouco tempo a Chrysler abriu um centro de distribuição de peças no Brasil, em Louveira-SP, e outro na Argentina.
O número de concessionárias deve passar dos 33 atuais até 120 em 2014. A produção da marca no Brasil é parte da estratégia da Fiat em ser líder mundial em 2018, expandir vendas em mercados emergentes e buscar alternativas à crise no velho continente. Não é a primeira vez que a marca americana produz por aqui, na década de 60 fabricou em parceria com a Simca, já entre 1998 e 2001 a Dakota foi produzido em Campo Largo-PR, quando a marca era parte da Daimler.
Fonte | Quatro Rodas
http://www.motorpasion.com.br/industria/executivo-afirma-que-chrysler-voltara-a-produzir-no-brasil
PERNAMBUCO: SAI VOLKSWAGEM ENTRA CHRYSLER!
Segundo informações do jornal Valor Econômico a Chrysler voltará a produzir veículos em território nacional, devido a pressão do governo brasileiro para redução das importações e aumento do investimento em produção interna. A Fiat é dona de 58,5% da marca norte-americana, portanto a produção acontecerá dentro de uma fábrica da Fiat.O chefe das operações da Chrysler no Brasil, Sérgio Ferreira, afirmou ao jornal que somente após o anúncio da política industrial que será adotada neste novo regime poderemos saber detalhes acerca da produção. Este anúncio acontecerá em alguns dias. Ferreira afirmou ainda que a Chrysler não será ser competitiva de são produzir aqui.
A princípio a melhor alternativa seria introduzir a linha de montagem na futura fábrica da Fiat em Goiana, Pernambuco. Está fábrica receberá investimentos na casa dos 4 bilhões de reais e segundo o governo local houve negociação com o grupo para que as operações da Chrysler fossem feitas ali. Além disso, é mais viável do que ampliar a fábrica de Betim, o que não está nos planos da Fiat.
Ainda não sabemos quais modelos serão produzidos no Brasil nem quantas unidades devem ser fabricadas aqui. Até aqui o foco está na ampliação da rede de concessionárias e distribuidores de peças. Há pouco tempo a Chrysler abriu um centro de distribuição de peças no Brasil, em Louveira-SP, e outro na Argentina.
O número de concessionárias deve passar dos 33 atuais até 120 em 2014. A produção da marca no Brasil é parte da estratégia da Fiat em ser líder mundial em 2018, expandir vendas em mercados emergentes e buscar alternativas à crise no velho continente. Não é a primeira vez que a marca americana produz por aqui, na década de 60 fabricou em parceria com a Simca, já entre 1998 e 2001 a Dakota foi produzido em Campo Largo-PR, quando a marca era parte da Daimler.
Fonte | Quatro Rodas
http://www.motorpasion.com.br/industria/executivo-afirma-que-chrysler-voltara-a-produzir-no-brasil
CHRYSLER DEVE SE INSTALAR EM PERNAMBUCO EM PARTE DO TERRENO DE 1,2 HECTARES DA FIAT.
São Paulo – A Chrysler vai voltar a produzir veículos no Brasil, como alternativa à pressão do governo para reduzir as importações e aumentar investimentos em solo nacional. A montadora deve fabricar os modelos dentro de uma planta da Fiat, que detém 58,5% de participação na marca norte-americana.
Leia Mais
30/03/2012 | Coca-Cola prepara investimentos no Brasil
30/03/2012 | Publicada revisão do acordo automotivo Brasil-México
30/03/2012 | Portugal celebra investimento chinês em empresa no Brasil
30/03/2012 | Coca-Cola planeja investir R$ 14,1 bilhões no Brasil até 2016
De acordo com reportagem do jornal Valor Econômico, Sérgio Ferreira, chefe das operações da Chrysler no Brasil, afirmou que os detalhes da produção dependem da política industrial a ser adotada no novo regime automotivo, que será anunciado nos próximos dias. “Não conseguiremos ser competitivos se não produzirmos no Brasil”, afirmou o executivo, que já se reuniu com o chefe de manufatura da Fiat para acertar os planos de produção.
Uma das alternativas da Chrysler seria colocar a uma linha na futura unidade industrial da Fiat em Goiana, Pernambuco. A fábrica terá um investimento de R$ 4 bilhões e fontes do governo regional confirmaram a negociação com o grupo para acomodar as operações da Chrysler. Produzir em Goiana seria mais viável, já que ampliar a capacidade produtiva da unidade da Fiat em Betim (MG) está fora dos planos da montadora.
O executivo não revelou nem quais modelos poderiam ser feitos no país nem o volume de produção. Por enquanto, Ferreira, que assumiu o posto há um ano, está preparando a rede de revendas e distribuição. Recentemente, a Chrysler abriu dois centros de peças de reposição – em Louveira e na Argentina. O próximo passo é ampliar a rede de concessionárias, que atualmente conta com 33 pontos. O plano é chegar em 120 até 2014.
A produção da Chrysler no Brasil faz parte da estratégia da Fiat em ser a líder mundial em 2018, buscar alternativas à crise na Europa e expandir as vendas em mercados emergentes.
A Chrysler já tentou produzir veículos no Brasil em duas épocas. A primeira foi na década de 60, em parceria com a Simca. Depois, entre 1998 e 2001, a marca fabricou a picape Dakota em Campo Largo (PR), quando ainda fazia parte do grupo Daimler.
http://exame.abril.com.br/negocios/empresas/industria/noticias/chrysler-produzira-veiculos-no-brasil-diz-executivo
Os pernambucanos agora estão dizendo que pelo menos Pernambuco teve capacidade de ser cogitado para receber uma fabrica da VW mas se esquece que a Bahia já tem a FORD à anos e que por sinal está investindo 3 bilhões na ampliação da fábrica e que será nela que será fabricado no Brasil pela primeira vez um carro global…ainda está por vir a Jac Motors.
Ainda tem a ousadia de dizer que tem mais estrutura do que a Bahia.Pernambuco até pouco tempo antes de Lula só produzia cana e tecido e quer ser o supra sumo…enquanto a Bahia tem indústria de vários segmentos que vai da petroquimica (maior polo do hemisferio sul) à agroindustria sem falar no minerio que só Goías Minas, Pará e Bahia tem o luxo de ter né. Até a energia consumida em Pernambuco é gerada na Bahia.
Achei um mico essa da VW sim ,mas achei mico desses pernambucanos deste blog ue viviam incluindo a montadora nos investimentos que mostravam aqui dando como certo.
POST 4861 – JULIO
AGORA VOCÊ SE ACHOU…NÃO PERCO MEU TEMPO ODIANDO PERNAMBOSTANOS NÃO..MEU SENTIMENTO POR VOCES É NULO NÃO EXISTE…SÓ ESCREVO AQUI PARA O CASO DE ALGUNS DESAVISADOS LER O POST QUE PERNAMBUCO É ISTO E MAIS AQUILO, pRA QUE FIQUE BEM CLARO QUE VOCES E SEU ESTADO NÃO SÃO TUDO O QUE SE PREGA AQUI…
VAI DEITAR JAGUNÇO, PRESUNÇOSO
KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, CADA UMA QUE ME APARECE AQUI, O IMPRESSIOANTE QUE MUITOS PERNAMBUCANOS AQUI NAO FALAM E QUE O ESTADO TAO QUERIDO DELES E BEMMM MAIS BEMM AIS VELHO QUE O CEARA, E MESMO ASSIM O CEARA CONSEGUIU NAO SE MANTER TAO LONGE DE PERNAMBUCO, AGORA A SURPRESA MAIOR FICA POR CONTA DE RECIFE E FORTALEZA, FORTALEZA HA UNS 20 ANOS ATRAS NAO ERA NADA, AGORA PASSOU RECIFE E DEIXOU COMENDO POEIRA, NAO ADIANTA OS PERNAMBUCANOS TENTAREM NEGAR ISSO, FORTALEZA E MAIS RICA, MAIS POPULOSA, MAIS VISITADA E CONHECIDA PELO BRASIL E PELO EXTERIOR, E TEM PERNAMBUCANOS DIZENDO QUE UMA COPA DAS CONFEDERAÇOES NAO E IMPORTANTE PARA PERNAMBUCO, SERA MESMO QUE NAO E? SE VCS SOUBESSEM O TANTO DE DINHEIRO QUE RECIFE PODE PERDER COM ISSO. AHHH PERNAMBUCANOS, ANOS ATRAS RECIFE ATRAIA GENTE DE OUTROS ESTADOS, MAS HJ ISSO FICA POR CONTA DE FORTALEZA, QUE E A CAPITAL NORDESTINA COM MAIOR INFLUENCIA NO NORDESTE DE ACORDO COM O ORGAO MAIS ODIADO DOS PERNAMBUCANOS? O IBGE. O MESMO ORGAO QUE DIZ COISAS QUE PERNAMBUCANOS ODEIAM ADMITIR QUE E VERDADE, DIZEM QUE AS MAIORES FAVELAS DO NORDESTE FICAM EM PERNAMBUCO, DIZEM QUE PERNAMBUCO E RECIFE SAO UNS DOS ESTADOS E CAPITAIS MAIS VILENTOS DO BRASIL, DIZ TBM QUE RECIFE E UMAS DAS PIORES CIDADES EM SANEMAENTO BASICO, E DIZ TBM QUE O NUMERO DE HOTEIS EM RECIFE E PIFIO COMPARADO A SALVADOR E FORTALEZA, AGORA PERNAMBUCANOS ME RESPONDAM QUE DESENVOLVIMENTO TAO GRANDE E ESSE QUE VCS TANTO FALAM? POR QUE O PIB DE 2011 NAO MOSTROU GRANDE DIFERENÇA ENTRE O CEARA E PERNAMBUCO, OU VCS ACHAM GRANDE DIFERENÇA UM ESTDADO QUE CREXCE 4,3 E UM QUE CRESCE 4,5, AHHH E NAO SE ESQUEÇAM QUE O GRANDE POLITICO DE PERNAMBUCO E CEARENSE, MIGUEL ARRAES, E NETO DO ATUAL GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, QUE TBM NAO PODE NEGAR QUE TEM SANGUE E ORIGEM CEARENSE….
VIVA A BAHIA
BAHIA, EM SINTONIA COM O BRASIL
BAHIA, UM ESTADO GIGANTE E COLOSSAL
BAHIA, UM ESTADO DE AMOR PELO BRASIL
AMÉM
NUMA RECOMPENSA JUSTA PARA UM ESTADO QUE INVESTIU DE VERDADE NO DESENVOLVIMENTO DE SUA VOCAÇÃO PARA O TURISMO, OS JURADOS DE VEJA O MELHOR DO BRASIL GARANTEM QUE TRÊS ENTRE AS DEZESSEIS MELHORES OPÇÕES DE VIAGEM DO PAÍS ESTÃO FINCADAS EM TERRAS BAIANAS. A DIVISÃO GEOPOLÍTICA ENTREGOU AO ESTADO A MAIOR EXTENSÃO DE COSTA – 950 QUILÔMETROS. A NATUREZA RECHEOU ESSE LITORAL COM PRAIAS PARA TODOS OS GOSTOS. UMA EXPRESSIVA SINGULARIDADE CULTURAL COMPLEMENTA O CENÁRIO VISITADO POR CERCA DE 5 MILHÕES DE TURISTAS A CADA ANO. NA OPINIÃO DOS ESPECIALISTAS, A BAHIA TEM O MELHOR RESORT DO PAÍS (PRAIA DO FORTE ECORESORT), O MAIS INTERESSANTE ENTRE OS NOVOS PONTOS QUENTES DO VERÃO (PENÍNSULA DE MARAÚ) E O LUGAR COM A MAIS ADEQUADO RELAÇÃO ENTRE CUSTO E BENEFÍCIO PARA O TURISTA (ITACARÉ).
UM FATOR DE ATRAÇÃO PARA OS GRUPOS HOTELEIROS É A DIVERSIDADE BAIANA. HÁ PRAIAS DESERTAS PARA RELAXAR E AGITADAS PARA DANÇAR AXÉ, CAMPEONATOS DE SURFE E MAR CALMO PARA CRIANÇAS, ESPORTES DE AVENTURA E PASSEIOS HISTÓRICOS POR CENÁRIOS FREQÜENTADOS DESDE O DESCOBRIMENTO. ESSA VARIEDADE É SINTETIZADA PELOS RESORTS – GRANDES INSTALAÇÕES COM ATIVIDADES DE LAZER PARA TODAS AS IDADES. O COMPLEXO INSTALADO NA COSTA DO SAUÍPE EXEMPLIFICA O CONCEITO: SÃO CINCO RESORTS, QUE SOMAM 1 429 APARTAMENTOS, ALÉM DE SEIS POUSADAS TEMÁTICAS. A ÁREA DE LAZER, COM QUADRAS, CAMPO DE GOLFE, CENTRO NÁUTICO, CENTRO EQÜESTRE, PLAYGROUND E PISCINAS, É COMUM A TODOS. NO SUL, O TRANSAMÉRICA ILHA DE COMANDATUBA OFERECE MAIS DE OITENTA OPÇÕES DE LAZER, ALÉM DE CONTAR COM AEROPORTO PRÓPRIO E SPA. A REDE DE RESORTS CLUB MED JÁ TEM DUAS UNIDADES NA BAHIA. DIANTE DE TANTAS ATRAÇÕES, O TURISTA ACABA INDO EMBORA COM O GOSTINHO DE QUERO MAIS. E VOLTA.”
E TEM MAIS:
“A BAHIA É ESPECIALISTA EM LANÇAR NOVAS PRAIAS MODA. O PROCESSO GERALMENTE É O MESMO. PRIMEIRO, O LUGAR COMEÇA A SER FREQÜENTADO POR ECOTURISTAS QUE NÃO FAZEM QUESTÃO DE GRANDES ACOMODAÇÕES. ENTÃO, APARECEM RESTAURANTES, POUSADAS E, POR FIM, O ACESSO AO LOCAL É APERFEIÇOADO. FOI ASSIM COM PORTO SEGURO, TRANCOSO, MORRO DE SÃO PAULO, ITACARÉ.
A NOVA RECÉM-NASCIDA PARA O TURISMO É A PENÍNSULA DE MARAÚ, SITUADA NO LITORAL SUL DO ESTADO, ENTRE O OCEANO E A BAÍA DE CAMAMU.
SETE QUILÔMETROS AO SUL ESTÁ TAIPUS DE FORA, UMA DAS PRAIAS MAIS BONITAS DO PAÍS. NA MARÉ BAIXA, FORMA-SE UMA PISCINA NATURAL DE 1 QUILÔMETRO DE EXTENSÃO, IDEAL PARA MERGULHO LIVRE. DESCENDO UM POUCO MAIS, A PRAIA DO CASSANGE OSTENTA UMA LAGOA DE ÁGUA DOCE DE MESMO NOME, SEPARADA DO OCEANO POR UMA FAIXA DE AREIA DE 300 METROS DE LARGURA. AS CACHOEIRAS DO TREMEMBÉ, SOBRE O RIO MARAÚ, E OS PASSEIOS DE BARCO PELAS ILHAS DA BAÍA DE CAMAMU SÃO OUTRAS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS. A PENÍNSULA ABRIGA AINDA MIRANTES, COMO O MORRO DO CELULAR E O FAROL DE TAIPU, E MAIS DE DEZ OUTRAS PRAIAS, TÃO BONITAS QUANTO ISOLADAS.”
DÁ PRÁ DISCUTIR COM UMA ANTA DESSA?
E DEPOIS DIZ QUE SOMOS OS FRUSTRADOS.
VÁ PROCURAR LER, INFELIZ!
VOCÊ PRECISA DE UM PSICOTERAPEUTA.
SE EU FOR ESCREVER AS BELEZAS DA MINHA BAHIA AQUI, VOCÊ VAI LEVAR TRÊS DIAS LENDO E SE REMOENDO.
RESPONDA-ME:
UM LUGAR QUE ABRIGO DOIS CLUBES MEDITERRANE’S, É UM LUGARZINHO QUALQUER?
PERNAMBUCÚ NUNCA TEVE E NUNCA TERÁ UM MED!
N
U
N
C
A
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
AH!
UM NOVO PROVÉRBIO COMEÇOU A CIRCULAR PELA INTERNET:
“SE TUBARÃO TIVESSE ASAS, NÃO FICARIA UM PERNAMBUCANO VIVO NO BRASIL”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Ó RACINHA MEDÍOCRE
BAHIA TEM A SEXTA MELHOR REDE DE INFRAESTRUTURA DO PAÍS E A MELHOR DO NORDESTE VEJA O RANKING DOS 10 ESTADOS COM MELHORES REDES DE INFRAESTRUTURA DO BRASIL. 1ª SÃO PAULO 2ª MINAS GERAIS3ª RIO DE JANEIRO 4ª PARANÁ 5ª DISTRITO FEDERAL 6ª BAHIA 7ª RIO GRANDE DO NORTE8ª ESPIRITO SANTO 9ª RIO GRNDE SO SUL 10ª GOIÁShttp://www.bahiaeconomica.com.br/noticia/16390,bahia-tem-a-sexta-melhor-rede-de-infraestrutura-do-pais.html
COMO SE O PERNAMBUCO TIVESSE CACIFE PARA SUSTENTAR A BAHIA, SEMPRE ACUSANDO OS OUTROS ESTADOS DO NORDESTES DE INVEJOSOS DEPENDENTES DO PERNAMBUCO, SE ENCHERGA PernamBESTA
AHAHAHAHAHAHA
INVEJA??
DO QUÊ?
DO 1º DO RANKING EM VIOLÊNCIA?
DO POVO MAIS NOJENTO DO NORDESTE?
DO 1º DO RANKING DE DESEMPREGO NO PAÍS?
DE REGINALDO ROSSI?
DE SELMA DO COCO?
DO MAIOR PRODUTOR DE MACONHA DO PAÍS?
DA CIDADE MAIS VIOLENTA FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO?
INVEJA TEM VOCÊS POR NÃO TER TIDO UM ÚNICO CAMPEÃO DO MUNDO EM ALGUMA MODALIDADE ESPORTIVA NO INDIVIDUAL E QUE JÁ TENHA LEVANTADO A BANDEIRA DO BRASIL, COMO FEZ TONY KANAAN NA FÓRMULA INDY E ACELINO POPÓ NO BOXE.
DE TER UMA MISS UNIVERSO.
DE TER O TÍTULO MÁXIMO DO FUTEBOL BRASILEIRO, DISPUTADO E NÃO OFERECIDO PELA CBF.
DE REPRESENTAR O BRASIL QUANDO EXISTE ALGUMA FEIRA INTERNACIONAL, COMO AS NOSSAS BAIANAS.
DE TER UM FILME RODADO POR WALT DISNEY, COMO “O QUE É QUE A BAHIA TEM?”
DE TER UMA FÁBRICA DE AUTOMÓVEL
DE TER UM PÓLO PETROQUÍMICO
DE SER A MAIOR CIDADE DO PAÍS FORA DO EIXO RIO-SÃO PAULO
DE SER A MAIOR ECONOMIA DO NORTE-NORDESTE
DE TER OS FUNDADORES DO TROPICALISMO
DE TER O MAIOR E MAIS BONITO LITORAL DO PAÍS
UFA! CANSEI…
TE MANCA JULIO! VERDADEIRO PernamBESTA
VAI PEGAR SUA SOMBRINHA E SAIA PULANDO, PARECENDO UMA PALHAÇO PELAS PONTES FEDORENTAS DESSA SELVA QUE A TUA CIDADE.
§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§§
La vem o outro babacaiano na veia. Perai que ja volto contigo..
O cearense ta acordado às 00:30 e vem mandar eu me deitar??!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu ja to dormindo a muito seu manezão!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sobre o grande “mico” que o baiano diz.
{Pra ver se nós pernambucanos ficamos por baixo, tudo que acontece eles dizem que é mico ou coisa parecida. só pra constar hehe}
O mais importante é que PE tem um local excelente para a instalação da montadora e a WV sabe perfeitamente disso. Mas como diz a noticia, a redução dos custos trabalhistas lá venceu a parada, quem perde é a VW e o NE. Nao tem mico não bobão, tem é estrutura para receber, se nao for essa pode ser outra!
A felicidade de pessoas podres como vc tbm nao ajuda em nada a seu estado BA, mas só atrapalha. E alias tu tem muita coragem de abrir a boca né? a situação da BA ta tão boa, ô como tá. Dentre os tres maiores do NE no momento, PE é o que menos tem o que reclamar. A BA nao tem mais aquela sorte toda do passado e é com muito custo que ela atrai os investidores, se essa situação persistir, paulatinamente ao longo dos anos ela vai perder sua posição no NE, PE é o mais proximo. Melhor vcs abrirem o olho e fechar a boquinha.
Mico eu vou dizer, mico é vc construir uma porrada de hoteis (costa do Sauipe) de alto padrão, alto luxo altu tudo, e achar que milionarios dos EUA iriam desembarcar na BA para serem felizes kkkkkkkkkkkkkkkkkk O contrario que se viu foi um grande deserto com surto de meningite braba kkkkkkkkkkkkkkkkkk ISSO SIM QUE É UM KING KONG BAIANO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mico é a negaria de Salvador ficar achando que mora numa cidade mundial e querer porq acha que deve ter consulado dos EUA lá kkkkkkkkkkkkkkkkk Pois fizeram foi um consulado em Minas e RS, imagine.. tão nem ai pra BA nada. Americano gosta tanto de pobre brasileiro hum! E os canalhas baianos vez ou outra falam com inveja do consulado no Recife, grande bosta um consulado, se quer se mostrar poe uma melancia na cabeça kkkkkkkkkkkkk
Salvador está um nojo só, aos poucos retornando a situação de mendicancia dos anos 50. O CE nao está num bom momento industrial, continua com essa ondinha de atrair empresas de fora e o governo gastando e gastando. PE tem uma posição muito mais favoravel, pois alem de ter os investimentos na RMR tem no interior tbm…. . alem disso só os investimentos em implantação agora, inconclusos e deficientes ainda, ja asseguram crescimento acima do nacional por pelo menos 10 anos! Com plena atividade melhor ainda, alem disso daqui pra lá muitos outros virão, quer dizer estamos bem melhor que BA e CE. Alem disso o Recife esta se destacando na economia criativa e TI, coisa muito boa pois nao se fica dependente de grandes parques industriais.
O Recife vem se recuperando das decadas de destruição que viveu, ainda tem muita coisa pra se corrigir mas muita coisa ja melhorou e continua melhorando.
Copa das Confederaçoes, provavelmente nao vem, alias essa copa nem era pra vir, o Recife totalmente despreparado e o Brasil idem, tudo feito as pressas nao dá.
Então pessoal podem preparar o proximo ataque poq esse aí nao deuuu kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Eu tava cacetando o ciarense quando esse macumbeiro nojento veio tentar desviar minha atenção, por isso vai apanhar tbm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pernambuco é tão ruim que quando a BA estava pedindo socorro, por nao conseguir competir com PE na atração de investimentos o governador Eduardo Campos teve pena e fez um acordo com Jacques Wagner, onde os dois estados nao desputariam investimentos. Nao sei como funciona isso mas vc vê a boa vontade de Pernambuco em ajudar quem mais precisa, ao contrario de cearenses e baianos que gostam de curtir com a desgraça alheia. É por isso que a felicidade de vcs vai durar pouco, pois esse tipo de coisa traz muito azar e infortunios! o CE ta se mostrando o povinho mais podre e pobre do NE pois a economia dele é todinha copiada de Pernambuco, e em vez de demonstrarem o respeito devido e procurar cooperação, fica feito menino birrento, contando vantagem por cada porcaria que ganha. A BA é bem mais inteligente, pois é parceira comercial de PE.
José de Alencar estudou no Recife, Raquel de Queiroz trabalhou num jornal do Recife, Chico Anysio trabalhou em Radio no Recife, José Wilker iniciou sua carreira em teatro no Recife, todos cearenses, se for dizer mais vixi dizer como se iniciou toda a economia cearense …….. ou seja a cidade do Recife ja acolheu e matou a fome de muitos cearenses, mas como eles tem a alma pequena, ao inves de serem gratos sao revoltados, se achando algo especiais. Hj esses moleques sem nenhuma maturidade, que ja encontram tudo pronto, ainda vem falar mal do Recife e Pernambuco, como se fossem eles os responsaveis pelo crescimento do CE ou BA!
cearense um conselho: fica colando essas noticias ai mesmo, poq de papo tu é muito fracote kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Alias os cearenses só tem 3 argumentaçoes: 1- odiamos pernambucanos 2- odiamos pernambucanos 3- odiamos pernambucanos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É pernambucanos… parece que não foi dessa vez que um estado brasileiro conseguiu abrigar em seu território as duas maiores fábricas de automóveis do mundo não!E agora, como fica a cara de vocês que viviam se gabando que nem São Paulo tinha a FIAT e a VW em seu território mas que Pernambuco teria?Viviam dizendo que a Bahia que ficasse com a sua “JACA MOTORS” que a VW é potência…rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Mais uma vez quebraram a cara e acreditaram em Papai Noel, ou melhor, em Papai Dudu. kkkkkkkkkkkk.
Agora só resta a vocês esperarem o PIB de Pernambuco triplicar até 2020, deixando a Bahia no chinelo e o Ceará mais baixo que uma lamina de fazer virilha, suja, no chão de um banheiro.
ui…………..ai…………………….ui……………..! Papai Noel vem ai lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá, Papai Noel vem ai lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá,lá…
PS. A fabrica da JAC MOTORS começara a ser construída no primeiro semestre deste ano, visse!
O chorro é livre…..
Redução de custos trabalhistas superaram vantagens de outros estados
Havia grande expectativa de outros estados pela decisão da montadora. Alguns analistas davam como certa a escolha de Pernambuco que não se confirmou. Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia também aguardavam desfecho.
A fábrica dentro do complexo de Suape (PE) era cogitada por vantagens em matéria de logística e facilidade em exportação para a América do Sul. Os investimentos anunciados eram de 2 bilhões de dólares, dinheiro financiado pelo BNDES e outras linhas de crédito. A ideia inicial dos alemães era que a unidade tivesse capacidade para produzir 200.000 carros/ano.
O fato é que o acordo trabalhista superou as ofertas e vantagens destes estados, mesmo com todo rol de incentivos, isenções e benefícios oferecidos, o que confirma o quanto a legislação trabalhista brasileira tem profundo efeito na competitividade das empresas.
Taubaté
A fábrica da VW de Taubaté, onde o recurso será aplicado, tem área total de 3,8 milhões de m2 e 270 mil m2 de área construída. Na unidade, com capacidade de produção de 1.000 carros/dia, são fabricados atualmente o Gol e a Parati.
A unidade foi inaugurada em 1976 para fabricar apenas peças injetadas, estampadas e de tapeçaria. A produção de automóveis começou em 1978 e 1979 com o Passat, mas apenas como treinamento. O primeiro carro produzido pela linha de montagem foi o Gol em 1980.
http://pedesenvolvimento.com/2012/03/30/volkswagen-elege-taubate-para-investir-em-expansao-no-brasil/
Saiu na mídia que a FIFA acendeu a luz vermelha para a “capital do NE” e Recife pode fica sem a CF em 2013.
Como se não bastasse isso o sonho dos pernambucanos que tanto repetia aqui que a VW iria para lá ,pois bem, levaram um tapa na cara quando nesta quinta-feira a montadora Volks resolveu ao invés de montar uma fabrica na terra do mangue ampliar a já existente em São Paulo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que mico, os caras gritaram aos quatro ventos que iriam receber a Volkswagen pra no final a montadora desistir.
Saiu na mídia que a FIFA acendeu a luz vermelha para a “capital do NE” e Recife pode fica sem a CF em 2013.
Como se não bastasse isso o sonho dos pernambucanos que tanto repetia aqui que a VW iria para lá ,pois bem, levaram um tapa na cara quando nesta quinta-feira a montadora Volks resolveu ao invés de montar uma fabrica na terra do mangue ampliar a já existente em São Paulo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Que mico, os caras gritaram aos quatro ventos que iriam receber a Volkswagen pra no final a montadora desistir.
post 4849 julin
MAIS UMA MÁ NOTICIA PARA UM PernamBABACA
Empresa Finlandesa quer se instalar no Ceará
Os executivos da Naps (Sistemas de Eletricidade Solar) estiveram hoje (28) no Cede.
Os executivos da empresa finlandesa Naps (Sistemas de Eletricidade Solar) estiveram, hoje (28/03/2012), no Conselho Estadual do Desenvolvimento Econômico (Cede), em Fortaleza. Eles foram recebidos pelo secretário executivo do órgão, Abreu Dantas, pela diretora da Empresa Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Pecém (Emazp), Cristiane Peres, pelo presidente da Adece, Zuza Oliveira, e pelo diretor de Infraestrutura da Adece, Eduardo Neves.
Mikko Vehkavaara e Giorgio Alessio, vice presidente e diretor de negócios da Naps, respectivamente, visitaram o Conselho para buscar informações sobre as necessidades e potencialidades do Ceará, bem como para prospectar futuras parcerias. De acordo com Cristiane Peres, eles já estão no Brasil há uma semana, já percorreram a Região Norte e estudam a possibilidade da Empresa levar energia para as comunidades rurais cearenses. Ainda segundo a diretora da ZPE, amanhã (29), eles também deverão se reunir com o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado, Nelson Martins.
NAPS – A Empresa fornece sistemas de energia solar fotovoltaica para zonas rurais onde a eletricidade, utilizada na iluminação, na assistência médica, em escolas, no bombeamento de água e em outras necessidades básicas, pode melhorar a qualidade de vida das populações. Conforme a Naps, o sistema é fácil e rápido de montar pois as suas ligações elétricas são feitas através de cabos com “plugs” pré-montados.
PARA JULIO POST 4849
CARO PernamBURRO
OITENTA EMPRESAS ASSINARAM PROTOCOLOS PARA SE INSTALAR NO CEARÁ
CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO CALCULA A GERAÇÃO DE 12 MIL NOVOS EMPREGOS ESTE ANO
A EMPRESA ETERNIT SERÁ INSTALADA NO CEARÁ E CAUCAIA VAI GANHAR UM FRIGORÍFICO, CUJO EMPREENDIMENTO DE R$ 250 MILHÕES, DEVE GERAR 3.500 EMPREGOS DIRETOS NAQUELA CIDADE DA REGIÃO METROPOLITANA, CUJO TERRENO JÁ FOI ADQUIRIDO PELA EMPRESA. ESTES SÃO DOIS EXEMPLOS DOS 80 PROJETOS QUE JÁ DERAM ENTRADA ESTE ANO NO CONSELHO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (CEDE).
O PRESIDENTE DO CEDE, IVAN BEZERRA, DESTACA QUE PELO MENOS 50% DESSES PROTOCOLOS DE INTENÇÕES DEVEM COMEÇAR A FUNCIONAR AINDA ESTE ANO. OS PRIMEIROS PROJETOS JÁ ESTÃO PRONTOS PARA O GOVERNADOR CONCEDER O AVAL. SÓ FALTA MARCAR A DATA DA REUNIÃO COM O GOVERNADOR CID GOMES.
VAI DEITAR JAGUNÇO
Post 4849 – satisfeito PernamBESTA????
Post 4849 JULIO
Veja acima, ou link abaixo
Pernambabaca
VAI DEITAR JAGUNÇO!
QUERENDO SE PASSAR POR DOUTOR.
VOCÊ NÃO PASSA DE UM GRANDE ASNO PernamBUNDÃO.
http://dialogospoliticos.wordpress.com/2012/02/14/empresas-chegam-ao-ceara-para-investir-r13-bilhoes/
UM TOTAL DE 20 EMPRESAS ESTÃO EM NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNO DO ESTADO PARA PODEREM SE INSTALAR NO CEARÁ AO LONGO DE 2012, SOMANDO UM INVESTIMENTO TOTAL DA ORDEM DE R$ 13 BILHÕES, QUANDO ESTIVEREM COMPLETAMENTE CONSTRUÍDA
SETORES
AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DOS INVESTIDORES SÃO BASTANTE VARIADAS, ENVOLVENDO EÓLICAS, TERMELÉTRICA, EMBALAGENS, MATERIAL DE CONSTRUÇÃO, CONFECÇÕES, CALÇADOS, BENS DE CONSUMO E ALIMENTOS, MINERAÇÃO, VEÍCULOS, CENTRAIS DE DISTRIBUIÇÃO, PLÁSTICOS, FIBRAS, QUÍMICAS, SAÚDE, SANEAMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.
NESTE ÚLTIMO SEGMENTO, INCLUSIVE, JÁ CHEGOU A SER DIVULGADO PELO PRESIDENTE DA ADECE, ROBERTO SMITH, O INTERESSE DE UM GRUPO ESTRANGEIRO NA INSTALAÇÃO DE UM CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS NA REGIÃO DA PRAIA DO FUTURO. O EMPREENDIMENTO ESTARIA ORÇADO EM R$ 1 BILHÃO, E INTEGRARIA A COMUNICAÇÃO DA AMÉRICA, ÁFRICA E EUROPA PARTINDO DAQUI.
VAI DEITAR JAGUNÇO!
QUERENDO SE PASSAR POR DOUTOR.
VOCÊ NÃO PASSA DE UM GRANDE ASNO PernamBUNDÃO.
METRÔ DO CARIRI DISPUTA PRÊMIO INTERNACIONAL
POSTADO POR FORTALBUS ÀS 00:05
A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA COMPANHIA CEARENSE DE TRANSPORTES METROPOLITANOS (METROFOR) INFORMA QUE O METRÔ DO CARIRI – OPERA EM JUAZEIRO DO NORTE, ESTÁ NA FINAL DO PRÊMIO GREENVANA GREENBEST E CONCORRE COM SEU PROJETO DE USO DE VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS (VLT) NA CATEGORIA TRANSPORTE. NA FASE FINAL DA EDIÇÃO DE 2012, A POPULAÇÃO PODERÁ VOTAR, ATÉ O PRÓXIMO DIA 24, PELA INTERNET, NOS PROJETOS QUE JULGAREM COM MAIOR CONTRIBUIÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E DE MENOR IMPACTO AMBIENTAL.
http://www.fortalbus.com/2012/03/metro-do-cariri-disputa-premio.html