Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.602 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. A VERDADE SOBRE O JAPAO DO NORDESTE, KKKKKKKKKKKKKKKK, NEM LEITOS DISPONIVEIS ELES TEM PARA AS PESSOAS E QUEREM DAR UMA DE SUPERIORES KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    O turismo precisa de novos hotéis

    A Pesquisa de Serviços de Hospedagem (2011), divulgada pelo IBGE, é de inestimável importância, mesmo que dois grandes eventos de dimensão mundial, como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016) não tivessem o Brasil como sede. A Pesquisa revela, por exemplo, que apenas quatro capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte) concentram 43% dos leitos disponíveis nas capitais dos estados brasileiros. É razoável supor que a demanda por meios de hospedagem em São Paulo e Belo Horizonte é mais intensa em relação ao turismo de negócios, mas no Rio de Janeiro e Salvador é determinada, sobretudo, pelo turismo de lazer, ainda que o turismo de negócios e de eventos, no Rio de Janeiro, não seja desprezível.O turismo, cuja relevância econômica dispensa apresentação, é um dos segmentos mais importantes da economia nordestina. Todos os estados da Região, sem exceção, acredito, consideram o turismo uma atividade de interesse estratégico, pela capacidade de produzir riquezas e emprego. Por outro lado, o enorme potencial turístico do Nordeste é amplamente reconhecido, o que de certa forma explica que as capitais nordestinas respondem por quase 1/3 do total de leitos das capitais do país. Por essa razão, não deixa de ser decepcionante constatar que apenas Salvador, Fortaleza, e Natal fazem parte das dez capitais com maior oferta de leitos.A Tabela abaixo apresenta outras constatações que merecem destaque. A principal delas é que a disponibilidade de leitos no Recife é menos da metade da de Salvador e um pouco mais que a metade da de Fortaleza e Natal. Com um pouco de esforço, Maceió poderá superar o Recife. Esse cenário, evidentemente, é desfavorável ao turismo em Pernambuco, mesmo considerando que Porto de Galinhas ainda mantenha sua vitalidade e concentre um número expressivo de leitos. O fato é que não basta ter praia, maracatu, frevo e cultura: o turista também quer hotel e uma boa e confortável cama para repousar.

  2. A VERDADE E OUTRA:

    O Nordeste já tem seu bilionário E E CEARENSE

    O conceito de self made man, um dos princípios inspiradores do “sonho americano”, tem origem nobre, que remonta a Benjamin Franklin, um dos Founding Fathers da que viria se tornar a maior potência da história mundial recente, os Estados Unidos da América do Norte. Franklin, um homem oriundo de classes populares, alcançou o apogeu social de seu país, mas o mais importante legado de Franklin, além de seu ideário democrático, foi mostrar ser possível liderar seu povo, ainda que no período formativo, sem ter herdado elevada posição social, mas tê-la construída através da educação (em contraste com alguns lideres latino-americanos) e do entendimento pleno e honesto das aspirações de sua gente.No ramo dos negócios, a imagem do self made man também serve de inspiração para jovens e, às vezes, não tão jovens empreendedores. Da mesma forma que estadistas, da dimensão de Benjamim Franklin, há grandes homens de negócios que constroem a si próprio, nascem sem herança social, e, sobretudo, sem nenhuma perspectiva de herdarem riquezas produzidas por seus antepassados. Para serem um verdadeiro self made man, na acepção de Franklin, contudo, não basta ter prestígio social, pois precisam conduzir seus negócios com ética e lisura. De fato, a condecoração de Sir é menos difícil do que ser um self made man.A revista Forbes anunciou uma lista com os maiores 1.226 bilionários do mundo inteiro, relativa a 2011. Não é difícil perceber que a grande maioria não é composta por self made men, por não atenderem aos critérios de Franklin, inclusive o da ética. Dessa lista fazem parte 36 brasileiros, o que representa 2,9% de todos os bilionários do mundo. Chamou atenção da mídia o fato de, pela primeira vez, ter como um de seus membros o empresário cearense Francisco Ivens de Sá Dias Branco, do setor de alimentos (biscoitos, massas e moinhos de trigo), cuja riqueza é de 3,8 bilhões de dólares. Dos 36 brasileiros citados pela revista Forbes, é o único cujo negócio, formou-se e consolidou-se no Nordeste, antes de atingir dimensão nacional. O início histórico do grupo deu-se na pequena cidade de Cedro (CE), em 1927, que continua diminuta para os padrões atuais, com apenas 24.500 habitantes, com uma padaria.Nem cartomantes e videntes poderiam prever a trajetória empresarial do nordestino e cearense Ivens Dias Branco. Não sei, por desconhecer sua biografia, se Dias Branco é um self made man, mas gostaria muito que fosse. Seria um personagem inspirador para muitos que não herdaram posição social ou riqueza de gerações pretéritas, sobretudo no Nordeste, onde tudo é mais difícil. Ser bilionário no Rio ou São Paulo é mais fácil. O maestro Tom Jobim já dizia que era mais fácil fazer sucesso no Carnegie Hall que no Maracanãzinho.

  3. NO DIA QUE PERNAMBUCO PASSAR A TER UM PIB MAIOR QUE A BAHIA!!!AGENTE CONVERSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    NO MAIS FICA A INVEJA DOS CANGACEIROS VENDEDORES DE EMPADA DE CARNE HUMANA!!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  4. NO DIA QUE O CEARA PASSAR A TER UM PIB MAIOR QUE PERNAMBUCO!! AGENTE CONVERSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    NO MAIS FICA  A INVEJA DOS CABEÇAS CHATAS!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  5. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, QUE CARA BURRO, SO PODE SER PERNAMBUCANO, , FORTALEZA TEM MAIS INDUSTRIAS DO QUE RECIFE EM SUA CAPITAL, NAO ESTOU FALANDO DE REGIAO METROPOLITANA, TO FALANDO APENAS DAS CAPITAIS, OK? SEGUNDO TURISMO SE VC NAO SABE GERA BASTANTE RENDA, TIPO MUITAA RENDA, VARIAS CIDADES DO MUNDO VIVEM HJ EM DIA A BASE DO SETOR DE SERVIÇOS, COMO FORTALEZA, SALVADOR, RECIFE, E ETC, NAO SE PODE SEPARAR O COMERCIO DO TURISMO, O PIB DE FORTALEZA JA RESPONDE A SUA PERGUNTA, FORTALEZA E MAIS RICA QUE RECIFE ,  VCS E A MANIA DE VCS DE DIZEREM QUE NOS CEARENSES QUEREMOS ULTRAPASSAR PERNAMBUCO, NOS ESTAMOS CRESCENDO TBM, O QUE IMPORTA PARA GENTE E SER MELHOR E NAO ULTRPASSAR NINGEUM, ISSO E O QUE VCS NAO ENTENDEM, VCS ACHAM QUE O CEARA ESTA PARADO , MAS SE CALAM QUANDO VEEM O CRESCIMENTO DO PIB DOS DOIS ESTADOS EM 2011, QUE GRANDE DIFERENÇA E ESSA DO CRESCIMENTO DE PERNAMBUCO E O CEARA? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,

  6. caramba Fortaleza é preferida pelos turistas beleza, mas o que é q dá mais dinheiro, Camila, industrias e comércio (recife) ou turismo (fortaleza) ?
    camila me responda uma coisa :
    vc acha que com o desenvolvimento que pe ta tendo agora o Ceará vai passar pe algum dia ?!!??!?

  7. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ELES FICARAM REVOLTADOS, GENTE NAO ADIANTA VCS TENTAREM ACABAR COM A IMAGEM DE FORTALEZA, A CIDADE NAO TEM CULPA SE OS TURISTAS PREFEREM A NOSSA CAPITAL DO QUE A DE VCS, NAO TEMOS CULPA, MAS E ATE COMPREENSIVEL, VCS SAO MAIS FAVELADOS, TEM MAIS FAVELAS, VIOLENCIAS E ETC, ETC, E VAI CONTINUAR ASSIM SE NAO PIORAR, COMPAREM GENTE FORTALEZA TEM MAIS DE 2 MILHOES E MEIO DE PESSOAS MAS RECIFE MESMO COMPOUCAS PESSOAS E BEEMMM MASI FAVELADA, ISSO E IMPRESSIONANTE, RECIFE DEVERIA SER BEMM MENOS FAVELADA DO QUE FORTALEZA, MAS NAO E ISSO QUE ACONTECE,

    VOLTO ATRAS QUEM OS RECIFENSES PENSAM QUUE PODEM FALAR MAL DE FORTALEZA, JA ESQUECERAM DOS PROBLEMAS SERIOS DE VCS, KKKKKKKKKKKKKKKK…

    E RIDICULO PARA VCS, FORTALEZA TEM BURACOS, RECIFE TBM TEM, FORTALEZA TEM HOSPITAIS LOTADOS, RECIFE TBM TEM, FORTALEZA INUNDA QUANDO CHOVE, RECIFE TBM, FORTALEZA TEM O TRANCSITO INFERNAL, RECIFE TBM TEM, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, TUDO O QUE VCS POSTAM SOBRE FORTALEZA PODE SER JOGADO TBM PARA VCS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, JA DISSE E RREPITO QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NAO JOGA PEDRA NO DO VIZINHO, KKKKKKKKKKKKKKKKK, ENTENDERAM? 

    AGORA FALTA ME RESPONDER O QUE EU PERGUNTEI,  

    INFRAESTRUTURA
    SANEAMENTO BASICOHOTEISPONTOS TURISTICOSEMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA ( QUE ELES TEIMAM EM DIZER QUE E MAL REMUNERADO)INVESTIMENTOS PUBLICOSMENOS FAVELASMENOS VIOLENCIAMAIOR INFLUENCIA NA REGIAOMAIOR CRESCIMENTO ENTRE AS METROPOLES NORDESTINASMAIS RICAMAIS CONHECIDA NO BRASIL E NO EXTERIORMAIOR POTENCIAL DE CONSUMO

    ENTAO VAO ME RESPONDER?

  8. Lá vem mais uma conta para a região sudeste e sul pagar

    A presidente Dilma Rousseff deve se encontrar nesta segunda-feira (23) com os governadores dos Estados do Nordeste para anunciar um plano de ajuda para as áreas mais atingidas pela seca. O encontro será em Aracaju.

    http://www.youtube.com/watch?v=X1Eixzo4rIw

  9. ISSO É O CENARIO REAL E ATUUUUUUUUUUAL.ACORDA FORTALEZA!

    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/page/3/

    Vejam o que é a sofrida Fortaleza pelos olhos de quem mora lá.É triste mas é real:
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/
    Quanto é a passagem desse metro Camila, e a entrada do aquario, do centro de convençoes.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tai a fortaleza bela (kkkkkkkkkkkkkkkkkk) :
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/

    FORTALEZA FALANDO DE FAVELAS.KKKKKKK .30% DA CIDADE DE FORTALEZA SAO FORMADAS PO FAVELAS.
    FORTALEZA VIVE DE FUTURO QUE NUNNNNCA CHEGA!

    Recife é diferente de RMR (14 cidades).

    Recife 01 milhao e meio de pessoas em 220Km quadrados

    Compare a renda per capita do Recife com Fortaleza.Por isso Recife é a Capital, O japao do Nordeste!!

    Fale do PRESENTE E ESQUEÇA DO FUTURO.Quem vide de futuro é macumbeiro, cartomante!kkkkkkkk

    ISSO CAMILA , SAO PROBLEMAS REAIS E ATUAAAAAAAAAIS!

    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/page/3/
    Prefeitura usa dinheiro público para comemorar os 286 anos de Fortaleza, enquanto população sofre com “indigesto bolo de problemas”…
    População critica descaso da gestão municipal e marca buracos com sigla IPVA
    Falta de estrutura em Fortaleza pode gerar problemas para o turismo
    Por Equipe PAF às 12:10 de 10/04/2012

    Da Coluna Vaivém, jornal Diário do Nordeste de hoje:

    Atrações

    Continuam surgindo a cada dia que passa atrações para os turistas que vão nos visitar durante as copas das Confederações e de Futebol: buracos, família morando debaixo de viaduto e invasão de sem-teto em frente ao aeroporto.
    Paciente morre ao ser atendido no chão do Hospital Geral de Fortaleza

    Por Equipe PAF às 11:02 de 04/04/2012

    Falta de planejamento resulta em transtornos para fortalezenses em dias de chuva
    Por Equipe PAF às 16:49 de 29/03/2012

    Da Coluna Leitores e Cartas, jornal Diário do Nordeste de hoje:

    Dilúvio

    Muito sensata a cobertura feita pelo Diário do Nordeste sobre o “Dilúvio na Capital” ocorrido ontem. Todo ano é a mesma história. A falta de um mínimo planejamento das gestões públicas em todas as esferas de governo, associada à má educação e consciência da população, traduz-se pelas mazelas que assolam, anualmente, as inúmeras vítimas em várias regiões deste País, durante e após o período de chuvas. Caminhos intransitáveis, buracos dificultando o tráfego de veículos, canais e bueiros transbordando, pessoas ilhadas e isoladas de tudo e de todos, famílias inteiras desabrigadas não serão cenas catastróficas de filmes sobre o fim do mundo, mas de uma Fortaleza real. Infelizmente, nessa história, o final não será feliz.
    Relatório critica lentidão nas obras de mobilidade urbana e aponta Fortaleza com “pior perfil”…
    Por Equipe PAF às 9:43 de 19/04

    É crítica a situação de Fortaleza com relação às obras de mobilidade urbana/transportes com vistas à Copa 2014.

    Logradouros de Fortaleza abandonados enquanto prefeitura só pensa em Réveillon

    Por Equipe PAF às 9:59 de 27/12/2011
    População reclama de falhas de acessibilidade em avenidas de Fortaleza

    Obras não concluídas são entregues e população é prejudicada

    “Fortaleza bela começa, mas não termina”

    VOU PARAR POR AQUI SENAO DA UM LIVRO!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
     
    TO INDO PEGAR UM METRO EM FORTALEZA.KKKKKKK
    EPA ERA SONHO!KKKKKKKKKK
    CAMILA, CANTE BEM ALTO!

    http://soundcloud.com/poramorafortaleza/jingle-fortaleza-dela

  10. ISSO É O CENARIO REAL E ATUUUUUUUUUUAL.PARABENS!
    Vejam o que é a sofrida Fortaleza pelos olhos de quem mora lá.É triste mas é real:
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/
    Quanto é a passagem desse metro Camila, e a entrada do aquario, do centro de convençoes.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tai a fortaleza bela (kkkkkkkkkkkkkkkkkk) :
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/

    FORTALEZA VIVE DE FUTURO QUE NUNNNNCA CHEGA!
    Recife é diferente de RMR (14 cidades).
    Recife 01 milhao e meio de pessoas em 220Km quadrados
    Compare a renda per capita do Recife com Fortaleza.
    Fale do PRESENTE E ESQUEÇA DO FUTURO.Quem vide de futuro é macumbeiro, cartomante!kkkkkkkk
    ISSO CAMILA , SAO PROBLEMAS REAIS E ATUAAAAAAAAAIS!
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/page/3/
    Prefeitura usa dinheiro público para comemorar os 286 anos de Fortaleza, enquanto população sofre com “indigesto bolo de problemas”…
    População critica descaso da gestão municipal e marca buracos com sigla IPVA

    Falta de estrutura em Fortaleza pode gerar problemas para o turismo
    Por Equipe PAF às 12:10 de 10/04/2012
    Da Coluna Vaivém, jornal Diário do Nordeste de hoje:
    Atrações
    Continuam surgindo a cada dia que passa atrações para os turistas que vão nos visitar durante as copas das Confederações e de Futebol: buracos, família morando debaixo de viaduto e invasão de sem-teto em frente ao aeroporto.
    Paciente morre ao ser atendido no chão do Hospital Geral de Fortaleza
    Por Equipe PAF às 11:02 de 04/04/2012

    Falta de planejamento resulta em transtornos para fortalezenses em dias de chuva
    Por Equipe PAF às 16:49 de 29/03/2012
    Da Coluna Leitores e Cartas, jornal Diário do Nordeste de hoje:
    Dilúvio
    Muito sensata a cobertura feita pelo Diário do Nordeste sobre o “Dilúvio na Capital” ocorrido ontem. Todo ano é a mesma história. A falta de um mínimo planejamento das gestões públicas em todas as esferas de governo, associada à má educação e consciência da população, traduz-se pelas mazelas que assolam, anualmente, as inúmeras vítimas em várias regiões deste País, durante e após o período de chuvas. Caminhos intransitáveis, buracos dificultando o tráfego de veículos, canais e bueiros transbordando, pessoas ilhadas e isoladas de tudo e de todos, famílias inteiras desabrigadas não serão cenas catastróficas de filmes sobre o fim do mundo, mas de uma Fortaleza real. Infelizmente, nessa história, o final não será feliz.

    Relatório critica lentidão nas obras de mobilidade urbana e aponta Fortaleza com “pior perfil”…
    Por Equipe PAF às 9:43 de 19/04
    É crítica a situação de Fortaleza com relação às obras de mobilidade urbana/transportes com vistas à Copa 2014.
     
    Logradouros de Fortaleza abandonados enquanto prefeitura só pensa em Réveillon
    Por Equipe PAF às 9:59 de 27/12/2011

    População reclama de falhas de acessibilidade em avenidas de Fortaleza
     

    Obras não concluídas são entregues e população é prejudicada

    “Fortaleza bela começa, mas não termina”

    VOU PARAR POR AQUI SENAO DA UM LIVRO!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    CAMILA, CANTE BEM ALTO!
    http://soundcloud.com/poramorafortaleza/jingle-fortaleza-dela

  11. VLT Paranguape-Mucuripe começa pelos elevados

    Palavra do secretário de Infraestrutura do Governo do Ceará, engenheiro Adahil Fontenele:
    Na próxima semana, começará a construção de dois elevados da linha Parangaba-Mucuripe do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
    O primeiro elevado, no início da linha, terá 700 metros de extensão; o segundo será feito sobre a Avenida Aguanambi.
    Essas obras serão executadas sem a necessidade de qualquer desapropriação, explicou o secretário.
    Também serão iniciados os serviços de construção da primeira das 20 estações do VLT – a do Papicu, que será erguida, muito corretamente, do ponto de vista técnico, bem ao lado do Terminal de ônibus daquele bairro.

    MAIS UM PRA LISTA DAS OBRAS DE MOBILIDADE URBANA EM FORTALEZA, JA PENSOU RECIFENSES, FORTALEZA COM METRO SUBTERRANEO, VLT, BRTS, KKKKKKKKKKKKK, TEM CERTEZA QUE E SONHO PERNAMBUCANOS?

  12. RECIFENSES QUERENDO MOSTRAR PROBLEMAS EM FORTALEZA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, QUEM TEM TELHADO DE VIDRO NAO JOGA PEDRA NO DO VIZINHO, KKKKKKKKKKKKKKKKK, ACORDEM PERNAMBUCANOS, A REALIDADE DE VCS E OUTRA

    RMR tem a 5ª maior concentração de favelas do Brasil

    AO TODO, 852 MIL PESSOAS – O EQUIVALENTE A 23,2% DOS MORADORES DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE – VIVEM EM 255 MIL FAVELAS, PALAFITAS OU OUTRAS CONSTRUÇÕES IRREGULARES. DADOS FAZEM PARTE DO CENSO DEMOGRÁFICO 2010 DO IBGE.

    21 de Dezembro de 2011 às 19:41

    Bruna Cavalcanti_PE247 –Apesar do bom momento econômico vivido em Pernambuco, a Região Metropolitana do Recife (RMR) ainda é uma das áreas mais desiguais do País. Pelo menos é o que aponta o Censo Demográfico 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) divulgado nesta quarta-feira (21). De acordo com os dados, a RMR está no quinto lugar no ranking nacional entre as áreas com maior concentração de construções irregulares. Ao todo, 852 mil pessoas – o equivalente a 23,2% dos moradores da Região Metropolitana do Recife– vivem em 255 mil favelas, palafitas ou outros assentamentos irregulares.
    Ao todo, Recife possui 109 aglomerados subnormais. São 349.920 pessoas residindo em 102.271 domicílios deste tipo. Já o município de Jaboatão dos Guararapes tem 67.244 moradias com esse formato. De acordo com o estudo do IBGE, além das 14 cidades localizadas na RMR, outras três cidades pernambucanas possuem grandes concentrações de favelas. Caruaru, no Agreste do Estado, é uma da maior delas, com 4.229 aglomerados. Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, com 2.135, e Toritama, também no Agreste, com 288, completam a lista.
    Nos primeiros lugares da classificação estão as Regiões Metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belém e Salvador. Segundo o IBGE, 11,42 milhões de brasileiros vivem em moradias irregulares. Dos 3,2 milhões de domicílios com aglomerados subnormais, quase metade (49,8%) ficam situados na Região Sudeste.
    O Nordeste apresenta 28,7%, sendo 9,4% na Bahia, e 7,9% em Pernambuco. A Região Norte 14,4% (10,1% somente no Pará) de assentamentos irregulares. A menor ocorrência foi registrada nas regiões Sul (5,3%) e Centro-Oeste (1,8%).
    Pela definição do IBGE, um aglomerado subnormal corresponde a um conjunto de no mínimo 51 unidades habitacionais, que podem ser barracos, favelas, comunidades, vilas ou outras moradias consideradas carentes, frutos da ocupação ilegal de terra.

    Recife está entre as piores no quesito calçada

    Um levantamento apresentado nesta quinta-feira (26) revelou as condições insatisfatórias das calçadas em vias públicas de várias capitais do país. A iniciativa da organização Mobilize Brasil, elencou o Recife entre as cidades em que as vias destinadas aos pedestres encontram-se em pior situação de conservação. Ao todo, 102 ruas de alta circulação em 12 municípios brasileiros foram analisadas. Além da Capital pernambucana, o estudo intitulado “Calçadas Brasil” levou em consideração as cidades de Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brasília (DF), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Manaus (AM).
    Segundo os idealizadores, o objetivo é chamar a atenção da sociedade e autoridades para a necessidade de se cuidar das áreas destinadas aos pedestres e, assim, garantir a mobilidade urbana a todos os cidadãos. O estudo também apontou que as dez calçadas em pior situação estão, além do Recife, em Salvador, Rio de Janeiro e Manaus.
    Entre os critérios avaliados estão irregularidades no piso, largura mínima de 1,20 m, conforme norma ABNT, degraus que dificultam a circulação, outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos etc, existência de rampas de acessibilidade, iluminação adequada da calçada, sinalização para pedestres, paisagismo para proteção e conforto.
    Segundo a coordenação do movimento, a nota de corte para uma calçada ser considerada de qualidade é 8 e desta forma apenas 21 calçadas analisadas alcançaram esta pontuação. No Recife, enquanto as calçadas da Praia de Boa Viagem obtiveram nota 8,50, a rua do Hospício, no Centro, ficou com média 3,00, o que mostra que a situação é de precariedade e muita desigualdade. A partir desse panorama, um documento deve ser formatado e remetido aos Ministérios públicos e prefeituras, assim como ao Ministério das Cidades, chamando a atenção para o problema.

    Pernambuco e Recife continuam entre os três locais mais violentos do país

    Pernambuco tem queda de violência, mas continua sendo um dos locais onde mais se mata em todo o país. Apesar de registrar uma queda, de 13,9%, na taxa de homicídios por cada 100 mil habitantes (passando de 58,9, em 1998, para 50,7 em 2008), o estado ainda é a terceira unidade federativa mais violenta do Brasil, perdendo apenas para o Espírito Santo, que descancou o estado nordestino da primeira colocação. O mesmo quadro é verificado no Recife, que deixou a liderança para Maceió e agora é a segunda capital onde mais se morre por atividades criminosas. Ambas as colocações se repetem no que diz respeito à violência contra jovens e adolescentes, entre 15 e 24 anos.
    Os dados são do Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil, lançado na manhã desta quinta-feira, no Ministério da Justiça, em Brasilia. A obra foi elaborada pelo Instituto Sangari e apresenta um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior dos estados. A coordenação é do sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, cuja fonte de dados oficial foi do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, que inclui ainda dados sobre suicídios e acidentes de trânsito.
    Apesar de apresentar dois anos de defasagem, o estudo contribui para evidenciar as alterações comportamentais que permitem, por exemplo, uma interiorização da violência. “A partir de 2003, ocorreu uma queda das taxas de homicídios nas capitais, no entanto, as taxas de homicídio no interior estão crescendo assustadoramente, afirma Jacobo. De fato, os números indicam que as violências nas capitais, durante o período, caiu 17,7%, enquanto, no interior, houve um incremento de 38,6%.
    Segundo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, nos próximos meses será desenvolvido um sistema que permita o acompanhamento do mapa da violência com informações prestadas em tempo real. De forma que as políticas de repressão aos crimes sejam melhor administradas e mais efetivas.
    Número de homicídios (Total: 1998/2008 – Jovens: 1998/2008)Pernambuco 4.428/4.431 ( 0,1%) e 1.808/1.776 (-1,8%)Recife 1.559/1.321 (-15,3%) e 716/595 (-16,9%)
    A representação de Pernambuco no cenário nacional preocupa. Ao todo, 17 cidades do estado estão entre as 100 mais violentas. Quando contamos apenas os registros de mortes de jovens entre 15 e 24 anos, o número sobe para 19. Além disso, os crimes continuam afetando mais os negros e pardos do que os brancos. No primeiro caso, a taxa de mortalidade subiu de 71,4 por cada cem mil habitantes, para 72,2. No segundo, houve queda de 16,9 para 12,7.
    Ranking Homicídios (Estado – Taxa por 100 mil Total/Jovens)
    1) Alagoas – 60,3/125,32) Espírito Santo – 56,4/120,03) Pernambuco – 50,7/106,14) Pará – 39,2/77,25) Amapá – 34,4/76,9

    Chuvas deixam Recife embaixo d’água e provocam caos na cidade
    Um percurso que, em um dia normal, é feito em 30 minutos leva aproximadamente duas horas. A tendência é que continue chovendo

    A cidade do Recife, que vem sofrendo com as chuvas desde a semana passada, amanheceu nesta terça-feira debaixo d’água. Foram registrados cerca de 20 deslizamentos de barreiras na região metropolitana.
     
    Durante os deslizamentos, que ocorreram no Recife, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, três pessoas ficaram soterradas, mas foram resgatadas pelos vizinhos e passam bem.
    De acordo com o Instituto de Meteorologia de Pernambuco (Inmet), das 21h da segunda-feira até às 9h desta terça-feira foi registrada a precipitação de 92,2 mm na região metropolitana do Recife. O acumulado do mês de abril já chega a 439,9 mm. A marca já está acima do esperado para todo o mês, que é 325,7 mm. A tendência é que continue chovendo na cidade até o próximo domingo, com temperaturas oscilando entre 23º e 30º ao longo da semana.

    Os alagamentos e engarrafamentos em diversos pontos da cidade deixaram a cidade caótica – às 15h desta terça, havia 45 quilômetros de congestionamento, o que é alto para a cidade, no horário. Pela manhã, chegar ao trabalho foi uma missão impossível. Alguns pais deixaram de levar os filhos para a aula. Os engarrafamentos já estavam sendo formados por volta das 6h.
    A reportagem do iG levou cerca de duas horas em um percurso que, em um dia normal, é feito em 30 minutos, na zona sul da cidade.
    Internet
    Pela internet, vários usuários registraram a frustração com os engarrafamentos e a falta de infraestrutura da cidade.
    Além de utilizarem as redes sociais para comentar os pontos mais críticos, houve também relatos de assaltos no viaduto Joana Bezerra, um dos principais acessos entre o centro do Recife e a zona sul da cidade.
    A Polícia Militar confirmou que foram registradas tentativas de assaltos na região e afirmou que enviou 12 patrulheiros em motocicletas para monitorar as áreas de maior congestionamento e evitar a ação de bandidos.

    RANKING
    Recife e Jaboatão entre as piores do Brasil por falta de saneamento básico
    O levantamento tem base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano 2009

    Das 81 cidades brasileiras observadas em uma pesquisa do Instituto Trata Brasil para avaliação dos serviços de saneamento básico, as três principais cidades pernambucanas estão entre as 20 piores do País. Recife ficou em oitavo lugar entre as capitais, enquanto Jaboatão dos Guararapes ficou em sexto lugar entre os piores municípios da pesquisa. Olinda está localizado em 19º lugar do ranking.
     

    INFOGRÁFICO

    ampliar

     
    “Um dos pontos de preocupação apontados no novo ranking foi que as dez últimas cidades continuam sendo as mesmas já há três anos, o que reflete a dificuldade em se obter melhorias nestes municípios”, afirmou Édison Carlos, presidente do Instituto.
    O levantamento tem base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do ano 2009, recém divulgado pelo Ministério das Cidades. As informações são fornecidas espontaneamente pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Para fazer o ranking, o Instituto considera várias informações prestadas pelas empresas operadoras de saneamento nas cidades – no caso de Pernambuco, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) – tais como:

    .população total atendida com água tratada e com rede de esgoto;
    .tratamento do esgoto por água consumida;
    .índice total de perda de água tratada – calculado com base nos volumes totais de água produzida e de água faturada demonstrando a eficiência do operador;
    .tarifa média praticada e que corresponde à relação entre a receita operacional do prestador do serviço e o volume faturado de água e de esgoto na cidade;
    .além dos investimentos em relação à geração de caixa dos sistemas, compreendendo a arrecadação sem despesas operacionais.

    A pesquisa avaliou cidades com mais de 300 mil habitantes. Para cada indicador o estudo estabelece um ranking de evolução e a combinação destes dados classifica a cidade no ranking.

    Analisando alguns municípios que caíram no ranking nota-se o caso de Recife. A pesquisa mostra que Recife informou grandes investimentos em 2009, mas teve queda na tabela devido ao aumento na tarifa e por ter tido, naquele ano, geração de caixa negativo. Jaboatão está entre as 15 piores cidades que apresentaram atendimento inferior a 80% da população.

    O ranking mostra ainda que, no conjunto dos indicadores avaliados, estão entre as melhores cidades do País: Santos (SP), primeiro colocado, com operação estadual; Uberlândia (MG), em segundo, com operação municipal; Franca (SP), em terceiro, com operação estadual; Jundiaí (SP), em quarto, com operação municipal em parceria com o setor privado; Curitiba (PR), com operação estadual em quinto; Ribeirão Preto (SP), em sexto, com operação municipal em parceria com o setor privado; Maringá (PR), em sétimo, com operação estadual; Sorocaba (SP), em oitavo, com operação municipal; seguida de Niterói (RJ) em nono lugar e operação privada e Londrina (PR) em décimo e também com operação estadual na prestação dos serviços.

    http://brasil247.com/pt/247/pernambuco247/31481/RMR-tem-a-5%C2%AA-maior-concentra%C3%A7%C3%A3o-de-favelas.htm

    http://www.observatoriodorecife.org.br/?p=2706

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/geral/noticia/2011/09/28/recife-e-jaboatao-entre-as-piores-do-brasil-por-falta-de-saneamento-basico-17310.php

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/pe/chuvas+deixam+recife+embaixo+dagua+e+provocam+caos+na+cidade/n1300085525351.html

  13. KKKKKKKKKKKKKKKKK, EITA QUE EELS FICARAM REVOLTADOS, MAS ATE AGORA NINGUEM ME RESPONDEU O QUE EU PERGUNTEI, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, PQ SERA? ATE AGORA EU ESTOU QUERENDO SABER A RESPOSTA, KKKKKKKKKKKKKKK, POR FAVOR NAO FUJAM DAS PERGUNTAS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKK, FORTALEZA NAO E CONHECIDA POR TER RIOS QUE INUNDAM A CIDADE QUANDO CHOVEM AO CONTRARIO DE RECIFEDE, KKKKKKKKKKKKKKKK, O IMPRESSIONATE E VER QUE TEM GENTE QUE NAO ACREDITA NOS DADOS REAIS, GENTE O UNICO ORGAO PUBLICO DO BRASIL QUE FALA A VERDADE SOBRE O PIB E O IBGE, O ENGRAÇADO E QUE ACHAVAM QUE PERNAMBUCO IRIA ULTRAPASSAR OS 5% DE CRESCIMENTO EM 2011, KKKKKKKKKKKKKKKKKK, NINGUEM E PROFETA PARA ADIVINHAR O FUTURO AMIGOS, MENOS OK: VAMOS SER REALISTAS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, ELES FICARAM REVOLTADOS PQ VIRAM COMO VAI SER O METRO DE FORTALEZA, KKKKKKKKKKKKKKKKK, EU SEI GENTE E MUITA MODERNIDADE PARA VCS, AHHH E COMO VCS VIRAM PELO VIDEO TUDO JA ESTA QUASE PRONTO, ANO QUE VEM MESMO COMEÇA A CIRCUALR, OU SEJA, NAO E MAIS SONHO, KKKKKKKKKKKKKKKKKK, EM BREVE O METRO SE JUNTARA AO VLT QUE JA COMEÇARAM AS OBRAS EM FORTALEZA, AO ACQUARIO E AO CENTRO DE CONVENÇOES QUE EM JULHO DESSE ANO JA SERA INAUGURADO, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, EU SEI E DEMAIS PARA VCS……..

  14. Coitadar dessa Camila, ainda nao tomou o seu Remedio Controlado.
    Metro em Fortaleza = Cabeça de Bacalhau = Ninguem nunca viu.So em filme de youtube e no sonho.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ha 12 anos essa promessa.Ta mais facil descobrirem a cura da AIDS que o metro começar a funcionar.
    Camila, deveria ser mais ativa com os problemas da sua cidade que sao MUUUITOS.
    Que que saber um pouco de Fortaleza é só ver abaixo.
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/
    Ai parece mais com o dia a dia caotila da cidade.Saude precaria, mobilidade urbana, obras que nunca acabam,.
    Se chover em Fortaleza é um Deus nos socorra!Buraco a mil.
    Se colocar todos os post dessa realizade caotila de Fortaleza o site vai passar dos 10.000 comentarios.
    Coitada da Camila (fica na tua e enxerga o mundo):
    Vejam o que é a sofrida Fortaleza pelos olhos de quem mora lá.É triste mas é real:
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/
    Quanto é a passagem desse metro Camila, e a entrada do aquario, do centro de convençoes.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Tai a fortaleza bela (kkkkkkkkkkkkkkkkkk) :
    http://www.poramorafortaleza.com/infraestrutura-e-planejamento-urbano/
     

  15. meu povo só quero perguntar uma coisa pra quem acha q o ceará poderá passar pernambuco algum dia(hoje em dia o ceará tem idh e pib menor q o de  permanbuco) ou q a bahia será a maior economia do nordeste futuramente :
    QUAL É O ESTADO Q CRESCE MAIS NO BRASIL ?
    r: pernambuco
    o ceará nunca vai passar pernambuco  e a bahia já ta com dias contados pq lá pra 2030 pernambuco já vai ter o seu pib triplicado ( que hj é de 110 bilhoes de acordo com a estimatia para 2011 extraida da wikipédia                                                 link :http://pt.wikipedia.org/wiki/Pernambuco#Economia vai ser de 330 bilhoes tá) vai ultrapassar a bahia mt brevemente e proavelmente terá uma industrialização e economia parecida com a dos estados do centro-sul do páis .

    ISSO É FATO

  16. POLO AUTOMOTIVO EM EXPANSÃO:

    Autopeças
    Takata terá nova fábrica no Brasil
    Quarta planta da empresa no País será construída em Pernambuco 

    A convite da Fiat e em continuidade ao seu processo de expansão na América do Sul, a Takata anuncia que terá mais uma fábrica no Brasil, desta vez em Pernambuco, para a produção de sistemas de airbag, volantes e cintos de segurança. A planta atenderá inicialmente a nova fábrica da montadora, que está em fase de construção na cidade de Goiana. As empresas vão bater o martelo em reunião marcada para este mês, informou o vice-presidente da Takata América do Sul, Airton Evangelista, na quinta-feira, 3, durante a cerimônia de abertura oficial da planta de San Jose, região metropolitana de Montevidéu, no Uruguai.“Por meio de um contrato de parceria com a Fiat, tivemos prioridade na escolha da montadora para fornecer esses sistemas de segurança para seus novos projetos em Pernambuco.” O executivo não mencionou detalhes da nova planta, como valor do investimento ou capacidade produtiva, mas afirma que vai analisar qual a melhor localização nas redondezas de Goiana. Esta será a primeira unidade da Takata na região Nordeste e a quarta no Brasil: as demais estão localizadas em Jundiaí (SP), Piçarras (SC) e Mateus Leme (MG).Além da Fiat, a Takata fornece sistemas de segurança para as principais montadoras instaladas no Brasil, como Ford, General Motors, Honda, Toyota e Volkswagen. A intenção, conta Evangelista, é aumentar a capacidade produtiva para acompanhar o crescimento da demanda das montadoras, que será impulsionado pela lei sancionada em 2009, que exige o uso obrigatório do airbag frontal (para motorista e passageiro) em veículos comercializados no Brasil, mesmo os importados, com abrangência de forma gradativa: a partir deste ano a obrigatoriedade recai sobre 30% dos veículos, no ano que vem o índice sobe para 60% e em 2014 a lei exige que 100% dos modelos saiam da fábrica com o sistema instalado.Outros projetos também já fazem parte da carteira de pedidos da Takata: a empresa fornecerá airbags para 100% da produção do modelo Etios da Toyota, cuja fábrica está sendo erguida em Sorocaba (SP). O executivo também afirma que apesar da lei exigir apenas os airbags frontais para automóveis vendidos no Brasil, as fabricantes começam a expressar o interesse em aumentar a oferta do sistema em seus veículos para competir em igualdade com alguns importados, que chegam com airbags laterais e traseiros de série.

    http://www.automotivebusiness.com.br/noticia/13928/Takata%20ter%C3%A1%20nova%20f%C3%A1brica%20no%20Brasil

  17. Vocês já notaram a bandeira do Brasil e suas estrelas…?
    As estrelas do cruzeiro do sul na bandeira impresso representa os principais Estados do Brasil :São Paulo ,Minas Gerais ,Bahia ,Rio de Janeiro e Espirito Santo. Pra vocês verem que desde que o Brasil é Brasil a Bahia sempre teve seu lugar de destaque com honras no passado e glórias no futuro.

  18. E SO COMPARAR COMO FORTALEZA E MELHOR, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, E ATE HUMILHANTE COMPAREM O METRÔ DE RECIFE E O METRÔ DE FORTALEZA AI EM BAIXO NOS VIDEOS, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, CHEGA A SER HUMILHANTE PARA RECIFE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    [ORIGINAL] Metrô de Recife – “Quem não aguenta que corra!”
    http://www.youtube.com/watch?v=MNAhsoVypvY&feature=related

    Metrofor – LINHA SUL
    http://www.youtube.com/watch?v=zVtNHFY8Xyg&feature=player_embedded

  19. INFRAESTRUTURASANEAMENTO BASICOHOTEISPONTOS TURISTICOSEMPREGOS COM CARTEIRA ASSINADA ( QUE ELES TEIMAM EM DIZER QUE E MAL REMUNERADO)INVESTIMENTOS PUBLICOSMENOS FAVELASMENOS VIOLENCIAMAIOR INFLUENCIA NA REGIAOMAIOR CRESCIMENTO ENTRE AS METROPOLES NORDESTINASMAIS RICAMAIS CONHECIDA NO BRASIL E NO EXTERIORMAIOR POTENCIAL DE CONSUMO
    MELHOR FACULDADE PRIVADA DO NORTE E NORDESTE
    MELHOR METRÔ E MAIS MODERNO DO NORDESTE

    GENTE ENTAO ME RESPONDAM SE EU NAO FALO A VERDADE EM TUDO QUE EU CITEI AI EM CIMA, OU MELHOR ME  MOSTREM QUE O QUE EU FALEI E MENTIRA, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, VCS NAO AMOSTRAM PQ VCS SABEM QUE ESTAO ERRADOS, FORTALEZA NAO PRECISA COMER MUIITOO FEIJAO PRA CHEGAR A RECIFE, PQ ELA JA CHEGOU E JA ULTRAPASSOU A MUITOOO TEMPO, RECIFE TEM QUE TOMAR CUIDADO E COM SAO LUIS ISSO SIM, VCS NAO ACIETAM QUE OS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS PREFIRAM FORTALEZA NO LUGAR DE RECIFE, MAS FAZER O QUE SE FORTALEZA MUITOOO MAIS LINDA DO QUE A CAPITAL PERNAMBUCANA, VOLTO A DIZER ME MOSTREM QUE O QUE EU FALEI EM CIMA E MENTIRA, ME PROVEM QUE EU ESTOU ERRADA..

  20. Pernambuco vence etapa nacional da Imagine Cup

    BRASÍLIA – Com direito a bandeira de Pernambuco e chapéu de cangaceiro, a equipe Digital Mangue subiu ao lugar mais alto do pódio da categoria projeto de software da fase nacional da Imagine Cup. O resultado da décima edição da Copa do mundo da computação da Microsoft foi divulgado na noite desta quinta (3), em Brasília, com a presença das cinco equipes finalistas. A versão deste ano teve mais de 33 mil inscrições.

    O grupo é composto pelos estudantes de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli-UPE) Iury Luã de Melo Pereira e Paulo Rafael Feodrippe, de sistemas da informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco Edmiel Leandro Silva, além do mestrando em ciências da computação da Universidade Federal de Pernambuco Hugo Rodrigues.

    O especialista em infraestrutura Francinildo Kleyson foi o mentor da equipe, que desenvolveu o projeto First Care System, na área de saúde. Eles já se preparam para a final internacional em Sydney, na Austrália, em julho. “Vamos trabalhar para buscar o sonhado e inédito troféu internacional.”

    First Care System funciona como um sistema de monitoramento em tempo real, potencializando o trabalho das equipes médicas com ajuda de um dispositivo de baixo custo, o First care device. O aparelho, também criado pelos estudantes, captura e processa os sinais vitais em tempo real.

    O segundo lugar ficou com o grupo paulista Virtual Dreams. Os estudantes desenvolveram o software Eureka, que atua na área de educação, proporcionando aulas mais interativas. O terceiro premiado foi o time Wonders, também paulista.

    Outra equipe pernambucana ficou entre os cinco: a Politeam. O grupo da Poli-UPE desenvolveu o DocLoc, um sistema inteligente de gerenciamento para prevenção de doenças, controle de epidemias e otimização na utilização de recursos de saúde.

  21. JÁ VIROU ROTINA!

    TECNOLOGIA
    Pernambuco vence etapa nacional da Imagine Cup.

    Equipe Digital Mangue levou a copa do mundo da computação da Microsoft e vai para a final mundial em julho, na Austrália.

    BRASÍLIA – Com direito a bandeira de Pernambuco e chapéu de cangaceiro, a equipe Digital Mangue subiu ao lugar mais alto do pódio da categoria projeto de software da fase nacional da Imagine Cup. O resultado da décima edição da Copa do mundo da computação da Microsoft foi divulgado na noite desta quinta (3), em Brasília, com a presença das cinco equipes finalistas. A versão deste ano teve mais de 33 mil inscrições.
    O grupo é composto pelos estudantes de engenharia da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli-UPE) Iury Luã de Melo Pereira e Paulo Rafael Feodrippe, de sistemas da informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco Edmiel Leandro Silva, além do mestrando em ciências da computação da Universidade Federal de Pernambuco Hugo Rodrigues.
    O especialista em infraestrutura Francinildo Kleyson foi o mentor da equipe, que desenvolveu o projeto First Care System, na área de saúde. Eles já se preparam para a final internacional em Sydney, na Austrália, em julho. “Vamos trabalhar para buscar o sonhado e inédito troféu internacional.”
    First Care System funciona como um sistema de monitoramento em tempo real, potencializando o trabalho das equipes médicas com ajuda de um dispositivo de baixo custo, o First care device. O aparelho, também criado pelos estudantes, captura e processa os sinais vitais em tempo real.
    O segundo lugar ficou com o grupo paulista Virtual Dreams. Os estudantes desenvolveram o software Eureka, que atua na área de educação, proporcionando aulas mais interativas. O terceiro premiado foi o time Wonders, também paulista.
    Outra equipe de pernambucana ficou entre os cinco: a Politeam. O grupo da Poli-UPE desenvolveu o DocLoc, um sistema inteligente de gerenciamento para prevenção de doenças, controle de epidemias e otimização na utilização de recursos de saúde.

    http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/tecnologia/noticia/2012/05/03/pernambuco-vence-etapa-nacional-da-imagine-cup-41045.php

  22. Essa Camila é uma DELIRANTE.Sai do Jose Walter (se o problema é chifre!) e acorda desse teu sonho!
    Fortaleza é um grande : kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.Terra de gente engraçada mas coitada. tem que COMER MUUUUUUUUUUITO, MAS MUUUUUUUITOO para tentar chegar perto de Recife e Pernambuco.
    Tudo aqui chega atrasado e olhe que moro bem central, aqui na Aldeota.Se vc é turista, visite as praias e o beach park , pois sao as melhores coisas.A capital nao vale muito a pena.
    Camila Quantidade nao é nem nunca foi Qualidade!Senao a India é TOP mundial.kkkkkkkkk
    Fale as coisas boa de Fortaleza , mas nao tente comparar Recife – Fortaleza nao senao fica ridicula para Fortaleza!
    Um noticia boa daqui.Aqui possui excelentes colegios PRIVADOS(conheço varios) que nao devem nada em estrutura ao resto do Brasil.Possuem um ensino de qualidade que aprovam bastante em vestibulares de 1 categoria como o ITA e IME.
    Conheços varios Estados e sei que a educação PRIVADA aqui é de primeira qualidade , mas outras coisas de Fortaleza e no Ceara como infraestrutura, desenvolvimento, mobilidade urbana, saude é UMA PIADA. tem que melhorar muito pra chegar a nota 6.
     
     
     

  23. 5149:

    NAO ADIANTA TENTAREM SUJAR A IMAGEM DE FORTALEZA.

    vai ser dificil parar de rir!!!!!!!!! QUAQUAQUAQUAQUA!QUAQUAQUA!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*